Programação

  • Método científico: características

    Para começar, assista à primeira vídeo-aula sobre o tema: "Fazer ciência: por onde começar?"

                                           Clique aqui para assistir a vídeo-aula 


    Após assistir à primeira vídeo-aula, leia o capítulo 2 do livro:

    Shaughnessy, J. J., Zechmeister, E. B., & Zechmeister, J. S. (2012). Metodologia de pesquisa em Psicologia. Porto Alegre: AMG Editora.

    Em seguida, assista às duas partes da vídeo-aula: "O método científico"

                             Clique aqui para assistir à primeira parte da segunda vídeo-aula do módulo 

                             Clique aqui para assistir à segunda parte da segunda vídeo-aula do módulo  

    As tarefas finais do módulo serão responder aos dois questionários disponíveis e participar do fórum, que será aberto entre os dias 30/03/2020 e 03/04/2020. Nesse fórum os alunos devem colocar, em forma de perguntas, as suas dúvidas sobre os dois capítulos lidos. Essas perguntas serão respondidas pela professora no próprio fórum. Sugestões são bem vindas!

                              

  • Métodos Observacionais

    Esse módulo é composto por 5 videoaulas com a Profa. Andréia sobre os seguintes textos:

    Shaughnessy, J. J., Zechmeister, E. B., & Zechmeister, J. S. (2012). Metodologia de pesquisa em Psicologia. Porto Alegre: AMG Editora. Capítulo 4

    Danna, M.F., & Matos, M.A. (2006). Aprendendo a observar. São Paulo: Edicon. Capítulos 6 e 11.

    Além dessas aulas, há um vídeo da monitora da disciplina, a doutoranda Claudia Bettio, que nos contará sobre a sua própria pesquisa observacional realizada no mestrado.

    Uma última videoaula trará explicações sobre como realizara análise de um artigo científico. Como exercício, cada aluno deverá fazer a análise de um artigo selecionado pela professora, seguindo o roteiro que já foi disponibilizado no portal.

    Finalmente, os alunos farão um exercício de observação a partir de um vídeo, cujo link será disponibilizado. Vamos começar?


    Leia o capítulo 4 de Shaughnessy et al. (2012). Em seguida, comece a assistir as videoaulas.

    Para assistir a primeira aula sobre métodos observacionais, clique aqui

    Para assistir a segunda aula sobre métodos observacionais, clique aqui


    Para as aulas seguintes leia, também, os capítulos 6 e 11 do livro "Aprendendo a observar", de Danna e Matos (2006) 

    Para assistir a terceira aula (Parte 1) sobre métodos observacionais, clique aqui

    Para assistir a segunda parte da terceira aula sobre métodos observacionais, clique aqui

    Para assistir a quarta e última aula desse módulo, clique aqui


    Uma boa ilustração de uma pesquisa observacional será apresentada pela aluna de doutorado Claudia D. Bettio. No próximo vídeo ela descreve a pesquisa observacional que realizou durante o mestrado sobre o ensino de repertórios verbais para crianças da Educação Infantil. Clique aqui para assistir o vídeo. 


    É importante realizar uma análise crítica dos artigos de pesquisa que lemos. A seguir, iremos discutir um roteiro descritivo de análise de artigos de pesquisa empírica. Para isso, leia o seguinte artigo (clique aqui para acessar o artigo):

    Pessôa, L. F., & Moura, M. L. S. D. (2011). Fala materna dirigida à criança em cenários comunicativos específicos: Um estudo longitudinal. Psicologia: Teoria e Pesquisa27(4), 439-447.

    Depois de ler o artigo, assista a aula em que o roteiro de análise é aplicado a essa pesquisa (clique aqui para assistir a aula).

    Depois de assistir a aula, faça você mesma(o) uma análise do seguinte artigo de pesquisa (clique aqui para ter acesso ao artigo):

    Levandowski, D. C., & Piccinini, C. A. (2002). A interação pai-bebê entre pais adolescentes e adultos. Psicologia: Reflexão e Crítica15(2), 413-424.


    Como última atividade deste módulo, os alunos deverão fazer um registro categorizado a partir de um vídeo curto ( para acessar o vídeo). Essa atividade deve ser feita em dupla. Após assistir o vídeo, a dupla deve escolher e definir duas categorias de comportamento, conforme discutido na segunda parte da 3ª aula sobre abordagem observacional (tipos de registro de comportamento). Essa definição deverá ser feita em conjunto pelos dois alunos e deve ser clara, precisa, objetiva e descrever claramente a unidade de análise da categoria comportamental. Em seguida, separadamente, cada aluno fará um registro de frequência dessas duas categorias a partir do vídeo (para isso você precisará de uma folha de registro). Ao final desse registro, cada membro da dupla terá uma frequência de cada categoria comportamental. De posse desses dados, a dupla deverá fazer o cálculo de fidedignidade dos resultados de cada categoria. O mais importante aqui não é que o índice seja alto, e sim que os alunos consigam perceber o que pode ter dado certo ou errado no registro de cada categoria. A dupla deverá enviar como material para minha apreciação (em um arquivo único): a) a definição das duas categorias comportamentais; b) a folha de registro de cada categoria, de cada membro da dupla; c) o cálculo de fidedignidade. Esse material pode ser enviado por e-mail ou postado aqui no Moodle, caso você tenha acesso a um processador de texto do tipo word. Caso não tenha, faça o trabalho por escrito, tire foto e mande por e-mail (mas, é preciso que eu consiga ler...). O prazo final de envio é dia 20 de maio de 2020. 

