Programação

  • Tópico 1

    • Considerando os objetivos da disciplina, expostos na aulas presenciais, tendo como base os teóricos como Bauman, Castells, Harari e outros. E tendo em vista o atual momento pelo qual perpassa a humanidade. O filme, baseado na obra homônima de José Saramago, trará reflexões sobre:

      - a dignidade humana e a vida em sociedade no século XXI;

      - a ciência em prol do bem estar da humanidade;

      - a solidariedade e a vida em comum em situações de risco para a humanidade;

      - A vida como bem absoluto e como valor infinito.

      - A ciência e a tecnologia podem salvaguardar a vida humana.

      Após  assistir ao filme, elaborar um texto, fazendo uma análise crítica, de forma livre, com base no que estamos atravessando, em razão do Covid 19.

      Texto em Word, times new roman 12, espaçamento 1,5.(mínimo 1 lauda, máximo 5 laudas)

    • Considerando os objetivos da disciplina, expostos na aulas presenciais, tendo como base os teóricos como Bauman, Castells, Harari e outros. E tendo em vista o atual momento pelo qual perpassa a humanidade. O filme, baseado na obra homônima de José Saramago, trará reflexões sobre:

      - a dignidade humana e a vida em sociedade no século XXI;

      - a ciência em prol do bem estar da humanidade;

      - a solidariedade e a vida em comum em situações de risco para a humanidade;

      - A vida como bem absoluto e como valor infinito.

      - A ciência e a tecnologia podem salvaguardar a vida humana.

      Após  assistir ao filme, elaborar um texto, fazendo uma análise crítica, de forma livre, com base no que estamos atravessando, em razão do Covid 19.

      Texto em Word, times new roman 12, espaçamento 1,5.(mínimo 1 lauda, máximo 5 laudas)

    • Considerando os objetivos da disciplina, expostos na aulas presenciais, tendo como base os teóricos como Bauman, Castells, Harari e outros. E tendo em vista o atual momento pelo qual perpassa a humanidade. O filme, baseado na obra homônima de José Saramago, trará reflexões sobre:

      - a dignidade humana e a vida em sociedade no século XXI;

      - a ciência em prol do bem estar da humanidade;

      - a solidariedade e a vida em comum em situações de risco para a humanidade;

      - A vida como bem absoluto e como valor infinito.

      - A ciência e a tecnologia podem salvaguardar a vida humana.

      Após  assistir ao filme, elaborar um texto, fazendo uma análise crítica, de forma livre, com base no que estamos atravessando, em razão do Covid 19.

      Texto em Word, times new roman 12, espaçamento 1,5.(mínimo 1 lauda, máximo 5 laudas)

    • Considerando os objetivos da disciplina, expostos na aulas presenciais, tendo como base os teóricos como Bauman, Castells, Harari e outros. E tendo em vista o atual momento pelo qual perpassa a humanidade. O filme, baseado na obra homônima de José Saramago, trará reflexões sobre:

      - a dignidade humana e a vida em sociedade no século XXI;

      - a ciência em prol do bem estar da humanidade;

      - a solidariedade e a vida em comum em situações de risco para a humanidade;

      - A vida como bem absoluto e como valor infinito.

      - A ciência e a tecnologia podem salvaguardar a vida humana.

      Após  assistir ao filme, elaborar um texto, fazendo uma análise crítica, de forma livre, com base no que estamos atravessando, em razão do Covid 19.

      Texto em Word, times new roman 12, espaçamento 1,5.(mínimo 1 lauda, máximo 5 laudas)

  • Pensar a Sociedade no estado Atual - A partir dos estudos de Bauman

    Conforme apresentado em aula, Zygmunt Bauman trata de decodificar a sociedade em que vivemos. Denominando como Modernidade Líquida, ele traduz os aspectos que retratam as formas de ser e estar na sociedade globalizada.

