Programação
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HSP0141- Introdução à Saúde Pública em Fisioterapia
Docente Responsável: Prof.ª Dr.ª Aylene Bousquat
Alunos pós-graduação: Paulo Henrique Mota; Isabel Costa, Cristiane Alves Martins e Simone Schenkman
Horário: Terça-feira das 10:00 às 12:00
Sala: Cyro Ciari Jr (térreo)
Objetivos: Introduzir os alunos ao campo de conhecimento e prática da Saúde Pública.
Programa Resumido:
Concepções sobre o Processo Saúde- Doença; Determinantes sociais da saúde; Marcos históricos e conceituais da Saúde Pública; Introdução à epidemiologia descritiva; Indicadores de Saúde; Principais sistemas de informação em saúde; Análise da Situação de Saúde; Estabelecimento de prioridades em saúde; Tipos de estudos epidemiológicos;CRONOGRAMA
AULAS
CONTEÚDO
FORMA DE ENSINO
Todas as atividades de estudo dirigido/exercícios/atividades receberão feedback individualizado
Aulas 1 e 2 (presenciais)
Sistemas de Saúde I e II (03 e 10/03)
Preleção dialogada
Atividade sobre o tema sistemas de saúde – comparação entre diferentes tipos de sistemas de saúde e medidas adotadas para a pandemia de coronavirus (moodle até 16/03)
3
Concepções sobre o processo saúde-doença (31/03)
Atividade – entrevistas e preenchimento de questionário online (moodle até 16/03) com duas pessoas, sobre o tema seguinte (concepções sobre saúde e doença)
Atividade – síntese dos diferentes modelos de concepções de saúde-doença - estudo dirigido de textos sobre o modelo biomédico, holístico, sistêmico e religioso (moodle, até 20/03)
4
Determinação Social (07/04)
Vídeo aula - teórica
5.
Indicadores de Saúde (14/04)
Vídeo aula - teórica
6.
Indicadores de Saúde (28/04)
Extração de dados em sistemas de informações em saúde com roteiro. Estudo dirigido, disponível no moodle.
Aula - plantão de dúvidas
Atividade – trabalho individual ou em grupo, a ser inserido no moodle até 15/05, com a análise comparativa da situação de saúde entre dois distritos de São Paulo, em uma das dimensões (demográfica, socioeconômica, saúde ou intersetorial – comparação entre Pinheiros e Ermelino Matarazzo).
7.
Concepções de deficiência, incapacidade e capacidade funcional (05/05)
Vídeo aula - teórica
8.
Introdução ao pensamento epidemiológico (12/05)
Vídeo aula – teórica
Atividade – assistir a filme sobre o tema e resposta a questões sobre a temática (moodle, até 18/05).
9.
Tipos de estudos epidemiológicos (19/05)
Vídeo aula - teórica
10 e 11.
Tipos de estudos epidemiológicos (26/05 e 02/06)
Atividades, individuais ou em grupo, com orientações e plantões de dúvidas
Exercício sobre identificação e discriminação dos diferentes tipos de estudos epidemiológicos – moodle, até 01/06)
Análise crítica de um artigo acerca de um estudo epidemiológico, para aprofundamento de temas para avaliação (moodle, até 08/06).
12.
Afinal, o que é Saúde Pública? (09/06)
Vídeo aula
13.
Estabelecimento de prioridades (16/06)
Atividade de estudo dirigido – leitura de artigo e respostas às questões (moodle, até 22/06).
14.
Prova ou trabalho final (23/06)
Entrega até 26/06, no caso de trabalho final.
15
Avaliação individual (30/06) – auto avaliação e avaliação da disciplina
Feedback individual e em grupo
Provas, apresentação de trabalhos e participação em sala. A nota final será composta por 60% da média das atividades realizadas e por 40% da nota da prova.
Bibliografia:
Almeida Filho N, Paim JS, Almeida Filho N (org). Saúde Coletiva: Teoria e Prática. Rio de Janeiro: Medbook, 2014.
Barreto ML. Epidemiologia & Saúde - Fundamentos, Métodos e Aplicações. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2011.
Ibañez N, Elias P, Seixas PHD´Â. Política e Gestão Pública em Saúde. São Paulo: Hucitec Editora: Cealag. 2011.
Pontes CF, Falleiros I (org). Na Corda bamba de sombrinha: a saúde no fio da história. Rio de Janeiro:fiocruz, 2010. Disponível em http://observatoriohistoria.coc.fiocruz.br/local/File/livro-na-corda-bamba-de-sombrinha.pdf
Rocha JSY. Manual de Saúde Pública & Saúde Coletiva. São Paulo: Editora Atheneu; 2012.Concepções sobre saúde e doença:
CRUZ, M.M. Concepções de saúde e doença e cuidado em saúde. In: OLIVEIRA, R.G (Org.). Qualificação de Gestores do SUS. 2009: 21-35. Disponível em: <http://biblioteca.univap.br/dados/00002d/00002dfd.pdf>
SUS
PAIM, J. O que tínhamos antes do SUS? In: PAIM, J. O que é SUS. Rio de Janeiro: Fiocruz. 2015: 20-26. Disponível em: <http://www.livrosinterativoseditora.fiocruz.br/sus/27/>
PAIM, J. Tendencias do sistema de saúde brasileiro In: PAIM, J. O que é SUS. Rio de Janeiro: Fiocruz. 2015: 66-80. Disponível em: <http://www.livrosinterativoseditora.fiocruz.br/sus/27/>
PAIM, J. O Sistema de saúde brasileiro: história, avanços e desafios. Lancet. Série Brasil. 2011: 11-31
O que é Saúde Pública
SOUZA, L.E.P.F. Saúde Pública ou saúde coletiva?. Revista Espaço para a saúde. v. 15, n.4, p. 7-21. Disponível em: <http://www.escoladesaude.pr.gov.br/arquivos/File/saude_publica_4.pdf>
Indicadores de Saúde
COSTA-LIMA, J.R.; PORDEUS, A.M.J.; ROUQUAYROL, M.Z.. A medida da saúde coletiva. In: ROUQUAYROL, M.Z; SILVA, M.G.C. Epidemiologia e saúde. Rio de Janeiro: Medbook. 2013. P. 25-61.
LAURENTI, R. et al. Proporções e coeficientes mais usados em saúde pública. In: lAURENTI, R. et al. Estatísticas de Saúde. São Paulo: EPU. 2005: 123-169.
Epidemiologia
OPAS - Buck C, Llopes A, Najera E, Terris M, eds. - The Challenge of Epidemiology - Issues and selected readings. Washington, PAHO scietific publications, 1995.
Disponível em: https://www.paho.org/hq/
dmdocuments/2010/9275115052. pdf