Programação

  • Destaque

    Caros alunos.

    Vamos começar nossa retomada da disciplina, após a pausa que fizemos pelas condições impostas pela quarentena, por aqui. Este módulo começa com um texto, que é um artigo cientifico sobre seleção de parceiros para relacionamentos de curto e longo prazo, na nossa espécie. O artigo está em inglês, para quem tiver interesse em lê-lo na íntegra, mas nós vamos usar partes dele e eu traduzi essas partes. Meu objetivo para este módulo é  trabalhar o conceito de sucesso reprodutivo, uma das ideias fundamentais da biologia evolutiva, que se insere nos "porquês" distais (evolutivos) do comportamento reprodutivo.

    Escolhi esse texto porque achei que era do interesse de vocês, o tema, e sempre atual, já que buscar parceiros para relacionamentos amorosos faz parte das nossas vidas. Esse texto, em particular, trata de relações heterossexuais. Mas é possível e interessante pensar em como essas estratégias masculinas e femininas de se relacionar a curto ou a longo prazo se ajustam às contigências das nossas relações. Sobre os por quês das relações homossexuais, que parecem nem ser exclusividade humana, indico as publicações desta professora do Instituto de Psicologia de SP (IPUSP), que tem muito ineresse no tema e aponta vantagens adaptativas para o comportamento homossexual. http://www.ip.usp.br/site/jaroslava-varella-valentova/.(*) 

    Após a leitura de partes do texto, vocês vão ter outras atividades para fazer e que só poderão ser feitas na ordem em que estão. Assim, algumas atividades só se tornam acessiveis após vocês terem cumprido a atividade anterior. Espero que gostem! 


    (*) sobre o comportamento homoafetivo/sexual, posso adiantar algumas informações, para quem se interessar: a orientação sexual é uma questão de preferência individual por relacionamentos emocionais e sexuais com indivíduos do mesmo sexo (homossexualidade), outro sexo (heterossexualidade) ou sexo (bissexualidade). Algumas conceituações de sexualidade sustentam que a homossexualidade e a heterossexualidade são pontos finais em um continuum, com dois pontos finais _ exclusivamente homo, exclusivamente hetero _ e uma variedade de niveis de preferencia no meio dos dois extremos. Muitas teorias ambientais que explicam a homossexualidade foram apresentadas. Para Freud, a homossexualidade masculina, por exemplo, podia ser explicada pelo tipo de pai e de mãe que a criança teve e do tipo de vinculo que o filho formou com a mãe. Behavioristas sustentavam que a homossexualidade era resultado de aprendizagem por condicionamento. Com o tempo, as pesquisas falhara em apoiar qualquer uma dessas teorias, e muitos homens e mulheres com orientação homossexual rastreavam suas inclinações já desde a infância, sugerindo uma base biológica. A Genética do Comportamento, uma disciplina mais recente, sugere uma predisposição genética para a homossexualidade, e é possivel pensar que os hormônios pré-natais afetem o desenvolvimento neurológico com consequencias na fisiologia cerebral que inclina a preferencias, por exemplo em relação à afaetividade e sexualidade. Explicações como essas são proximais. A profa Jaroslava sugere causas distais: é possivel que haja vantagem adaptativa para ambas as escolhas, homo e heterosexual.

    • Em Português (tradução livre minha, com alguns cortes para fins desta atividade). O texto completo em inglês estará liberado para quem se interessar, ao final do módulo, após o cumprimento das atividades. 

      Mais do que apenas um rosto bonito 

      Resumo

      Estudos sobre atratividade física há muito tempo enfatizam as características que tornam os rostos e os corpos atraentes, como a simetria, a textura da pele e a relação cintura-quadril. Poucos estudos, no entanto, examinaram quais são as pistas relevantes para a escolha de parceiro transmitidas por rostos e corpos como unidades inteiras. Com base na premissa de que as pistas de fertilidade são mais prontamente avaliadas no corpo de uma mulher do que em seu rosto, o presente estudo testou a hipótese de que os homens que avaliam um possível parceiro de curto prazo dariam maior prioridade às informações coletadas em seu corpo, em relação ao rosto, do que homens avaliando um possível parceiro de longo prazo.