    Para ajudar, estamos disponibilizando dois textos complementares para ajudar na elaboração do trabalho. esses textos podem ser baixados no portal da disciplina.

    Fagundes, A. J. F. M. (2017). Descrição, definição e registro com comportamento. Capítulos 1 e 3.


    Todos os trabalhos sobre observação já foram corrigidos e enviados para as duplas. Assista aqui um vídeo com um feedback geral sobre os trabalhos.

  • Métodos experimentais

    Nesse módulo discutiremos as características das métodos experimentais e quase experimentais. Todos devem ler os seguintes textos:

    Shaughnessy, et al. (2012). Metodologia de pesquisa em Psicologia – Capítulo 6

    Cozby, P. (2003). Métodos de pesquisa em ciências do comportamento. São Paulo: Atlas – Capítulo 11.


    Clique aqui para assistir à primeira aula do módulo.

    Clique aqui para assistir à segunda aula do módulo.

    Clique aqui para assistir à terceira aula do módulo.


    Para a próxima aula o texto específico a ser lido é o Capítulo 11 do livro Métodos de pesquisa em ciências do comportamento.

    Clique aqui para assistir à quarta aula do módulo.


    Para aqueles que têm curiosidades sobre como são produzidas as pesquisas sobre medicamentos (assunto pertinente a esse módulo): o artigo "Como e por que testamos medicamentos", do jornalista Carlos Orsi trata de maneira clara e simples sobre os motivos pelos quais a ciência é imprescindível nesse assunto. Clique aqui para acessar o artigo, que foi publicado em 2020 na revista "Questão de Ciência".


    Para encerrarmos o módulo, faça a análise de um artigo de pesquisa experimental conforme o roteiro explicado no módulo anterior. Você pode fazer a análise de um artigo sobre o efeito de um tratamento para usuários de crack (somente em inglês - clique aqui para ter acesso ao link) ou a análise de um artigo que relata os efeitos de uma intervenção intensiva sobre crianças com autismo (esse em português - clique aqui para ter acesso ao link do artigo).

  • Métodos indiretos

    Nesse módulo estudaremos os métodos para se realizar pesquisas sobre construtos aos quais os pesquisadores só têm acesso via relato verbal dos participantes: as pesquisas que envolvem o uso de entrevistas e de questionários. O texto base para esse módulo é:

    Shaughnessy, et al. (2012). Metodologia de Pesquisa em Psicologia – Cap. 5

    Leia o texto e, na sequência, assista às aulas:

    Clique aqui para acessar a primeira aula do módulo.

    Clique aqui para acessar a segunda aula do módulo.

    Clique aqui para acessar a terceira aula do módulo.

    Clique aqui para acessar a quarta aula do módulo.

    Clique aqui para acessar a quinta aula do módulo.

  • Práticas baseadas em evidência em Psicologia

    O objetivo desse módulo é discutir o que seriam práticas baseadas em evidência em Psicologia. Inicialmente, vocês devem ler o seguinte texto, que está disponível no portal (ou na própria web):

    Leonardi, J. L., & Meyer, S. B. (2015). Prática baseada em evidências em Psicologia e a história da busca pelas provas empíricas da eficácia das psicoterapias. Psicologia: Ciência e Profissão, 35(4), 1139-1156.


    Nesse texto os autores descrevem a história pela busca de evidências de eficácia nas psicoterapias, o que o ajudará a compreender porque isso vem sendo discutido. Nas vídeo-aulas, porém, o conteúdo específico desse texto não será tratado, apesar de fazermos referência a alguns conceitos importantes discutidos pelos autores (por isso, é fundamental que você o leia ANTES de assistir às aulas). Ao longo das aulas, discutiremos a importância (ou não) de se buscar essas evidências, quais seriam os fatores responsáveis pela eficácia das práticas psicológicas, as dificuldades de se fazer pesquisa nessa área e qual seria a atual definição de práticas baseadas em evidência.


    Clique aqui para assistir à primeira aula do módulo.

    Clique aqui para assistir à segunda e última aula do módulo.

    • Pessoal, o tema desse módulo é polêmico e gera muitas discussões. Deixe aqui a sua pergunta ou comentário. Poderemos aprofundar sua questão nos nossos encontros online.

