Apresentar os conceitos fundamentais do comportamento mecânico de materiais metálicos sujeitos a carregamentos cíclicos. Desenvolver os métodos analíticos de projeto e previsão de vida em fadiga. Discutir os avanços recentes nesta área do conhecimento propiciados pelos aperfeiçoamentos dos métodos de ensaio, análise de dados e modelagem, bem como pelas tecnologias de processamento de materiais.
Capacitar os alunos para a leitura e interpretação de sistemas binários e ternários bem como para a previsão de microestruturas de ligas nestes sistemas
Fornecer aos alunos de pós graduação fundamentos sobre as técnicas de eletroquímica.
Tornar o estudante capacitado a interpretar conjuntos de resultados obtidos a partir das principais técnicas de caracterização de polímeros usadas na atualidade. Apresentar algumas dessas técnicas na prática e contextualizá-las em relação à sua aplicação cotidiana e na pesquisa contemporânea.
Apresentar os conceitos necessários para a compreensão da estrutura cristalina de materiais, assim como a conceituação e a aplicação da técnica de difratometria de raios X na análise da estrutura cristalina de materiais.