Topic outline

  • Aula 0 - 30/07

    • Apresentação do programa, atividades discentes (horas-trabalho), critérios de avaliação e bibliografia
    • (hora-trabalho) Estudo do Capítulo 29 do livro-texto (MONTAÑO, M.; RANIERI, V. E. L. (2012). Análise de viabilidade ambiental. In: Calijuri, M. C.; Gasparini, D. (eds.). Engenharia Ambiental: conceitos, tecnologia e gestão. Elsevier: Campus, 2012, p. 741-765.

  • Aula 1 - 06/08

    • Introdução do Quadro Conceitual (Impacto ambiental; Viabilidade ambiental; Sistema de Gestão Ambiental)
    • Atividade de resgate das temáticas anteriores: documentário ‘a grande corrida do salmão’, procurando identificar os aspectos essenciais para a estruturação dos ecossistemas aquáticos, terrestres e interfaces, assim como a relação entre as características do meio/bacia hidrográfica (fatores físicos, bióticos e antrópicos) e a estruturação dos ecossistemas
    • (hora-trabalho) sistematizar as principais relações ecossistêmicas percebidas no filme, com indicação de aspectos essenciais à estruturação e funcionamento da cadeia de provisão de bens e serviços ambientais

  • Aula 2 - 13/08

    • O modelo Pressão-Estado-Resposta (PER) com foco nos efeitos sobre o meio (viabilidade ecológica)
    • O modelo Pressão-Estado-Impacto-Resposta (PEIR) com foco nas ações da sociedade (Viabilidade Sociopolítica)
    • Conceitos-chave: resiliência, resistência, capacidade suporte do meio
    • (hora-trabalho) identificar as principais características do ambiente/bacia hidrográfica retratados no filme, e estabelecer nexos de causalidade entre os aspectos ecológicos identificados anteriormente e as características do meio

  • Aula 3 - 20/08

    • Construção do conceito de viabilidade ambiental
    • Inserção da viabilidade no Quadro Conceitual
    • Padrões de Qualidade (senso amplo – meio físico, biótico_APP_RL e antrópico_socio_cultural)
    • a "expressão fundamental da viabilidade ambiental”
    • (hora-trabalho) revisão dos conceitos (Capítulo 29 - Engenharia Ambiental)

  • Aula 4 - 27/08

    • Estudo dirigido – ATIVIDADE 1
    • Descrição dos modelos explicativos (PER/PEIR) e aplicação de conceitos-chave
    • plenária de discussão

  • Aula 5 - 10/09

    • ATIVIDADE 2: análise preliminar de viabilidade ambiental (entrega 01/10)

    • Identificação de potenciais impactos significativos: atributos de impacto

    • Delimitação indicadores e abrangência dos estudos

    • (hora-trabalho) atividade 2


    • Roteiro para o desenvolvimento da Atividade 2, voltada para a identificação e análise preliminar de impactos, para 4 diferentes tipologias de projeto.

    • localização das 4 tipologias de projeto a serem consideradas no desenvolvimento da Atividade 2

    • Chat programado para ocorrer no dia 10/09 entre 14.20 e 15.00, a fim de esclarecer o roteiro da Atividade 2.

      Solicita-se a leitura do roteiro (arquivo anexado no Moodle) para otimizar a sessão, maximizando o tempo disponibilizado para o desenvolvimento da atividade.


    • Relatar as atividades realizadas em sala, voltadas para o desenvolvimento da Atividade 2, com ênfase para os avanços alcançados (limite de 500 palavras).

      Tarefa a ser realizada individualmente, com limite de entrega às 18h do mesmo dia.

      O envio será considerado para fins de verificação da presença.


      Eventuais dúvidas devem ser encaminhadas ao docente, por e-mail.

  • Aula 6 - 17/09

    • Baseline (diagnóstico/ prognóstico)

    • Delimitação de áreas de influência


    • (hora-trabalho) atividade 2


  • Aula 7 - 24/09

    • Estudos de alternativas locacionais – aptidão do meio para atividades

    • (hora-trabalho) atividade 2


  • Aula 8 - 01/10

    • Métodos para avaliação de impactos

    • ATIVIDADE 3 – aplicação de métodos de avaliação de impacto (entrega 22/10)

    • (hora-trabalho) atividade 3


    OBS: NÃO DEIXE DE ENTREGAR A ATIVIDADE 2


  • Aula 9 - 08/10

    ATIVIDADE 3 – aplicação de métodos de avaliação de impacto

    acompanhamento do desenvolvimento do trabalho (em sala)


  • Aula 10 - 15/10

    ATIVIDADE 3 – aplicação de métodos de avaliação de impacto

    acompanhamento do desenvolvimento do trabalho (em sala)


  • Aula 11 - 22/10

    ATIVIDADE 3 – finalização e entrega

    acompanhamento em sala

    entrega até as 22h

  • Aula 12 - 29/10

    Avaliação de efeitos cumulativos

    • ATIVIDADE 4 – projeto final (entrega 26/11 até as 22h)

    • (hora-trabalho) atividade 4


    • Avaliação de efeitos cumulativos, orientada para 4 componentes ambientais previamente selecionados.

       OBS: entrega até as 12h do dia 26/11


  • Aula 13 - 05/11

    • ATIVIDADE 4 – projeto final

    • (hora-trabalho) atividade 4


  • Aula 14 - 12/11

    • ATIVIDADE 4 – projeto final

    • (hora-trabalho) atividade 4


  • Aula 15 - 19/11

    ATIVIDADE 4 - projeto final

    (hora-trabalho) Atividade 4

  • Aula 16 - 26/11

    • Avaliação de viabilidade ambiental – aspectos institucionais

    • Licenciamento Ambiental de atividades potencialmente degradadoras x poluidoras

    • Legislação aplicada

    • Estruturação do sistema de AIA e licenciamento ambiental em SP

    • (hora-trabalho) atividade 4


    • ATIVIDADE 4 – projeto final


    ENTREGA FINAL DA ATIVIDADE 04 - ATÉ AS 22H DO DIA 01/12 (domingo)

  • Aula 17 - 03/12

    ATIVIDADE 4 – apresentação e discussão projeto final


    30 minutos por grupo - início às 13.30/término às 17h