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O objetivo do curso é introduzir uma discussão acerca das formas de organização social dos povos indígenas das terras baixas sul-americanas, apresentando também um panorama inicial de algumas de suas variantes principais nessa macro região. Tomando como ponto de partida uma discussão sobre a noção de sociedade desenvolvida na etnologia da Nova Guiné, faremos em seguida um sobrevôo na literatura amazonista voltada a duas questões que, de forma diferente mas complementar, incidem sobre o problema da conceitualização da vida social dos povos da terras baixas: parentesco e política. A primeira parte do curso, portanto, será centrada em algumas discussões sobre parentesco desenvolvidas na etnologia americanista partir da década de 1970, momento em que esse campo de estudos busca afirmar a originalidade de suas formulações teóricas em relação à uma antropologia fundada na etnografia africanista. Assumindo o risco de proceder a uma apresentação demasiado superficial dessa densa discussão, privilegiaremos a leitura de material sobre áreas etnográficas distintas, visando explicitar como as diversas formas de vida social suscitaram elaborações teóricas significativas. Na segunda parte do curso passaremos às discussões sobre política ameríndia, através da contribuição original de Pierre Clastres à questão com a elaboração da noção de sociedade contra o Estado. A abordagem dos textos de Clastres será complementada pela leitura de trabalhos que exploram e extrapolam as ideias do autor, especificamente na obra de Deleuze e Guattari e desdobramentos, na etnologia americanista, das discussões sobre formação de grupos em torno de figuras de liderança. O curso se encerra com a leitura de textos recentes sobre ambas a problemáticas
abordadas, os quais serão objeto dos trabalhos de avaliação.
abordadas, os quais serão objeto dos trabalhos de avaliação.
- Docente: Marina Vanzolini Figueiredo
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