    • Ao terminar de responder a este curto questionário, você desbloqueará a próxima atividade. Você pode fazer esta atividade, que envolve a leitura e entendimento da introdução do artigo, com um ou mais colegas (virtualmente).
    • Agora que você sabe como a pesquisa foi feita e quais os resultados, refaça a atividade anterior e mude o que você ache necessário, ok? É interessante fazer uma auto-avaliação das nossas crenças e pensar no que muda em você após novas informações.
    • Neste primeiro vídeo, os primeiros 14 minutos me bastam para apresentar a vocês o conceito de sucesso reprodutivo e sua importancia para outras questões em Etologia. Vocês podem ler mais sobre isso, se quiserem. O vídeo é de uma aula sobre comportamento reprodutivo e seleção sexual (o que chamaos de seleção de parceiros em animais humanos) ministrada pela doutoranda Paula Verzola, na Casa do Cientista do Hemocentro, no programa "Adote um cientista".
    • Este video é de uma aula de mesma temática do vid1, ministrado pela Profa Regina Macedo da Univ de Brasília (UNB). A professora vai citar o que há para ser escolhido pelas fêmeas, que aumente seu sucesso reprodutivo; sao três situações de escolhas, de acordo com a sua historia evolutiva e o ambiente em que vive. Liste-as em seu caderno ou em uma folha, porque vamos usar isso em seguida
    • 1. O que você entende agora por "sucesso reprodutivo"? O que isso tem a ver com mecanismos de seleção de parceiros para relacionamentos de uma noite ou para namoro, e com a avaliação do "valor reprodutivo" do potencial parceiro?

      2. Liste as tres situações de escolha das femeas, para garantirem seu sucesso reprodutiva a partir da observação dos machos, e dê exemplos de cada uma delas. 

      3. E, por fim, me diga, o que quer dizer "as fêmeas não são passivas" e por que Darwin -- assim como alguns pesquisadores até hoje -- têm essa visão de machos ativos e fêmeas passivas? Você concorda?

      Grave em áudio ou vídeo, pelo celular mesmo, a sua resposta e entregue o arquivo no link de envio.

    • Eu gostaria de ouvir vocês sobre este módulo, o que acharam da estrutura, se eu consegui atingir o objetivo que eu tinha ao inicio, que era apresentar e provocar em vocês reflexão (na direção de aprendizagem) do conceito central da aula. Respondam se quiserem, por favor.
    • Este é apenas um trecho de uma conversa academica descontraída (como o prof. Cesar costumava ser) com o pro Cesar Ades, e que tange e expande o tema deste módulo. O profe é questionado sobre o amor humano, o sexo sem a finalidade reprodutiva e sobre Freud! Acho que as perguntas feitas a ele podem ser perguntas de vocês, por isso adicionei este curto trecho final da conversa.

      Cesar Ades é considerado por uns o primeiro etólogo do Brasil, o primeiro aluno do prof. Walter Hugo Cunha, aposentado do IP/USP, e quem ocupou a primeira cadeira de Psicologia Comparativa do Brasil.  

      Talkshow Ver Ciência do "Dia de Darwin", com Prof. César Ades e Curadores da Mostra Ver Ciência: Sergio Brandão, Isabel Landim e José Renato Monteiro. Transmitido ao vivo da Livraria da Travessa do Shopping Leblon em 13 de fevereiro de 2011. Realização: Museu de Zoologia da USP, Livraria da Travessa e Ver Ciência -- VerCiência.TV - http://j-tv.me/fzH4Mw

      Existem muitos videos como este, de entrevista com o prof Cesar, falando como psicobiólogo. Vcs podem encontra-los no youtube ou em busca pelo seu navegador. Veja em: https://www.youtube.com/c/MostraVerCiencia/videos  e  https://www.youtube.com/results?search_query=cesar+ades