Programação

  • PSI 2591 - PROJETO DE FORMATURA I (2/2015)

    Prof. Dr. Antonio Carlos Seabra

    Prof. Dr. Marcelo Knörich Zuffo

    2o. Semestre de 2015



  • Aula 01: 07 de Agosto

  • Aula 02: 14 de Agosto

    O que é um Projeto de Engenharia? Como é um processo de projeto típico?

    Em que sentido ele é um projeto de pesquisa?

    Nesta aula discutiremos o ciclo de projeto e as diferenças entre a metodologia científica e a metodologia de projetos.


  • Aula 03: 21 de Agosto

    Tema: Tipos de projetos de Engenharia. Critérios de seleção de projetos e identificação de necessidades.



    • Nesta atividade cada grupo deve fazer um primeiro detalhamento ESCRITO, que deve estar pronto para ser discutido na aula 4, contendo:

      1) Identificação do Problema

      2) Identificação das Necessidades do Cliente

      3) Declaração de Necessidades do Cliente

      4) Declaração dos Objetivos do Projeto

      5) Pesquisa de levantamento da Situação (opcional)

      Para isso utilize o arquivo acima que contém um guia de elaboração desses itens. Espera-se que isso gere um documento de aproximadamente 2 páginas contendo os itens 1 a 4 acima. Neste momento a Identificação das necessidades envolve apenas os passos 1 e 2 contidos no guia. Na aula discutiremos com cada grupo o seu documento. Estima-se que vocês levem, em grupo, de 1 a 2 horas para elaborar o documento.

  • Aula 04: 28 de Agosto

    Tema: Avaliações c/ datas (entregáveis) em Projeto de Formatura 1. Requisitos de Engenharia


  • Aula 05: 04 de setembro


    Tema da Aula: "Geração do Conceito". Cap. 4


    • Esta ficha de avaliação será utilizada pelos professores da disciplina para analisar o 1o relatório entregue. Ela contem os itens a serem avaliados e o peso de cada um.

    • Este relatório mostra um exemplo de como detalhar o projeto. Note que a parte referente à avaliação 1 (item 1, pag 5 a pag 10) toma cerca de 5 páginas. Coloque uma página de rosto e um ínidice similar ao apresentado, os outros itens iniciais (resumo, tabela de figuras, etc,) por enquanto não são necessários.


    • Nesta aula digital mostramos como construir uma árvore de objetivos a partir das necessidades do cliente e como atribuir pesos ponderados para cada uma das necessidades de marketing. Entes exemplo utiliza-se a metodologia AHP empregando compração par a par e médias geométricas, sendo que os pesos vão de 1-2-3-4-5 (diferentemente do exemplo da aula 4 onde os pesos são 1-3-5-7-9). Os resultados são semelhantes em ambos os casos.

    • Neste texto o pessoal da Wistia, que eu acho muito criativos, mostram que uma companhia que enfatiza a criatividade e a autonomia como a deles pode cair em algumas armadilhas. Uma delas é o Forrest Gumping.

      Descubra algumas dicas de como equilibrar a criatividade e as restrições de um projeto (tempo, custos, etc.

    • A IDEO é uma das empresas de design mais inovadoras do mundo. Aqui eles aceitam o desafio de criar um carrinho de compras em 5 dias. Eles mostram qual a metodologia de trabalho em equipe que utilizam e porque isso a IDEO um exemplo a ser seguido.

    • Livro sobre design thinkingNeste livro Tim Brown introduz a ideia de Design Thinking, um processo colaborativo utilizado pela IDEO para resolver problemas de maneira inovadora e criativa. O livro custa cerca de R$68,00 no site da Saraiva, da Cultura ou da Martins Fontes.

      Acho uma excelente leitura para quem está começando a carreira.

  • Aula 06: 25 de setembro

    ENTREGA DA 1A AVALIAÇÃO: PRODUTO A1.a. (Proposta de projeto) contendo:

    - Declaração das Necessidades do Usuário
    - Declaração dos Objetivos do Projeto
    - Pesquisa de Levantamento da Situação (Visão Geral, Tecnologias Relevantes, Árvores de Objetivos)

    O Documento deve ter aproximadamente 5 páginas para esses itens (não considerar nessas páginas a folha de rosto, índice, etc.)

    Tema da Aula : Gerenciamento de Projetos

    Práticas de gerenciamento de projetos foram desenvolvidas pela comundade de engenharia para lidar com a complexidade crescente dos projetos de engenharia. Os três objetivos mais importantes do gerenciamento de projetos são realizá-lo no tempo previsto, com os recursos alocados e atendendo aos requisitos do usuário. Esta aula foca as principais metodologias de planejamento voltadas à alocação de recursos e realização no tempo previsto.

  • Aula 07: 02 de outubro

    Tema: Estruturação de Documentos

  • Aula 08: 09 de outubro

    Tema: Decomposição Funcional de Sistemas Eletrônicos
    Avaliação Intermediária para a próxima aula em 30/10/2015. 


    • Esta ficha de avaliação será utilizada pelos professores da disciplina para analisar o 2o relatório entregue. Ela contem os itens a serem avaliados e o peso de cada um. Notem que vocês devem incluir o relatório anterior (melhorado caso tenhamos feito observações) como parte inicial deste relatório.