    Assim, após assistirem Bauman no link abaixo, disserte sobre o seguinte tema:

    A sociedade em situação de Pandemia: que é líquido, pode tornar-se sólido novamente?

    Será inserido link, a seguir:




  • O caminho para o Futuro da Humanidade - Edgar Morin


  • Sociedade - Humanidade: Viver acelerado e o Isolamento Social

    Yuval Harari, autor de “Sapiens” e “Homo Deus” esteve no Brasil .

    Nos últimos anos, o pensador da atualidade, filósofo e historiador israelense Yuval Harari se tornou um dos maiores vendedores de livros no Brasil. Seus livros – Sapiens (L&PM) e 21 lições para o século 21 (Companhia das Letras) – são figurinhas fáceis na lista de mais vendidos do PublishNews e por dois anos seguidos, ele ganhou o Prêmio PublishNews de livro mais vendido na categoria Não Ficção. 

    Nossa aula hoje, visa refletir sobre o estado atual da humanidade, diante das perspectivas apresentadas por Harari. Assistam, nos links abaixo, o que pensa este importante pensador do século XXI e depois, realize a atividade que será solicitada.

    abraço a todos.

    Daisy



    • Prezados alunos e alunas da EEL USP,

      Esta atividade tem por fim analisar de forma crítica a realidade que estamos vivenciando e pensar no modo de vida humano antes e pós-pandemia.

      Considerando o papel da Ciência (Humanas, Exatas e Biológica), a importância da Tecnologia, pode-se afirmar que de fato, haverá um "novo normal" da humanidade, que vinha num processo de excesso e aceleração?

      A dissertação deve ter no mínimo 1 lauda e no máximo 3 laudas, com análise crítica e fundamentos nos autores que indiquei.



  • Avaliação 1- Prova

    • Prezadxs alunxs EEL USP,

      Conforme externado em nosso encontro por videoconferência, a A1 é a avaliação escrita que valerá de 0,0 (zero) a 7,0(sete). Trata-se de avaliação escrita individual que contará com questões a serem respondidas com base nas aulas e material adicionado à plataforma.

      Considerando o fato de que alguns estão com problemas para digitar respostas, esta prova pode  ser respondida de forma manuscrita (com caneta) e sua foto inserida e enviada no e-disciplina (se ocorrer problema no envio, enviar para meu email pessoal: daisyrafa1@hotmail.com.

      A prova inicia-se as 21:00h do dia 03 de junho e poderá ser enviada até as 17:00h do dia 04 de junho.

      Seguem as questões abaixo:

      Atenção, no documento/folha de resposta, iniciar com

      EEL USP – Número USP

      Data:

      Nome completo:

      Disciplina:

      Respostas

       Questões:

      1-     Considerando a matéria intitulada “Pandemia nos ensina que sem ciência não há futuro”,(disponível no link abaixo) , afirma que “(...)Como sempre, o obscurantismo não ataca apenas retoricamente as universidades e a produção científica, mas influi diretamente no corte de verbas e no esvaziamento dos institutos de pesquisa. Da mesma forma, minimiza os impactos climáticos e desdenha dos alertas da comunidade científica, tratando as evidências como opiniões a serem rebatidas sem dados ou referências”.

      Por que apenas agora, em uma situação tão grave, alguns “descobriram” a importância da ciência? E o que justifica a permanência de muitos, no negacionismo científico? Fundamente. (valor da questão:2,0)

       https://jornal.usp.br/artigos/pandemia-nos-ensina-que-sem-ciencia-nao-ha-futuro/

      2-     Há aproximações entre as ideias de Bauman e Harari? Apresente e justifique sua resposta.(valor da questão:2,5)

      3-     Das ideias de Edgar Morin, apresente dois pontos que considera mais importante para a reflexão neste momento pandêmico. Justifique sua resposta. (valor da questão:2,5)


  • Função Social do (a) Engenheiro(a)

  • Tópico 7

  • Tópico 8

  • Tópico 9

  • Tópico 10