Programação

  • Informações Gerais - Resolução de Problemas

    Sobre os princípios básicos

    1. Trata-se de uma disciplina que tem como objetivo proporcionar à/ao estudante a capacidade de desenvolver novas formas de aprendizado pautadas pelo desenvolvimento da autonomia, do trabalho coletivo, do respeito à diversidade e da interdisciplinaridade, através da utilização dos métodos de problematização e/ou o aprendizado baseado em problemas. Dito de outra forma, a RPI permite que a/o estudante possa experimentar uma nova forma de “aprender a aprender”.
    2. A disciplina permite oferecer uma oportunidade de iniciação à prática de pesquisas científicas, sob uma perspectiva interdisciplinar.
    3. Neste processo, a/o estudante tem papel ativo na definição dos temas, dos procedimentos, na elaboração de hipóteses e na produção de resultados que lhes permitam responder, ainda que parcialmente, às questões elaboradas coletivamente.
    4. O trabalho se dá em grupos menores e de forma coletiva com o resto da  turma. Por esta razão, a disciplina se organiza prevendo uma apresentação parcial dos resultados obtidos ao final de um bimestre e de uma apresentação final ao final do semestre, bem como um relatório parcial em grupo e um relatório final.

    Tema Geral dos trabalhos

    O Tema Geral dos trabalhos se refere aquele assunto amplo o suficiente para dar cobertura a todos os problemas tratados na turma ou nos grupos, conforme decisão da turma. Os temas sugeridos em reunião realizada em 19 de fevereiro de 2020 foram:

    • OS 17 OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DA ONU[1]:
    • TECNOLOGIA E SOCIEDADE
    • 15 ANOS DE EACH
    • ARTE E CULTURA

    Nos primeiros encontros, a classe tem inteira liberdade para escolher seu(s) tema(s) a partir desta lista.

    Número de grupos/docente

    • Cada docente deverá tutorar ⅓ ou ¼ da turma, conforme o número de tutoras/es, dividido em 2 ou 3 grupos, cada um com 4 a 8 estudantes.
    • A divisão dos grupos será definida pelas/os docentes da turma que deverão incentivar que haja integrantes de todos os cursos no mesmo grupo.
    • As/os estudantes ingressantes em chamadas posteriores, poderão se integrar aos grupos já formados ou formar novos grupos, a critério das/os docentes.

    Cronograma e apresentações

    A disciplina RP1 deverá acontecer obrigatoriamente até o final do período letivo, sendo que três desses encontros, no mínimo, serão com toda a turma. Entende-se por encontro o conjunto de atividades programadas com 4h de duração, que incluem planejamento, visitas à biblioteca, conversas, debates, saídas de campo, análises de dados, avaliações, apresentações etc., que deverão contar com a supervisão da/o tutora/tutor.

    As apresentações, além de enriquecer o trabalho das/os estudantes e tutoras/es, têm duas finalidades: desenvolvimento de habilidades de comunicação, socialização do trabalho e avaliação das/os tutoras/es. Portanto, todos os grupos deverão apresentar seus respectivos trabalhos e a presença das/os tutoras/es e de todas/os integrantes dos grupos é obrigatória em ambas as apresentações. Toda ausência deverá ser devidamente justificada.

    Formas de Avaliação

    A avaliação da disciplina tem um caráter essencialmente processual, donde o percurso tem tanta importância quanto os produtos elaborados pelos grupos ao final de cada etapa. Os componentes desta avaliação e sua justificativa pedagógica são os seguintes:

    • Avaliação individual da/o tutora/or: como responsável pedagógico pela turma, tem uma visão geral do coletivo e específica de cada estudante.
    • Avaliação do grupo a cada estudante: cada integrante do grupo avalia cada um dos seus colegas. A visão do outro em relação ao trabalho desenvolve a capacidade de aprender a fazer e aceitar as críticas ao trabalho próprio.
    • Auto-avaliação: é uma ferramenta muito importante para assumir responsabilidade pelas ações e compromissos de mudança.
    • Avaliação do relatório e da apresentação: representam os produtos do trabalho, que deverão explorar a dedicação ao trabalho, a explanação dos métodos, resultados e interpretações sobre os problemas estudados.

    A Nota Final (NF) de cada estudante corresponde à somatória da Nota da Avaliação Parcial (N1) e Nota da Avaliação Final (N2), como segue:

    N1 – 30% (avaliação parcial)

    N2 – 70% (avaliação final)

    NF= N1+N2

    Cada uma das notas pode ser calculada de acordo com a estratégia proposta pela CoC-CB, contemplando os pesos definidos para cada um destes componentes:

    NIT (Nota Individual da/o Tutora/tor) – Peso 10

    NTR (Nota Tutora/tor Relatório) – Peso 5

    NIA (Nota Individual à/ao Estudante) – Peso 1

    NGA (Nota do Grupo à/ao Estudante) – Peso 1

    MNP (Média das Notas das/os Tutoras/es à Apresentação)  –  Peso 3

    TOTAL DOS PESOS = 20


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