Programação

  • INFORME número 3

    Proposta de reorganização das leituras e atividades do semestre letivo da disciplina
     
    Proposta – realização do programa de leituras cobrindo os temas de aula  previstos na ementa do curso. Todas essas leituras serão indicadas previamente e estarão disponíveis na página da disciplina no Moodle  [https://edisciplinas.usp.br/course/view.php?id=73281] . O acesso a essa página  é irrestrito.
    Esses temas de aula serão introduzidos e comentados em súmulas também postadas na página da disciplina no Moodle e poderão opcionalmente ser discutidos pelos alunos em pequenos textos compartilhados com todos os demais por email.
    Caso haja condições técnicas por parte de t o d o s, três reuniões de debate online poderão ser realizadas em tempo real no horário em que deveriam ser realizadas as aulas nas seguintes datas:
    14 de abril
    12 de maio
    e 16 de junho (encerramento).
    Se não houver condições adequadas para a realização dessas três reuniões online, as discussões programadas para cada uma delas seguirão o procedimento das demais aulas.
     
    NOVO CALENDÁRIO PROPOSTO PARA A DISCIPLINA
     
     
    24 de março
    Tema da aula - Introdução, contextualização  e problematização da proposta do curso.
    Postarei no Moodle uma súmula da proposta do curso e indicações de leituras introdutórias relacionadas. Todas as indicações de leituras terão sido previamente disponibilizadas na página da disciplina no Moodle.
    .
    Os alunos poderã enviar comentários, perguntas, observações, sugestões, críticas etc. a serem  compartilhados por escrito pelo  mailing da disciplina com cópia para todos. Todos os comentários, observações, etc. deverão ser compartilhados com todos.
     
     
    31 de março
    Tema da aula: John Gassner: contextualização de seu trabalho crítico. Form and idea
    Postarei no Moodle uma súmula desta aula e  indicações de leitura sobre a contextualização do trabalho de John Gassner e de seu trabalho crítico.
    Os alunos poderão enviar comentários, perguntas, observações, sugestões, críticas etc. a serem  compartilhados por escrito pelo  mailing da disciplina com cópia para todos
     
    07 de abril
    Tema da aula: Mestres do Teatro II,
    Postarei no Moodle uma súmula destea aula e  indicações de leituras relacionadas a Mestres do Teatro II, de John Gassner.
    Os alunos poderão enviar comentários, perguntas, observações, sugestões, críticas etc. a serem  compartilhados por escrito pelo  mailing da disciplina com cópia para todos
     
     
    DISCUSSÃO : 14 de abril  - Neste dia faremos a discussão sobre as súmulas correspondentes a cada uma das três aulas anteriores e sobre os comentários, perguntas, etc, enviados pelos alunos nas quatro datas anteriores.Se houver condições técnicas acessíveis a todos, essa discussão será feita online. Caso contrário, será feita por meio de textos e comentários enviados e compartilhados por email entre todos.
     
    21 de abril
    Tema da aula : Eric Bentley: contextualização de seu trabalho crítico
    Postarei no Moodle uma súmula desta aula e indicações de excertos e artigos relacionados a The theatre of commitment.
    Os alunos poderão enviar comentários, perguntas, observações, sugestões, críticas etc. a serem  compartilhados por escrito pelo  mailing da disciplina com cópia para todos
     
     
    28 de abril
    Tema da aula: The playwright as thinker de Eric Bentley
    Postarei no Moodle uma súmula desta aula e indicações de excertos e artigos relacionados ao trabalho de Eric Bentleye à  contextualização  e às ideias centrais de The playwright as thinker de Eric Bentley. 
    Os alunos poderão enviar comentários, perguntas, observações, sugestões, críticas etc. a serem  compartilhados por escrito pelo  mailing da disciplina com cópia para todos
     
     
    05 de maio
    Tema da aula:  The theory of the modern stage de Eric Bentley.
    Postarei no Moodle uma súmula desta aula e indicações de trechos específicos a serem lidos.
    Os alunos poderão enviar comentários, perguntas, observações, sugestões, críticas etc. a serem  compartilhados por escrito pelo  mailing da disciplina com cópia para todos
     
     
    12 de maio - Neste dia faremos a discussão sobre as súmulas correspondentes a cada uma das três aulas anteriores e sobre os comentários, perguntas, etc, enviados pelos alunos nas quatro datas anteriores.Se houver condições técnicas acessíveis a todos, essa discussão será feita online. Caso contrário, será feita por meio de textos e comentários compartilhados por email entre todos.
     
