Programação

  • Nesta aula:

    1. Grupos se reúnem e compartilham suas análises críticas.
    2. O grupos identificam uma pergunta de pesquisa que pode ser feita a partir da análise crítica das conclusões do artigo.
    3. Cada grupo apresenta sua proposta para toda a turma e a discutimos.
    • Escolha o grupo ícone
      Forme um grupo para a atividade em aula Escolha um grupo
      Use esta tarefa para registrar a seu grupo, para a atividade seguinte.
      Disponível se: Você faz parte de qualquer grupo
    • Proposta de pesquisa em dinâmica de comunidades

      O que fazer
      • Atividade em grupo. Primeiro escolha seu grupo, na atividade anterior.
      • Façam uma proposta de pesquisa a partir das análises críticas de uma conclusão do artigo, que os participantes do grupo enviaram pelo Moodle.  A proposta pode :  i) identificar um problema relevante na cadeia argumentativa que levou à conclusão do artigo original, e propor uma nova pesquisa que contorne este problema; ou ii) aceitar a cadeia argumentativa e tomar a conclusão do artigo como premissa para criar uma nova pergunta de pesquisa.
      • Prepare uma apresentação com seis slides:
        1. A pergunta de pesquisa
        2. A cadeia argumentativa que sustenta a pergunta de pesquisa
        3. Uma hipótese derivada da pergunta proposta
        4. A cadeia argumentativa que leva da pergunta à hipótese
        5. Previsão(ões) da hipótese, que possam ser testadas empiricamente
        6. Esboço de um gráfico com o padrão esperado em cada previsão
      • Usem estes slides para apresentar sua proposta em sala. Nesta apresentação o grupo deve explicar o que fundamenta a pergunta e também como as hipóteses podem ser dela derivadas. Também devem explicar como as previsões derivam das hipóteses. Não é preciso apresentar introdução ou métodos nos slides. Apenas enunciar a questão, hipótese, e previsões em sentenças curtas e claras.
      O que entregar
      • Envie pela interface desta tarefa o arquivo com slides usados na apresentação.