Engenharia Naval e Oceânica
Os objetivos da disciplina são:

1 - Que o aluno atinja um entendimento sobre o uso do mar sob os seguintes aspectos:
- Políticos;
- Ambientais;
- Legais e
- Práticos.

2 - Estimular a compreensão da importância da área marítima para o Brasil.
3 - Desenvolver a habilidade de navegar;
4 - Desenvolver a habilidade de manobrar embarcações;
5 - Associar esses conhecimentos com o projeto de um navio visando:
- Aspectos construtivos;
- Requisitos de projeto;
- Segurança de material;
- Salvaguarda da vida humana no mar; e
- Preservação do meio ambiente.

The goals of this discipline are:
1 - That the students understand what the sea usage is, concerning the following aspects:
- Political;
- Environmental;
- Legal and
- Practical.

2 - To estimulate the compreension of the importance of seaside to the country.
3 - To develop the hability to navigate.
4 - To develop the hability to manouver small ships;
5 - To associate this knowledge with a ship design concernig:
- Construtive issues;
- Project Requirements;
- Material safety;
- Safety of Life at sea; and
- Prevention of Sea Pollution.
Estudar o comportamento no mar de sistemas navais e oceânicos.Capacitar o aluno a analisar problemas desta natureza através de técnicas analíticas, numéricas e/ou experimentais apropriadas. Goals: To study the behavior of vessels and ocean systems in waves.To enable the student to analyze problems of this kind through appropriate analytic, numerical and experimental tools.

Os objetivos da disciplina são: 1) que o aluno chegue a um entendimento do que seja a Engenharia, no que se refere a: - identificar necessidades/demandas que impliquem em ações da Engenharia; - enunciar problemas; - formar alternativas de solução; - escolher uma solução; 2) que o aluno desenvolva certas habilidades e atitudes, como: - trabalhar em equipe; - planejar, programar e controlar; - comunicar-se escrita e oralmente; - criar alternativas e critérios para decisão; - preocupar-se com aspectos econômicos, sociais, ambientais e relativos a segurança; - efetuar julgamento e assumir postura acadêmica ética.

Conceituar logística e transporte, apresentando casos práticos e técnicos para a análise e o dimensionamento de sistemas logísticos.
Apresentar os conceitos básicos e estudos de caso quanto aos espaços náuticos de interesse para a navegação dos navios em águas rasas e restritas de Portos e Aquavias.
Apresentar conceitos mais avançados sobre o comportamento das estruturas, complementando os conceitos vistos na disciplina Mecânica dos Sólidos I.

1- Introdução às técnicas de simulação: • conceitos e terminologia básica; • as vantagens e desvantagens das técnicas de simulação; • a análise estatística da simulação ( o método de Monte Carlo, a geração de números aleatórios, a aderência de distribuições, etc.); • tipos de Simulações e Softwares de Simulação • distribuições de Probabilidade, Inversa e Geração de Números Aleatórios; • metodologias de Simulação Discreta; • verificação e Validação de Modelos; • dimensionamento de Experimentações (Replicações) • análise e Avaliação das Respostas da Simulação; • simulação e Otimização. • aplicações em: Manufatura, Automotiva; Saúde; Militar e Scheduling. 2- O processo de simulação • a definição do problema; • o projeto do sistema a ser simulado; • a definição do sistema e a formulação do modelo; • a especificação das condições de contorno; • os dados de entrada; • a escolha de uma linguagem de simulação para a tradução do modelo; • a formulação do experimento de simulação • a experimentação, verificação e validação do modelo simulado; • a análise das saídas da simulação; • a documentação e a implementação dos resultados. 3 - A modelagem de sistemas de transporte • caracterização dos principais aspectos operacionais e econômicos dos sistemas de transporte rodoviário, ferroviário, aquaviário e dos terminais intermodais; • principais medidas de interesse para a análise e dimensionamento de sistemas de transporte; • modelagem de sistemas de transporte: - terminais intermodais, com ou sem capacidade de armazenamento; - operação cíclica de frotas cativas; - modelagem de pedágios, canais e eclusas; - desmembramento de veículos (comboios de vagões e chatas) junto aos terminais; - operações de transbordo entre veículos. 4 - Introdução a Simulação de Sistemas utilizando o "Software” SIMUL8 • o ambiente SIMUL8; • a linguagem SIMULN; • a programação de modelos de sistemas de transporte; • estudos de casos.

Apresentar os conceitos introdutórios da mecânica dos sólidos e das estruturas, com ênfase em estruturas de barras, propiciando a base necessária para cursos complementares no assunto, bem como para atividades de projeto e análise de sistemas estruturais reticulados e seus componentes.
Apresentar as técnicas de simulação e teoria de filas aplicadas a sistemas logísticos complexos, propiciando aos alunos um ferramental poderoso para análise e dimensionamento.
Apresentar os principais conceitos de termodinâmica e transmissão de calor.· Capacitar o aluno a analisar e equacionar problemas de engenharia envolvendo ciclos térmicos e/ou transferência de calor. · Proporcionar ao aluno a oportunidade de realizar experimentos e comparar resultados teóricos com resultados experimentais. · Incentivar práticas de auto-aprendizado, estudos dirigidos, grupos de discussão e investigações experimentais