Programação

  • Existem várias maneiras de "subir" e disponibilizar arquivos. A mais básica é ativar edição e acrescentar um recurso do tipo "Arquivo" ou "Pasta". No formulário de configuração poderá definir o título do link e como o arquivo será entregue. Para subir o arquivo, procure e clique no seguinte ícone (na seção Conteúdo): .

    Uma outra maneira bem conveniente de subir arquivos é "arrastar e soltar" um arquivo do seu computador, diretamente no seu ambiente (após "Ativar edição"!). 

    Dica: se arrastar um arquivo do tipo .zip, o Moodle perguntará se quiser criar uma pasta. Se responder sim, o Moodle desempacotará os arquivos. 

    Uma terceira maneira é usar os botões no editor do Moodle:  (os ícones "paisagem" e "filme" são para inserir imagens e vídeos/som respectivamente). A vantagem desta maneira é que funciona em qualquer lugar do Moodle (em enunciados de questões, encaminhamentos de discussões, etc.). No caso de vídeo, esta maneira também permite de inserir sub-títulos e fazer outras configurações do vídeo.

    Alguns tipos de arquivos como pdf (documentos),  mp4 (vídeo) ou mp3 (áudio) poderão ser abertos no próprio ambiente, usando o "player" do navegador. Veja abaixo alguns exemplos.