Engenharia Química
Apresentar conceitos básicos da análise de um processo químico, desde a análise dos fenômenos envolvidos, desenvolvimento de um modelo matemático simples, até a verificação de sua aplicabilidade. Analisar as fontes de modelos matemáticos para aplicação em balanços materiais e energéticos. Utilizar e analisar o uso de equações empíricas. Apresentar a análise de graus de liberdade em processos químicos.
ATENÇÃO: Esta disciplina não será oferecida em 2015. Alunos da EC2 que ainda precisem cursá-la devem, em vez disso, cursar a disciplina PQI-3120 e depois solicitar equivalência. 


Objetivos: que os alunos tenham compreensão, em nível microscópico, da composição química e como as unidades constituintes de materiais para Engenharia estão arranjadas e interagem entre si, determinando o elenco de propriedades que se manifestam macroscopicamente; que fixem conceitos sobre comportamento químico de materiais, ou seja, as reações de degradação dos materiais metálicos (eletroquímica e corrosão); que conheçam e compreendam os mecanismos de atuação e os principais usos de substâncias que atuam como tensoativos; que tomem contato com a questão do uso de combustíveis; que sejam introduzidos nos principais aspectos relativos à química ambiental e desenvolvam consciência crítica sobre a importância da gestão ambiental no exercício da Engenharia

Apresentar os problemas e conceituação relacionados ao tratamento de resíduos sólidos, seu gerenciamento, as principais tecnologias disponíveis e estudos de casos.