- Docente: Rose Satiko Gitirana Hikiji
- Docente: Heloisa Buarque de Almeida
- Docente: Rose Satiko Gitirana Hikiji
abordadas, os quais serão objeto dos trabalhos de avaliação.
- Docente: Marina Vanzolini Figueiredo
O objetivo desse curso é oferecer aos alunos uma introdução a alguns dos conceitos e temas chaves da antropologia. O curso está estruturado a partir de uma lógica contrastiva que articulará a importância da relação entre o "familiar” e o "exótico” na construção do conhecimento antropológico. Discutiremos alguns dos conceitos e temas fundamentais da Antropologia como o evolucionismo, o conceito de cultura, etnocentrismo, trabalho de campo e formas de classificação, reciprocidade e dádiva, entre outros. Em aulas selecionadas, o foco incidirá ainda sobre a maneira como diferentes grupos sócio-culturais tematizaram sobre o corpo. A premissa básica que orientará as discussões em sala de aula se refere ao caráter eminentemente social dos "usos do corpo”. Nesse sentido, focalizaremos os significados sociais de algumas das suas principais funções biológicas, como, por exemplo, saúde, morte, doença, alimentação, entre outros. Espera-se assim possibilitar aos ingressantes no curso de Ciências Sociais uma formação básica e introdutória em Antropologia Social, estabelecendo perspectivas para o aprofundamento de instrumentos conceituais, teóricos e metodológicos pertinentes à reflexão antropológica.
Métodos didáticos, critérios de avaliação e de recuperação
Participação
A participação de cada estudante em sala de aula será de fundamental importância para o sucesso do curso. Espera-se que os estudantes leiam os textos do programa e dêem a si mesmos tempo para refletir antes de cada aula. Espera-se que os estudantes tragam os textos para sala de aula e os utilizem para responder ou formular questões.
¨Haverá duas provas escritas, individuais e sem consulta (P1 e P2), acompanhadas de uma avaliação contínua do desempenho dos alunos nas atividades propostas em sala de aula (P3). Nesta parte da avaliação (P3) os alunos deverão realizar um conjunto de atividades distribuídas ao longo do curso (como resumos dos filmes, produção de roteiros de leitura dos textos, participação em debates, produção textual em sala de aula e/ou a realização de observações etnográficas em espaços previamente indicados).
¨Serão solicitadas resenhas em algumas em aulas alternadas e previamente indicadas. O material será discutido na 2ª. Parte da aula. Quando for solicitado as resenhas deverão ter no máximo1 página e ser entregues até 1 dia antes da aula (aos domingos ou segunda-feira de acordo com a turma em que o aluno estiver matriculado). As notas de leitura deverão conter: 1. Exposição da principal linha de argumento do autor; 2. Exposição dos demais argumentos, buscando identificar seus encadeamentos; 3. Identificar as ideias e outros autores com ou contra os quais o autor resenhado dialoga, se contrapõe ou se alinha.
A média fina será composta da seguinte maneira:
¨P1 (nota) + P2 (nota) + P3 (nota) =
3
¨A Recuperação (para quem ficar com média final entre 3,0 e 4,9) constará de uma prova escrita seguida de prova oral com a professora e os monitores, referente a toda a matéria, em data a ser agendada.
¨Freqüência mínima = 75% do total das aulas.
- Docente: Laura Moutinho
- Docente: Jose Guilherme Cantor Magnani
A pesquisa e a reflexão contemporâneas sobre sexualidade nas ciências sociais têm insistido num conjunto instigante e fértil de proposições teóricas e programáticas. O ponto de partida é a conceituação da sexualidade como produto histórico, imbricado a instituições de reprodução social, estratificação, hierarquias de prestígio, estratégias de regulação e de mudança social. Uma marca comum desses estudos tem sido o esforço de articular questões convencionalmente tidas como afeitas à esfera da subjetividade a uma compreensão renovada de processos sociais e políticos mais amplos, propiciando assim um diálogo intenso e profícuo com a revisão de conceitos como pessoa, sujeito, cultura poder, estratificação social, movimento social e política. Esta disciplina procura oferecer uma introdução geral aos desenvolvimentos dessas ideias e sua repercussão, com especial ênfase na ampla temática da diversidade sexual e de gênero, em relação a outros marcadores de diferença, chamando a atenção para as lógicas culturais envolvidas em processos de formação de identidades, subjetividades e constituição de novos sujeitos de direitos.
- Docente: Julio Assis Simoes