Programação
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Disciplina: FLS 5275 - Gênero e Antropologia
Professora responsável: Heloisa Buarque de AlmeidaCréditos: 8 - Duração: 12 semanas
1º semestre de 2015
Justificativa:
Gênero tornou-se uma categoria e uma reflexão teórica muito relevante nas ciências humanas nas últimas três décadas. Sua produção teórica específica tem tido um desenvolvimento e uma produção crescente desde a década de 1970, em diálogo com as teorias sociais, com reflexões acerca das formas de poder e de desigualdade que são social e culturalmente produzidas. Os debates sobre gênero dialogam intensamente com as revisões acerca dos conceitos de sociedade, natureza, cultura, poder, violência, e com as questões de direitos humanos.
Objetivos:
Neste semestre, a disciplina inicia-se como de costume, explorando o conceito de gênero, com algumas reflexões sobre a teoria contemporânea e a questão das intersecções. A seguir, se desdobra enfocando discussões sobre sexualidade e violência. A disciplina mantém o núcleo central no conceito de gênero e seus desdobramentos. Pretende-se assim explorar as contribuições desnaturalizantes da teoria de gênero, suas correlações com sexualidade e a reflexão sobre interseccionalidade, por um lado, mas desta vez supõe-se que os alun@s não são apenas iniciantes no debate sobre gênero, e já conheçam parte desta bibliografia. O programa terá mais espaço para os desdobramentos da temática, focando a questão da violência.
NOTA: é fundamental que os alunos leiam textos em língua inglesa.
Cronograma
1ª aula – 19/08 – Apresentação da disciplina, d@s alun@s matriculados, e introdução à discussão de gênero com a retomada de autores clássicos da antropologia
Bibliografia suposta, que os alunos devem conhecer (quem não leu, deve ler):
LÉVI-STRAUSS, Claude: "A família", in: SHAPIRO, Harry: Homem, cultura e sociedade, Ed. Fundo de Cultura, 1956 (há uma versão do mesmo texto em O olhar distanciado - capítulo 3; ou Estruturas Elementares do parentesco, capítulos 1 a 5, principalmente os dois capítulos iniciais).
MAUSS, Marcel: “As Técnicas do Corpo” in: Sociologia e Antropologia, São Paulo, Cosac e Naify, 2003 (na edição mais antiga: “As Técnicas Corporais”).
MEAD, Margaret: Sexo e Temperamento, São Paulo, Ed. Perspectiva, 1999. Introdução, “A padronização do temperamento sexual”, “O inadaptado”, Conclusão.SCOTT, Joan: “Gender: a useful category of historical analysis” in: Gender and the politics of history, New York, Columbia Univ. Press (ou na tradução: “Gênero: uma categoria útil de análise histórica”, Educação e Realidade, Porto Alegre, 16 (2), jul-dez 1990, pp. 5-22)
RUBIN, Gayle: “El Tráfico de Mujeres: notas sobre la “economia política” del sexo”, Nueva Antropología, Vol. VIII, n. 30, México, 1986 (original em inglês, há tradução para o português não publicada)
FRANCHETO, Bruna et al. (1981), "Antropologia e Feminismo", Perspectivas Antropológicas da Mulher Rio de Janeiro, Zahar, vol.1, n,1, 1981.
2ª aula –– 26/08 - Sobre o conceito de gênero e sexo contemporaneamente
Bibliografia obrigatória:
LAQUEUR, Thomas: Inventando o sexo: corpo e gênero dos gregos a Freud, Rio de Janeiro, Relume-Dumará, 2001 (capítulos 1 e 6??)
FAUSTO-STERLING, A. Dualismos em duelo. Cadernos Pagu, Campinas, n. 17/18, pp. 09-79, 2002. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/cpa/n17-18/n17a02.pdf
HARAWAY, Donna: “‘Gênero’ para um dicionário marxista: a política sexual de uma palavra”, cadernos pagu, 22, 2004 (disponível no scielo)
3ª aula – 02/09 - A influência foucaultiana na teoria do gênero, sexualidade e disciplina
Bibliografia obrigatória:
FOUCAULT, Michel: História da Sexualidade – A vontade de saber, Vol. 1, Rio de Janeiro, Graal, 1977
4ª aula – 16/09 - Quando o sexo é gênero – o corpo como questão
Bibliografia obrigatória:
BUTLER, Judith: Problemas de Gênero. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira. 2003 – Capítulo 1, parte 4 do Capítulo 3 (Inscrições corporais), e Conclusão (“Bodily Inscriptions, Performative Subversion”.)