  • Fechamento da disciplina

    Caros alunos,

    Nos dias 06/07, 08/07, 13/07 e 15/07 teremos aulas síncronas para discutir os módulos da disciplina. A cada dia faremos dois horários de discussão: das 9:00 às 10:00 hs e das 10:00 às 11:00 hs. Há dois horários para que metade da turma possa estar em cada um deles, de tal forma que tenhamos menos gente na sala em cada horário e que a discussão seja mais produtiva. A participação requer que todos já tenham lido os textos indicados na disciplina e que tenham assistido as vídeo-aulas. Peço que todos estejam com as câmeras abertas, porque eu não darei uma aula; o objetivo é que todos discutam as questões pertinentes aos módulos e que possamos fazer um bom fechamento da disciplina.

    A cada dia, discutiremos um módulo. Abaixo, as questões que irão direcionar a discussão (para além das dúvidas que vocês possam ter e que podem ser resolvidas nessas aulas):

    Dia 06/07/2020 - Módulo Abordagens Observacionais

    - O que a observação do mundo à nossa volta e das pessoas pode nos ensinar sobre o comportamento humano? De que forma vocês entendem que a observação, como método de pesquisa, pode nos ajudar a entender cientificamente o comportamento humano?

    - Em observação, é muito fácil ficarmos presos às “aparências”. Qual o problema que isso pode causar e como podemos contornar isso?

    - Observação naturalística ou com intervenção: quais as vantagens e desvantagens de cada método?

    - Comentários sobre a experiência de fazer o registro do comportamento a partir do vídeo do YouTube.

    - Limites desse método.

     

    Dia 08/07 – Módulo Abordagens Experimentais

    - Considerando tudo o que estudamos sobre metodologias experimentais, qual o sentido da discussão que assistimos hoje sobre se esse ou aquele remédio funciona para a Covid 19?

    - Quando pensamos em encontrar evidências de eficácia para a Psicoterapia, por exemplo, pensamos no método experimental. Por que? Quais as possibilidades e limites dessa metodologia para identificar essas evidências?

    - Delineamentos de grupo (experimentais) e delineamentos de sujeito único (quase-experimentais): quais as diferenças entre eles e qual o valor deles para a análise da eficácia de intervenções em Psicologia?

    -Limites desse método.

     

    Dia 13/07 – Módulo Abordagens Indiretas

    - Na Psicologia valorizamos muito o relato verbal das pessoas sobre si mesmas. O que esse módulo nos mostrou sobre:

                    - As dificuldades em fazer pesquisa com esse tipo de método?

                    - As dificuldades das pessoas para falarem sobre si?

                    - As dificuldades de se coletar dados a partir de relatos verbais e de analisar esses dados?

    - Quais as facilidades e dificuldades de usarmos esse método para fazer pesquisa em Psicologia?

     

    Dia 15/07 – Módulo Psicologia Baseada em Evidências

    - Qual a importância de se ter evidências de eficácia sobre as intervenções realizadas pela Psicologia?

    - Qual a diferença entre as terapias alternativas e a Psicologia?

    - Um psicólogo pode incluir nas suas práticas intervenções chamadas alternativas?

    - Qual a representação que as pessoas de um modo geral têm da Psicologia?

    - A Psicologia é uma ciência? Se sim, qual a implicação disso para a prática do psicólogo?

    - Instruções para a prova.


  • Prova

    Instruções para a prova:

    - As provas serão individuais e com consulta. 

    - Os alunos terão modelos diferentes de prova e cada um receberá a sua prova por e-mail, dia 22/07/2020, às 8 horas da manhã (horário de Brasília). A prova deverá ser lida de forma cuidadosa e deverá ser enviada como arquivo de texto. Caso você não tenha um editor de texto, pode escrever suas respostas em uma folha de papel (A4 ou caderno), identificando seu nome e número USP. Coloque apenas as respostas, numerando de forma correta a pergunta a que se referem. Fotografe e prova (de forma legível) e poste no e-disciplinas.

    - As provas deverão ser postadas na plataforma e-disciplinas até às 11:00 da manhã impreterivelmente (a plataforma fechará neste horário para recebimento das provas). Considerando que o tempo destinado à prova é de 3 horas, há tempo suficiente para que ela seja respondida adequadamente. Somente receberei prova por e-mail se for impossível para o aluno colocá-la no e-disciplinas, com uma justificativa plausível, e dentro do horário previsto. 

    - Para a resolução da prova: leia atentamente cada questão e procure respondê-las de forma completa (muitas questões têm mais de uma pergunta). Não tenha a expectativa de que conseguirá ler os textos durante a prova - não dará tempo. Não haverá nenhuma questão que peça a descrição de um conceito; as questões trazem resumos de pesquisa, descrições de métodos de estudos ou casos práticos e as respostas deverão se referir a esses materiais - você precisa demonstrar que entendeu os conceitos e que consegue aplicá-los na análise das situações apresentadas. 


    Boa prova para todos!

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