Programação
-
INFORME número 3
Proposta de reorganização das leituras e atividades do semestre letivo da disciplina
Proposta – realização do programa de leituras cobrindo os temas de aula previstos na ementa do curso. Todas essas leituras serão indicadas previamente e estarão disponíveis na página da disciplina no Moodle [https://edisciplinas.usp.br/course/view.php?id=73281] . O acesso a essa página é irrestrito.
Esses temas de aula serão introduzidos e comentados em súmulas também postadas na página da disciplina no Moodle e poderão opcionalmente ser discutidos pelos alunos em pequenos textos compartilhados com todos os demais por email.
Caso haja condições técnicas por parte de t o d o s, três reuniões de debate online poderão ser realizadas em tempo real no horário em que deveriam ser realizadas as aulas nas seguintes datas:
14 de abril
12 de maio
e 16 de junho (encerramento).
Se não houver condições adequadas para a realização dessas três reuniões online, as discussões programadas para cada uma delas seguirão o procedimento das demais aulas.
NOVO CALENDÁRIO PROPOSTO PARA A DISCIPLINA
24 de março
Tema da aula - Introdução, contextualização e problematização da proposta do curso.
Postarei no Moodle uma súmula da proposta do curso e indicações de leituras introdutórias relacionadas. Todas as indicações de leituras terão sido previamente disponibilizadas na página da disciplina no Moodle.
.
Os alunos poderã enviar comentários, perguntas, observações, sugestões, críticas etc. a serem compartilhados por escrito pelo mailing da disciplina com cópia para todos. Todos os comentários, observações, etc. deverão ser compartilhados com todos.
31 de março
Tema da aula: John Gassner: contextualização de seu trabalho crítico. Form and idea
Postarei no Moodle uma súmula desta aula e indicações de leitura sobre a contextualização do trabalho de John Gassner e de seu trabalho crítico.
Os alunos poderão enviar comentários, perguntas, observações, sugestões, críticas etc. a serem compartilhados por escrito pelo mailing da disciplina com cópia para todos
07 de abril
Tema da aula: Mestres do Teatro II,
Postarei no Moodle uma súmula destea aula e indicações de leituras relacionadas a Mestres do Teatro II, de John Gassner.
Os alunos poderão enviar comentários, perguntas, observações, sugestões, críticas etc. a serem compartilhados por escrito pelo mailing da disciplina com cópia para todos
DISCUSSÃO : 14 de abril - Neste dia faremos a discussão sobre as súmulas correspondentes a cada uma das três aulas anteriores e sobre os comentários, perguntas, etc, enviados pelos alunos nas quatro datas anteriores.Se houver condições técnicas acessíveis a todos, essa discussão será feita online. Caso contrário, será feita por meio de textos e comentários enviados e compartilhados por email entre todos.
21 de abril
Tema da aula : Eric Bentley: contextualização de seu trabalho crítico
Postarei no Moodle uma súmula desta aula e indicações de excertos e artigos relacionados a The theatre of commitment.
Os alunos poderão enviar comentários, perguntas, observações, sugestões, críticas etc. a serem compartilhados por escrito pelo mailing da disciplina com cópia para todos
28 de abril
Tema da aula: The playwright as thinker de Eric Bentley
Postarei no Moodle uma súmula desta aula e indicações de excertos e artigos relacionados ao trabalho de Eric Bentleye à contextualização e às ideias centrais de The playwright as thinker de Eric Bentley.
Os alunos poderão enviar comentários, perguntas, observações, sugestões, críticas etc. a serem compartilhados por escrito pelo mailing da disciplina com cópia para todos
05 de maio
Tema da aula: The theory of the modern stage de Eric Bentley.
Postarei no Moodle uma súmula desta aula e indicações de trechos específicos a serem lidos.
Os alunos poderão enviar comentários, perguntas, observações, sugestões, críticas etc. a serem compartilhados por escrito pelo mailing da disciplina com cópia para todos
12 de maio - Neste dia faremos a discussão sobre as súmulas correspondentes a cada uma das três aulas anteriores e sobre os comentários, perguntas, etc, enviados pelos alunos nas quatro datas anteriores.Se houver condições técnicas acessíveis a todos, essa discussão será feita online. Caso contrário, será feita por meio de textos e comentários compartilhados por email entre todos.
