Programação
-
Existem várias maneiras de "subir" e disponibilizar arquivos. A mais básica é ativar edição e acrescentar um recurso do tipo "Arquivo" ou "Pasta". No formulário de configuração poderá definir o título do link e como o arquivo será entregue. Para subir o arquivo, procure e clique no seguinte ícone (na seção Conteúdo): .
Uma outra maneira bem conveniente de subir arquivos é "arrastar e soltar" um arquivo do seu computador, diretamente no seu ambiente (após "Ativar edição"!).
Dica: se arrastar um arquivo do tipo .zip, o Moodle perguntará se quiser criar uma pasta. Se responder sim, o Moodle desempacotará os arquivos.
Uma terceira maneira é usar os botões no editor do Moodle: (os ícones "paisagem" e "filme" são para inserir imagens e vídeos/som respectivamente). A vantagem desta maneira é que funciona em qualquer lugar do Moodle (em enunciados de questões, encaminhamentos de discussões, etc.). No caso de vídeo, esta maneira também permite de inserir sub-títulos e fazer outras configurações do vídeo.
Alguns tipos de arquivos como pdf (documentos), mp4 (vídeo) ou mp3 (áudio) poderão ser abertos no próprio ambiente, usando o "player" do navegador. Veja abaixo alguns exemplos.
-
-
-
Este plugin não-padrão (o administrador do Moodle deve instalar) permite o docente disponibilizar uma pasta compartilhada (um espécie de Dropbox ou pasta no GDrive). Veja aqui para mais informações.
Uma das possibilidades de configuração permite sincronizar a pasta com uma das "Tarefas" no curso. Docentes podem moderar e alunos podem controlar o compartilhamento dos seus arquivos.
-
Mão na massa
- Baixe um PDF, o MP3 ou MP4 no seu computador local. Segundo, no seu ambiente, ative edição e disponibilize os arquivos da forma que acha mais conveniente para seus alunos.
- Entre em uma das atividades H5P (Conteúdo Interativo). Clique em "reuse". Descubra como clonar a atividade e usar no seu ambiente. Aproveite e faça uma modificação.