Programação
-
-
As notas foram validadas no JupiterWeb
-
Espaço para discussões de alunos e professores.
-
Esta lista contém os Grupos de Extensão da POLI segundo informação fornecida pelos alunos de PSI 2617 - Turma 2015.
As informações dos GE a serem obtidas são: Nome, logo, sede (se houver), local de reunião, endereços (Facebook, e-mail, tweeter, etc..), responsável, breve descrição das atividades, modo de ingresso (seletiva, entrevista, ...), data de seleção de novos integrantes, reuniões periódicas, outras informações.
-
Esta disciplina tratará de seguintes tópicos: Aspectos históricos e evolução tecnológica; Conceituação; Manual de Oslo. Processo de concepção de um novo produto. Como se preparar para inovar: Dom ou treinamento? Detalhamento de um projeto inovativo. Etapas da materialização de um produto. Projeto e fabricação de protótipos. Elaboração do Plano de Negócios. Levantamento de custos e orçamentos. Inovação e empreendedorismo nem sempre estão juntos. Propriedade Intelectual. Panorama das Patentes no Brasil e no mundo. O que deve conter numa patente. Construção de um produto a partir da descrição de uma patente. Quando se deve patentear. Patentear antes de produzir? Estímulos governamentais à inovação na empresa privada. Como abrir uma empresa no Brasil. Caminhos e dificuldades. Como obter financiamento para iniciar, produzir e comercializar. Agências de fomento. Quando produzir e quando licenciar: quem produz? Como vender um novo produto? O marketing. Assistência Técnica e pós-venda.
-
Neste espaço você deverá enviar todos os trabalhos solicitados em aula.
-
Relacionada ao projeto de Close Innovation. Consiste no envio do Título do Projeto, rápida descrição do produto a ser desenvolvido e Público para o qual o produto é destinado. Atividade realiza em Grupo. Devido ao tipo de atividade, não permite que seja entregue fora do período de entrega.
-
Na tarefa T2 cada aluno individualmente deverá fazer uma pesquisa sobre um Case de inovação, destacando e comentando o processo de criação e o caminho percorrido até o lançamento do produto, método ou marketing.
-
Nesta tarefa cada Grupo deverá fazer proposta de aplicativo sobre a Escola Politécnica. O Aplicativo será feito no modelo de Open Innovation. No dia 01/10 cada Grupo fará uma apresentação sobre a sua proposta durante 5 minutos. Todos os grupos darão notas sobre as propostas. Os 3 projetos mais votados continuarão para a próxima etapa. Pela peculiaridade da tarefa, não é possível entregar este exercício após o dia 01/10.
-
Atividade a ser realizada por Grupo. Fazer um detalhamento do Público Alvo do projeto que está sendo feito no modelo Close Innovation.
-
Trabalho 5 (T5) de PSI 2617 – Ranking de empresas inovadoras relacionadas ao seu curso. A ser enviado por e-mail (fernando.epusp@gmail.com) ou enviado pelo STOA até o dia 21/10 à meia-noite. Apresentar um ranking de empresas inovativas na área do seu curso na POLI, obtida em qualquer revista, site ou entidade, no Brasil ou no exterior, em qualquer ano. Entre as empresas presentes neste ranking, escolha 5 delas e explique porque tais empresas foram consideradas inovadoras. Ou seja, qual foi o produto, processo, marketing ou tipo de negócio que possibilitaram que elas fossem consideradas empresas inovadoras.
-
A Tarefa 6 consiste em acessar um banco de patentes (INPI, USPTO, etc..), escolher uma patente e apresentar o produto que ela patenteou. A apresentação pode/deve conter figuras e ilustrações e uma descrição do produto. Faça também uma estimativa do tipo de público alvo (e do seu tamanho) para o qual esta patente se destina. Acrescente ao STOA a patente que você utilizou para fazer a Tarefa.
-
Na aula de 12/11 foi definido que cada Grupo deveria obter informações sobre atividades acadêmicas e associativas na POLI. Os Grupos 2,4 e 8 deveriam providenciar um lay-out relacionadas às suas propostas do aplicativo. O Grupo 1 deveriam obter informações sobre o CAEP, CEE, CEC e AAAP. O Grupo 3 deveria obter informações sobre o Gremio, CAM, CMR., AEQ e CEN. O Grupo 5 deveria obter um Mapa que pudesse ser colocado no Aplicativo. O Grupo 6 se ocuparia em obter o Guia da Poli. O Grupo 7 deveria obter informações sobre Iniciação Científica e o Grupo 9 sobre Estágios.
-
Cada Grupo deverá apresentar a Reivindicação de uma patente relacionada ao seu Projeto de Close Innovation. Explicar caso o projeto não envolva uma nova patente. A reivindicação é o centro/resumo do que se deseja patentear. Pode ser apenas uma parte ou detalhe do Projeto.
-
Trabalho individual. Em 03/12 será conferido se todos os alunos incluíram as suas respectivas disciplinas no Aplicativo. Caso a sua turma (professor e sala) já foi incluída por outro colega não é necessário duplicar a informação. Apenas confira se todas as disciplinas foram incluídas.
-
-
-
Manual sobre Inovação elaborado pela Comunidade Européia.
-
Espaço para a troca de experiências, dúvidas e manifestações.
-
A Criatividade é um dom ou pode ser desenvolvida?
-
Nesta pasta você encontra textos importantes para a compreensão e aprendizado desta aula.
-
Nesta pasta você encontra textos adicionais para aqueles que desejam mais informação sobre o assunto da aula.
-
-
-
Neste arquivo você encontra as instruções para baixar a primeira parte do APPoli. Trata-se dos registros das salas de aula.
Após a instalação, você poderá acrescentar as informações sobre as disciplinas que você está cursando neste semestre.
-
Aula ministrada no dia 08/10 pelo Prof. Leopoldo Yoshioka
-
-
- Peers Inc
- Fontes de Financiamentos: Público, Privado e Crowdfunding
-
-
Nesta seção você encontra anúncios de Concursos relacionados à Inovação e Empreendedorismo
-
Neste tópico você encontra textos selecionados, reportagens, livros e artigos interessantes sobre Inovação e temas relacionados.
-
Neste tópico serão colocadas notícias relacionadas à Inovação que você deveria dar uma olhada. São informações veiculadas nos jornais, sites, blogs, cartazes, etc... sobre Inovação. É muita coisa acontecendo com pessoas, que como você, querem criar um futuro melhor.