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GERAL
Instrumentalizar o estudante nos aspectos conceituais, procedimentais e atitudinais para a compreensão e a prática de avaliação de indivíduos e família.
ESPECÍFICOS DO PROGRAMA X LÓGICA DOS CONTEÚDOS:
Referentes à ação docente
1. Situar a avaliação de indivíduos e família no Processo de Enfermagem.
2. Introduzir as bases teóricas e conceituais do processo de avaliação de indivíduos e famílias.
3. Proporcionar o ensino de conteúdos e o desenvolvimento de habilidades necessários à avaliação da criança, do adulto, do idoso e da família.
4. Promover situações para o uso de diferentes métodos e instrumentos de avaliações de indivíduos e famílias.
5. Estimular o estudante para interpretar os dados obtidos.
6. Orientar o estudante a gerar hipóteses diagnósticas de enfermagem a partir dos dados obtidos;
7. Auxiliar o estudante a lidar com a incerteza do raciocínio clínico;
8. Incentivar o estudante a refletir sobre os processos de pensamento que aplica ao interpretar dados;
9. Respeitar o momento de aprendizagem do estudante, reconhecendo suas potencialidades e dificuldades.
10. Discutir o papel do enfermeiro na avaliação de indivíduos e famílias.
11. Estimular o aluno a desenvolver competência técnica e científica na avaliação de indivíduos e famílias.
12. Proporcionar o desenvolvimento de atitude ética e de responsabilidade no desempenho das atividades de avaliação de indivíduos e família.
13. Promover a reflexão sobre os componentes cognitivos, relacionais e atitudinais envolvidos na realização das atividades de avaliação de indivíduos e famílias.
Referentes à ação discente
1. Reconhecer a avaliação de indivíduos e família como etapa do Processo de Enfermagem.
2. Discorrer sobre a finalidade da avaliação de indivíduos e de famílias;
3. Conhecer as bases teóricas e metodológicas do processo de avaliação de indivíduos e famílias.
4. Demonstrar habilidades na aplicação de técnicas de obtenção de dados de indivíduos e famílias;
5. Interagir com crianças, adultos, idosos e famílias para obter dados pertinentes ao processo saúde-doença que sejam confiáveis, válidos e relevantes para o cuidado de enfermagem;
6. Iniciar o exercício do raciocínio clínico para propor hipóteses diagnósticas de enfermagem a partir dos dados obtidos.
7. Identificar estratégias de pensamento que usa para interpretar dados pertinentes ao processo saúde-doença;
8. Identificar o papel do enfermeiro na avaliação de indivíduos e famílias.
9. Mostrar comportamentos compatíveis com atitude ética e de responsabilidade no desempenho das atividades de avaliação de indivíduos e família.
10. Discorrer sobre os componentes cognitivos, relacionais e atitudinais envolvidos na realização das atividades de avaliação de indivíduos e famílias.
- Docente Avançado: Rita de Cassia Almeida Vieira
- Docente: Ana Maria Miranda Martins Wilson
- Docente: Angela Maria Geraldo Pierin
- Docente: Aurea Tamami Minagawa Toriyama
- Docente: Camila Quartim de Moraes Bruna
- Docente: Carla Marins Silva
- Docente: Elizabeth Fujimori
- Docente: Fernanda Carini da Silva
- Docente: Jack Roberto Silva Fhon
- Docente: Janaina Gomes Perbone Nunes
- Docente: Jessica Batistela Vicente
- Docente: Juliana Nery de Souza Talarico
- Docente: Juliana Rizzo Gnatta Damato
- Docente: Leticia de Abreu Bittencourt Silva
- Docente: Lilia de Souza Nogueira
- Docente: Lisabelle Mariano Rossato
- Docente: Luciana Soares Costa Santos
- Docente: Margareth Angelo
- Docente: Maria de Fatima Fernandes Vattimo
- Docente: Maria De La O Ramallo Verissimo
- Docente: Marina de Goes Salvetti
- Docente: Pamela Vicente Nakazone
- Docente: Patricia de Freitas
- Docente: Paula Cristina Nogueira
- Docente: Regina Celia dos Santos Diogo
- Docente: Rosely da Silva Matos Liberatori
- Docente: Simone Assis Nunes
- Docente: Vanessa de Brito Poveda
- Docente: Vanessa Miranda Gomes
- Docente: Vera Lucia Conceicao de Gouveia Santos
- Docente: Yeda Aparecida de Oliveira Duarte
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