Programação
-
Nesta aula:
- Grupos se reúnem e compartilham suas análises críticas.
- O grupos identificam uma pergunta de pesquisa que pode ser feita a partir da análise crítica das conclusões do artigo.
- Cada grupo apresenta sua proposta para toda a turma e a discutimos.
-
Forme um grupo para a atividade em aula Escolha um grupoUse esta tarefa para registrar a seu grupo, para a atividade seguinte.
-
Proposta de pesquisa em dinâmica de comunidades
O que fazer
- Atividade em grupo. Primeiro escolha seu grupo, na atividade anterior.
- Façam uma proposta de pesquisa a partir das análises críticas de uma conclusão do artigo, que os participantes do grupo enviaram pelo Moodle. A proposta pode : i) identificar um problema relevante na cadeia argumentativa que levou à conclusão do artigo original, e propor uma nova pesquisa que contorne este problema; ou ii) aceitar a cadeia argumentativa e tomar a conclusão do artigo como premissa para criar uma nova pergunta de pesquisa.
- Prepare uma apresentação com seis slides:
- A pergunta de pesquisa
- A cadeia argumentativa que sustenta a pergunta de pesquisa
- Uma hipótese derivada da pergunta proposta
- A cadeia argumentativa que leva da pergunta à hipótese
- Previsão(ões) da hipótese, que possam ser testadas empiricamente
- Esboço de um gráfico com o padrão esperado em cada previsão
- Usem estes slides para apresentar sua proposta em sala. Nesta apresentação o grupo deve explicar o que fundamenta a pergunta e também como as hipóteses podem ser dela derivadas. Também devem explicar como as previsões derivam das hipóteses. Não é preciso apresentar introdução ou métodos nos slides. Apenas enunciar a questão, hipótese, e previsões em sentenças curtas e claras.
O que entregar
- Envie pela interface desta tarefa o arquivo com slides usados na apresentação.
- Atividade em grupo. Primeiro escolha seu grupo, na atividade anterior.