19 de maio
Tema da aula: The Theory of the modern stage : an introduction to modern theatre and drama. Segunda metade do século XX do livro. Postarei no Moodle a súmula da aula e indicações de trechos específicos a serem lidos.
Os alunos poderão enviar comentários, perguntas, observações, sugestões, críticas etc. a serem compartilhados por escrito pelo mailing da disciplina com cópia para todos
26 de maio
Tema da aula: Marvin Carlson. Performance. A critical introduction. Uma súmula da aula será postada no Moodle. Indicações de trechos e artigos a serem lidos serão postados também.
Os alunos poderão enviar comentários, perguntas, observações, sugestões, críticas etc. a serem compartilhados por escrito pelo mailing da disciplina com cópia para todos
02 de junho
Tema da aula: Post dramatic theatre and post dramatic performance. Ensaio de Marvin Carlson. Uma súmula da aula será postada no Moodle. Indicações de trechos e artigos a serem lidos serão postados também.
Os alunos poderão enviar comentários, perguntas, observações, sugestões, críticas etc. a serem compartilhados por escrito pelo mailing da disciplina com cópia para todos
09 de junho
Tema da aula: críticos estadunidenses nos Cadernos do Tablado. Uma súmula da aula será postada no Moodle com indicações de uma seleção de artigos tomados a diversos números dos Cadernos.
16 de junho:Neste dia faremos a discussão sobre os comentários, perguntas, etc, enviados pelos alunos nas quatro datas anteriores e um balanço do curso e reflexões de encerramento. Se houver condições técnicas acessíveis a todos, essa discussão será feita online. Caso contrário, será feita por meio de textos e comentários compartilhados por email entre todos.
Página da disciplina no Moodle (observação: não há restrição de acesso)
https://edisciplinas.usp.br/course/view.php?id=73281
Todas as leituras do Programa e outras complementares ou de referência foram disponibilizadas nessa página em arquivos pdf.
Não será calculada ou atribuída frequência
Mailing a ser utilizado para envio de comentários, observações, sugestões, críticas, etc.entre todos
diana.lee@usp.br
carlos.baptistella@usp.br
margot_varella@hotmail.com
wellenmbarros@gmail.com
michelle.alvarenga@gmail.com
jonathan.renan.souza@usp.br
natalia.ferrigolli.campos@usp.br
osvando@iftm.edu.br
valmirteatro@gmail.com
freitas@temporaleditora.com.br
bruno.verneck@usp.br
normagabriel@usp.br
normagabriel@thermalview.com.br
joaovictor_psilva@outlook.comcaarolxavieer@gmail.com
becabraia@yahoo.com.br
Trabalho final
Opção 1 – poderão ser reunidos, editados e complementados, se necessário, os comentários enviados por email para participação nos debates e compartilhamento, e apresentados sob a forma de um artigo.
Opção 2 – poderá ser elaborada uma monografia descritiva do andamento da pesquisa de mestrado ou de doutorado do aluno ou aluna.
A ausência de manifestações por email será entendida como concordância com a Proposta.
-
-
Os temas de aula de demais textos postados, com exceção dos textos dos alunos e alunas, deverão ser incorporados à preparação da sequência de "Dramaturgia Comparada Estados Unidos/Brasil", a ser publicado pela Cia Fagulha.
-
-
-
Os comentários foram inseridos neste arquivo segundo a ordem cronológica de seu envio para o mailing da disciplina ou para o meu email em separado, e foram tratados como manifestações do coletivo de alunos/alunas da disciplina.
-
Este trecho, extraído de "Dramaturgia Comparada Estados Unidos/Brasil. Três Estudos", apresenta o trabalho de John Gassner dando ênfase a seu livro "Form and Idea".
Os trechos mencionados estão nos rodapés a que remetem as menções. Esses trechos estão na íntegra, em inglês, seguidos da tradução em português.
-