Programação
-
PSI 2613 - Projeto de Módulos e Circuitos Híbridos (2/2015)
Prof. Dr. Antonio Carlos Seabra
2o. Semestre de 2015
Esta disciplina oferece uma visão ampla e prática das técnicas, problemas correlatos e aplicações da montagem de componentes e sistemas eletrônicos embarcados. Apresenta também a tecnologia de circuitos híbridos e novos métodos de encapsulamento. Com isso o aluno terá uma visão geral dos aspectos relacionados ao projeto de módulos eletrônicos e PCBs de alto desempenho, enfatizando aspectos relacionados ao planejamento de sistemas eletrônicos (prototipagem virtual) e ao processo de produção.
-
-
Na primeira aula vamos discutir o calendário E as aulas subsequentes. Portanto, não faltem!!!!
-
-
-
Nesta aula abordaremos como se fabrica um CI, em especial seu encapsulamento. Vamos também estudar como se pode conectar internamente o chip de silício ao encapsulamento através de fios muito finos. Com isso entenderemos os princípios de fabricação de CIs PTH e SMD e como especificar esses encapsulamentos no Eagle.
Esta parte da aula cairá no testinho da Aula 03 (próxima aula).
-
Nesta parte da aula falaremos sobre a evolução nos encapsulamentos e como isso afeta o custo dos CIs. Mostraremos que com isso podemos aumentar o numero de entrada/saída (E/S - I/O) dos CIs mas trazemos complicações adicionais para o projeto de circuitos. Discutiremos também os processos de fabricação de encapsulamentos plásticos e cerâmicos.
Esta parte da aula também cairá no testinho da Aula 03 (próxima aula).
-
-
Apenas esta parte da aula cairá no testinho da Aula 05 (próxima aula). É imprescindível vocês assistirem esta aula digital até o final.
-
-
Apenas as partes 01 e 02 desta aula cairão no testinho da Aula 07 (próxima aula). É imprescindível vocês assistirem estas duas aulas digitais até o final.
-
Apenas as partes 01 e 02 desta aula cairão no testinho da Aula 07 (próxima aula). É imprescindível vocês assistirem estas duas aulas digitais até o final.
-
Esta parte não cairá no testinho referente à aula 07, mas cairá no testinho referente à aula 09. No que se refere à aula 07, esta parte é muito importante para entender as etapas que executaremos em sala de aula
-
-
-
Até as 13:30 horas de 19/10/2015.
Colocar o seu nome COMPLETO como nome do arquivo.
-
-
Este fórum está sendo aberto no dia 09/11/15 (quinta) e receberá contribuições até a segunda seguinte (16/11/15) quando será fechado às 18hs.
ATENÇÃO: Na segunda 16/11, das 14hs às 15hs, eu farei um fechamento do fórum que vai exigir de vocês uma contribuição final (entre 15 e 18hs) sobre o tema. Assim, embora não tenhamos aula presencial nesse dia, reservem o horário da aula para ficarem atentos à atividade, ok?
Qqer dúvida meu e-mail é acseabra@lsi.usp.br
Prof Seabra
-
Quando desenvolvemos um produto é importante registrarmos a propriedade intelectual das inovações envolvidas através de patenteamento.
Neste fórum vamos analisar um produto comercial (cabeça de impressão jato de tinta) e como algumas das inovações envolvidas neste produto foram protegidas pelo fabricante através de patentes.
Analisando as 5 patentes envolvidas na proteção da propriedade intelectual desse produto. Para iniciarmos as discussões, você considera que as ideias envolvidas nos patenteamentos são ideias muito complexas? Na sua opinião, qual a patente mais importante daquelas mencionadas?
-
Em fevereiro de 2015, o IEEE lançou um novo procedimento para patenteamento dentro dessa organização, que dentre outros, estabeleceu os padrões WiFI e Ethernet. É interessante entender qual a lógica por trás do processo de patenteamento e o qual foi o sentido de se publicar um novo procedimento.
-
A Google está comprando patentes diretamente dos inventores para não ficar refém dos Trolls.
-
-
Este fórum está sendo aberto no dia 24/11/15 (terça) e receberá contribuições até a segunda seguinte (30/11/15) quando será fechado às 18hs.
Assistam primeiro à Aula Digital e os dois vídeos que seguem antes de iniciar a discussão no fórum, Garanto que será muito mais eficiente, vocês perderão muito menos tempo.
ATENÇÃO: Na segunda 30/11, das 14hs às 15hs, eu farei um fechamento do fórum que vai exigir de vocês uma contribuição final (entre 15 e 18hs) sobre o tema. Assim, reservem o horário da aula para ficarem atentos à atividade, ok?
Qqer dúvida meu e-mail é acseabra@lsi.usp.br
Prof Seabra
-
Nós sabemos que hoje o lixo eletrônico é um problema. Apenas como exemplo a indústria eletrônica estima o tempo de vida de um celular como sendo de 18 meses. O que fazer com os milhões de celulares descartados todos os anos? O que fazer com as baterias velhas? Na sua casa, de quanto em quanto tempo vocês trocam, e jogam no lixo, computadores, impressoras e outras conveniências? O que fazer com tudo isso?
Adicionalmente, no próprio processo de fabricação dos produtos eletrônicos se utilizam materiais nocivos à saúde e ao meio ambiente.
Como futuras engenheiras e futuros engenheiros vocês devem estar conscientes desse desafio quando se envolverem com o projeto, fabricação e o comércio de produtos tecnológicos.
No início desse século o problema se tornou patente e organismos internacionais criaram regras de conduta para tratarem do lixo eletrônico e da correta fabricação desses produtos. Merecem destaque as regulamentações WEEE e RoHS, além das discussões nos Estados Unidos e e nos países asiáticos.
O assunto em debate é:
Considerando as regulamentações e as propostas existentes, quais seriam os pontos principais de uma Política a ser adotada pelo Brasil ? (exemplo: educar os profissionais do setor, criar um órgão de fiscalização, etc). Justifique suas argumentações.
-
O Ministério do Meio Ambiente esclarece (http://www.mma.gov.br/cidades-sustentaveis/residuos-solidos/politica-nacional-de-residuos-solidos/contextos-e-principais-aspectos) e concentra as medidas federais referentes à política brasileira de resíduos sólidos. O decreto encontrase no link do título.
-
Até 20/10 às 13hs.
-
Postar até quinta, 10/12/2015, 13 horas, o relatório da visita.
Recomendo um relatório de no máximo 1 página frente e verso (formato PDF, escaneado ou similar) falando sobre os tópicos abordados e suas considerações sobre cada um deles. Na medida do possível, procurem expressar opiniões, como se estivessem emitindo um parecer técnico sobre as etapas envolvidas.
-