Programação

  • Ambientação e conceitos básicos

  • Supervisão: conceitos

    • Prezad@s alun@s,

      O fórum de discussão é um momento de interação entre vocês e trocas de ideias. A proposta do fórum inicial é que, após a leitura dos três textos da aula 1, vocês possam discutir o entendimento dos conceitos encontrados na literatura, as principais funções e as características  da supervisão, questões metodológicas, éticas e práticas. Ou seja, discutir o entendimento que cada um de vocês teve após a leitura, ressaltando os principais pontos elencados. Além disso, é importante que cada um possa apresentar aos colegas como a supervisão e/ou os aspectos da supervisão se aplicam à sua atividade e formação. Para tanto, é possível trazer reflexões e experiência vivenciada para apresentar e discutir no fórum.

  • SBE, diretrizes e modelos

  • Elementos de supervisão e avaliação

  • Elaboração do manuscrito - short report

      • Prezad@s, a proposta é que hoje vocês possam formar os grupos para o trabalho final do curso (elaboração do manuscrito). Os grupos podem ser formados por até quatro (04) alunos. Ainda hoje, vocês devem identificar os componentes do grupo,  a temática a qual o manuscrito versará e enviar por aqui.



    • Prezad@s, na semana passada vocês começaram a pensar sobre a temática que irão abordar no trabalho final da disciplina, sempre com foco na supervisão baseada em evidência. Esta semana iremos iniciar a elaboração do manuscrito. O manuscrito deverá ser um short report, com as normas da APA e até 2500 palavras, incluindo as referências e resumo (entre 100-200 palavras). O short report poderá incluir até uma tabela ou figura e no máximo oito referências.

      Este tipo de manuscrito, por ser curto e precisar passar a mensagem em poucas palavras, é bastante focado, breve e coerente.  A maior dificuldade é selecionar a informação mais importante para que o leitor consiga acompanhar o raciocínio dos autores em pouco espaço, ou seja, que enfatize os aspectos significativos e elimine os que não forem tão relevantes para o objetivo do trabalho. O primeiro passo é identificar a temática que irá ser abordada no manuscrito (vocês já entregaram os grupos e as temáticas). A partir desse ponto, fica mais fácil criar um planejamento especificando os principais pontos que precisam ser enfatizados no manuscrito, em ordem lógica e coerente. Também se torna necessário lapidar a temática para torna-la o 'objetivo' do trabalho.

      Iremos seguir a seguinte estrutura, com possibilidade de adequá-la de acordo com o tipo de revisão (narrativa, integrativa e sistemática) e objetivo.

      - Resumo – 100 a 200 palavras  (+ 3 palavras-chave - buscar nos descritores MeSH/DeCS)

      - Fundamentação teórica (finaliza com o objetivo do manuscrito)

      - Método (se for uma revisão integrativa ou sistemática) ou Desenvolvimento (se for uma revisão narrativa)

      - Resultados (se for uma revisão integrativa ou sistemática)

      -Discussão

      -Conclusões/considerações finais 

      - Recomendações – essa seção final deve conter uma agenda de pesquisa indicando os passos seguintes da sua proposta inicial (descrita no manuscrito) e/ou as orientações de futuras pesquisas.

      - Referências – até 8 referências

      Nesse momento, vocês já têm um tema geral do seu trabalho, então está na hora de lapidar. A proposta é que esta semana, vocês possam entregar o planejamento do paper (incluindo os principais pontos que irão ser enfatizados, organizados em ordem lógica e coerente) e o objetivo do trabalho. Esta atividade poderá ser entregue até 29/03/2020. Não esqueçam de incluir o nome de todos os integrantes do grupo. Para ajuda-los, estamos incluindo um guia que descreve as seções que contemplam um artigo. 

      Bom trabalho!


    • Prezad@s, este é um texto auxiliar em caso de dúvidas sobre as seções que contemplam um artigo científico. 


    • Prezad@s, este fórum tem a finalidade de auxiliá-los na dissolução das dúvidas que ocorrerem durante a elaboração do trabalho final. Fiquem à vontade de usá-lo sempre que surgir uma dificuldade e/ou dúvida durante as próximas três semanas.

      Um abraço

    • Prezad@s, na semana passada vocês entregaram o planejamento do manuscrito especificando os principais pontos que irão ser enfatizados, organizados em ordem lógica e coerente, como também o objetivo do trabalho.

      Um dos pontos importantes ao se elaborar um short report, também chamado de brief communication, é a contribuição significativa do manuscrito, seja pelo assunto inovador e pouco explorado, seja pelos resultados preliminares de uma pesquisa. Para tanto, esse tipo de publicação deve conter uma visão crítica, baseada em uma fundamentação atualizada da temática. Visa uma descoberta ou análise crítica que permita o avanço do estado da arte de uma temática ou que apresente informações substanciais para uma área de estudo. Portanto, não precisa vir acompanhado de uma extensa fundamentação teórica abrangente e sim, elencar o estado da arte atual e as principais informações que sustentam aquele tema.

      Para a próxima atividade a proposta é que vocês possam apresentar um esboço do manuscrito, com maiores detalhes da sustentação teórica (fundamentação), objetivo e método (em caso de revisão integrativa ou sistemática). No caso da revisão narrativa, incluir a sustentação teórica, objetivo e início do desenvolvimento. Esta atividade poderá ser entregue até 05/04/2020. Não esqueçam de incluir o nome de todos os integrantes do grupo. 

      Em caso de dúvidas durante a elaboração, vocês podem utilizar o fórum específico para este fim. 

       Bom trabalho!

       


    • Prezad@s, como alguns colegas tiveram dúvidas sobre os diferentes tipos de revisão (narrativa, integrativa e sistemática), estamos disponibilizando dois arquivos para auxiliá-los na compreensão de tais diferenças e, por conseguinte, na escolha de qual utilizar para a elaboração do manuscrito. 



    • Data limite da entrega final - 29/04/2020.

      Bom trabalho!


  • Metodologias ativas

  • Feedback da disciplina

    Prezad@s, a fim de podermos avaliar a disciplina ministrada e modificá-la futuramente para melhor contemplar o aprendizado, gostaríamos de receber seu feedback. Para tanto, você pode acessar o formulário nesse link:

    https://forms.gle/rCgREX3BQsvtPfrm8

    Desde já, agradecemos sua participação e esperamos que a disciplina ‘Supervisão Baseada em Evidências’ tenha alcançado as metas inicialmente propostas. Foi um prazer compartilhar este espaço de troca e aprendizado.

    Um forte abraço,

    Fabiana, Carmem e Janaína


  • Tópico 8

  • Tópico 9

  • Tópico 10