BUTLER, Judith: Bodies that Matter. New York, Routledge, 1993 (Introdução)
5ª aula – 23/09 - Gênero , sexualidade e outras diferenças
STOLCKE, Verena: “Is sex to gender as race to ethnicity?” in Teresa DEL VALLE: Gendered Anthropology, London, Routledge. (traduzido e um pouco diferente porque escrito antes em português: “Sexo está para gênero assim como raça para etnicidade?”, Estudos Afro-Asiáticos, n. 20, 1991)
BRAH, Avtar: “Diferença, diversidade, diferenciação”, cadernos pagu, 26, 2006, pp. 329-376 (disponível no scielo)
McCLINTOCK, Anne. Couro Imperial: raça, gênero e sexualidade no embate colonial. Campinas: Editora da Unicamp, 2010. (Introdução e capítulos 2 e 3 – este é o que está traduzido nos cadernos pagu)6ª aula – 30/09
Gow, Peter e Harvey, Penelope: Introduction; MOORE, Henrietta “The problem of explaining violence in the Social Sciences”; DAY, Sophie: “What counts as rape” In: Gow, Peter e Harvey, Penelope (eds.) Sex and Violence – Issues in Representation and Experience. (New York: Routledge, 1994).
Debert, Guita e Gregoria, M.Filomena: “Violência e Gênero: Novas propostas, velhos dilemas”, in RBCS, vol.23, n. 66, 2008 (scielo)
7ª aula – 07/10
RUBIN, Gayle: "Thinking Sex: Notes for a Radical Theory of the Politics of Sexuality, in: Carole Vance (ed.): Pleasure and Danger, Routledge & Kegan, Paul, 1984.
VANCE, Carole. A Antropologia redescobre a sexualidade: um comentário teórico. Physis-Revista de Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v.5, n.1, 1995.
VANCE, Carole. Pleasure and Danger: Towards a Politics of Sexuality, in: Pleasure and Danger: Exploring Female Sexuality, London, Routledge, 1984
GREGORI, M. F. Limites da sexualidade: violência, gênero e erotismo. Revista de Antropologia, São Paulo, v. 51, n. 2, 2008 . Disponível em http://www.revistasusp.sibi.usp.br/pdf/ra/v51n2/a07v51n2.pdf
8ª aula – 14/10
Das, Veena: Critical Events: An Anthropological Perspective on Contemporary India. New Delhi: Oxford University Press, 1995
9ª aula – 21/10
Das, Veena. Life and Words: Violence and the descent into the ordinary. Berkeley: University of California Press, 2007.
28/10 – feriado func publico/ ANPOCS
10ª aula – 4/11
FASSIN, Didier e Rechtman, Richard: The Empire of Trauma: An Inquiry into the Condition of Victimhood
Princeton, 2009, Part One: “The reversing of the truth” e Conclusion: “The Moral Economy of Trauma”FASSIN, Didier: Beyond good and evil? : Questioning the anthropological discomfort with morals Didier Fassin, Anthropological Theory 2008 vol. 8 (4) pp 333-344
11ª aula - 11/11
Judith Butler “La vida psíquica del poder. Teorias de La sujeción. Introducción” In: Feminaria (Buenos Aires: n. 22/23, 1999)
Judith Butler “Violence, Mourning, Politics”. In: Precarious Life – The Powers of Mourning and Violence (New York: Verso, 2004)
Judith Butler “Introduction: Precarious Life, Grievable Life”. In: Frames of War – When Is Life Grievable (New York: Verso, 2009). (capítulo 1)
12a aula – 18/11
???
Haraway: Manifesto Cyborg, Saberes situados
Preciado
Strathern: Gênero da Dádiva: caps 1 a 5, e 11
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SEMINÁRIOS
Aula 2.
- LAQUER: (1) Julia Amaro, (2) Francine, (3) Lia Novaes, (4) Talita Saes, (5) Celina.
- FAUSTO-STERLING: (1) Gabriela Justino, (2) Daniela Alvares.
Aula 3. FOUCAULT
- (1) Claudio Neto, (2) Natalia Lobato, (3) Sarah Vieira, (4) Maria Silvia Nascimento, (5) Suelen Dantas, (6) Silvia Dantas, (7) Gabriela Moncau.
Aula 4. BUTLER
- (1) Aquinoan, (2) Natalia Sato, (3) Rafael Sachs, (4) Renata do Vale Elias, (5) Larissa Fernandes, (6) Lucia Amorosa.
Aula 5.
McCLINTOCK: Renata Macedo, Thais mendes, Vitor Vasconcelos.
STOLCKE: (1) Dania, (2) Janaina, (3) Lucca, (4) Isabela Bonaventura, (5) Silvio Mateus, (6) Karin.
BRAH: (1) Ariane, (2) Aline Ruiz.
Aula 6.
RUBIN. (1) Regina Stela Vieira
VANCE. Pleasure and Danger: (1) Maia Aguilera
VANCE. A antropologia redescobre a sexualidade: (1) Janderson.
GREGORI: (1) Raquel Di Giuseppe, (2) Andressa Fernandes, (3) Beatriz Pollo, (4) Maria Marta.
Aula 7.
BUTLER. La vida psíquica del poder: (1) Ana Galvão, (2) Mauricio.
BUTLER. Violence, Mouring, Politics: NINGUÉM
BUTLER. Frames of war: NINGUÉM
Aula 8.
GOW e HARVEY: (1) Penélope.
DAY. What counts as rape: (1) Renata Cortez, FALTA UMA PESSOA.
Aula 9.
VEENA DAS: (1) Bruna Prado.
Aula 11 (?).
PRECIADO: (1) Gean, (2) Maíra Macedo.
HARAWAY: (1) Bruna de Carvalho.
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