      Notem também que esta avaliação contém mais itens que a anterior, e certamente levará mais tempo para ser feita. Como a ideia é vocês irem construindo o relatório ao longo do projeto (que em verdade vai até novembro) estamos enfatizando os itens que vocês devem prestar mais atenção agora para o projeto não dar errado.

      Assim, deem mais atenção agora à Especificação de Requisitos de Engenharia e à Geração de Conceitos (opções), mas vocês já devem fazer um esboço da Decomposição Funcional e do Gerenciamento do Projeto. Este último para vocês já avaliarem se não estão propondo algo impraticável no tempo e condições disponíveis.

      A Avaliação A2 (ou relatório 2) deverá ser entregue na secretaria do PSI até o dia 24/05.

  • Aula 09: 16 de outubro

    Tema: Modelos Comportamentais

    Muitas vezes a decomposição funcional precisa de uma linguagem mais apropriada para apresentar o conceito (solução) escolhido. Um caso marcante é quando parte da solução será implementada em software. Nesse caso os especialistas lançam mão de modelos comportamentais para projetar o software adequadamente. Dado seu grande poder, modelos comportamentais são cada vez mais utilizados em outros projetos de engenharia, não apenas de software. Veremos alguns tipos de modelos comportamentais, em especial o modelo UML que hoje é muito utilizado mesmo no projeto de circuitos integrados.

  • Aula 10: 30 de outubro (adiada para 13 de novembro) - Entrega Apresentação A2

    Vocês devem entregar a apresentação A2 nesta aula em papel, contendo os itens mencionados na ficha de avaliação intermediária (produto 2a). O documento deve ser entregue com antecedencia ao orientador/supervisor para receber o "de acordo", ser datado e assinado por ele.

    Essa documentação deve conter os itens que estamos abordando:

    - Necessidades do Cliente / Requisitos de Marketing

    - Objetivos a serem alcançados

    - Pesquisa de Levantamento da Situação

    - Requisitos de Engenharia

    - Opções (conceitos) e escolha da alternativa mais adequada

    - Decomposição funcional (ao menos até nível 1) incluindo modelos comportamentais se for o caso


    • Esta ficha de avaliação será utilizada pelos professores da disciplina para analisar o 2o relatório entregue. Ela contem os itens a serem avaliados e o peso de cada um. Notem que vocês devem incluir o relatório anterior (melhorado caso tenhamos feito observações) como parte inicial deste relatório.

      Notem também que esta avaliação contém mais itens que a anterior, e certamente levará mais tempo para ser feita. Como a ideia é vocês irem construindo o relatório ao longo do projeto (que em verdade vai até novembro) estamos enfatizando os itens que vocês devem prestar mais atenção agora para o projeto não dar errado.

      Assim, deem mais atenção agora à Especificação de Requisitos de Engenharia e à Geração de Conceitos (opções), mas vocês já devem fazer um esboço da Decomposição Funcional e do Gerenciamento do Projeto. Este último para vocês já avaliarem se não estão propondo algo impraticável no tempo e condições disponíveis.

      A Avaliação A2 (ou relatório 2) deverá ser entregue na secretaria do PSI ou na aula até o dia 13/11/2015.

    • Postar até quinta 12/11/2015, meia-noite, a apresentação a ser feita na sexta 13/11 em formato ppt ou pdf.

      Atenção: se não fizerem a entrega no prazo haverá diminuição de 1 ponto na nota de apresentação!

      Dicas:

      Lembrem-se que a apresentação é de 5 minutos (em geral um slide de rosto com o nome do projeto e 5 ou 6 slides sobre o projeto) e que o professor fará mais 5 minutos de argumentação, visando colaborar no andamento de seu projeto.

      Treinem antes com o seu orientador para caber em 5 minutos!

      A apresentação deve conter os itens que estamos abordando:

      - Necessidades do Cliente / Requisitos de Marketing

      - Objetivos a serem alcançados

      - Pesquisa de Levantamento da Situação

      - Requisitos de Engenharia

      - Opções (conceitos) e escolha da alternativa mais adequada

      - Decomposição funcional (ao menos até nível 1) incluindo modelos comportamentais se for o caso


  • Documentos Úteis

  • 26 de junho - Entregas A3 (Apresentação, Pôster e Relatório)

    Vocês devem entregar a apresentação A3 (PowerPoint ou PDF) aqui no site até meia-noite de terça-feira, 08-12-2015. O grupo que não entregar no prazo não poderá fazer a apresentação.

         - Dicas: Lembrem-se que a apresentação é de 10 minutos nesta fase (em geral um slide de rosto com o nome

          do projeto e 8 a 10 slides sobre o projeto) e que o professor e o orientador farão mais 10 minutos de

          argumentação, visando colaborar no andamento de seu projeto.

          - Treinem antes com o seu orientador para caber em 10 minutos!

    Voces devem entregar o poster (PDF) aqui no site até meia-noite de quinta-feira, 10-12-2015.

    Voces devem entregar o relatório IMPRESSO na secretaria do PSI com o Sr Nelson Bernardo até 15hs de sexta-feira 11-12-2015.

    A apresentação será na quarta-feira, 09-12-2015, à partir das 14hs, na sala de aula (GD-03).