     
     
    19 de maio
    Tema da aula: The Theory of the modern stage : an introduction to modern theatre and drama. Segunda metade do século XX do livro. Postarei no Moodle a súmula da aula e indicações de trechos específicos a serem lidos.
    Os alunos poderão enviar comentários, perguntas, observações, sugestões, críticas etc. a serem  compartilhados por escrito pelo  mailing da disciplina com cópia para todos
     
     
     
    26 de maio
    Tema da aula: Marvin Carlson. Performance. A critical introduction. Uma súmula da aula será postada no Moodle. Indicações de trechos e artigos a serem lidos serão postados também.
    Os alunos poderão enviar comentários, perguntas, observações, sugestões, críticas etc. a serem  compartilhados por escrito pelo  mailing da disciplina com cópia para todos
     
    02 de junho
    Tema da aula: Post dramatic theatre and post dramatic performance. Ensaio de Marvin Carlson. Uma súmula da aula será postada no Moodle. Indicações de trechos e artigos a serem lidos serão postados também.
    Os alunos poderão enviar comentários, perguntas, observações, sugestões, críticas etc. a serem  compartilhados por escrito pelo  mailing da disciplina com cópia para todos
     
     
    09 de junho
    Tema da aula: críticos estadunidenses nos Cadernos do Tablado. Uma súmula da aula será postada no Moodle com indicações de uma seleção de artigos tomados a diversos números dos Cadernos.
     
    16 de junho:Neste dia faremos a discussão sobre os comentários, perguntas, etc, enviados pelos alunos nas quatro datas anteriores e um balanço do curso e reflexões de encerramento. Se houver condições técnicas acessíveis a todos, essa discussão será feita online. Caso contrário, será feita por meio de textos e comentários compartilhados por email entre todos.
    Página da disciplina no Moodle (observação: não há restrição de acesso)
    https://edisciplinas.usp.br/course/view.php?id=73281
    Todas as leituras do Programa e outras complementares ou de referência  foram disponibilizadas nessa página em arquivos pdf.
    Não será calculada  ou atribuída frequência
     
    Mailing a ser utilizado para envio de comentários, observações, sugestões, críticas, etc.entre todos
     
    diana.lee@usp.br
    carlos.baptistella@usp.br  
    margot_varella@hotmail.com
    wellenmbarros@gmail.com
    michelle.alvarenga@gmail.com
    jonathan.renan.souza@usp.br
    natalia.ferrigolli.campos@usp.br  
    osvando@iftm.edu.br
    valmirteatro@gmail.com   
    freitas@temporaleditora.com.br
    bruno.verneck@usp.br
    normagabriel@usp.br  
    normagabriel@thermalview.com.br
    joaovictor_psilva@outlook.com

    carolina.longatti@usp.br

    caarolxavieer@gmail.com  

    deborahscavone@gmail.com

    fer.salesrocha@usp.br

    becabraia@yahoo.com.br



     
    Trabalho final
     
    Opção 1 – poderão ser reunidos, editados e complementados, se necessário, os comentários enviados por email para participação nos debates e compartilhamento, e apresentados sob a forma de um artigo.
     
    Opção 2 – poderá ser elaborada uma monografia descritiva do andamento da pesquisa de mestrado ou de doutorado do aluno ou aluna.
     

    A ausência de manifestações por email será entendida como concordância com a Proposta.

  • PROGRAMA

  • O CORONAVIRUS E A CRISE DO CAPITALISMO

  • 24 DE MARÇO

  • 31 DE MARÇO

  • PETER SZONDI

  • GYORGY LÚKACS

  • JOHN GASSNER

  • ERIC BENTLEY

  • MARVIN CARLSON

  • HANS THIES LEHMAN

  • SARRAZAC

  • RANCIÈRE

  • GERD BORNHEIM