Programação
-
Apresentação da disciplina, metodologia e critérios de avaliação.
Atividade de mobilização - 'sustentabilidade ambiental'
-
Nuvem de palavras formada pelas contribuições individuais.
-
-
Desenvolvimento sustentável/sustentabilidade e os Limites ao Crescimento
(video ‘A grande corrida do salmão’ e atividade Moodle)
-
Fazer postagens no fórum: 1
Este fórum solicita aos alunos que apresentem suas considerações a respeito dos elementos estruturantes dos ecossistemas retratados no vídeo 'A grande corrida do salmão'.
Desta maneira, pede-se que cada aluno responda às questões abaixo, apresentando brevemente suas considerações, preferencialmente com exemplos retratados no documentário, a respeito dos seguintes tópicos:
(i) função dos diversos elementos retratados, considerando os meios físico, biótico e socioeconômico, e como se relacionam entre si;
(ii) vulnerabilidade (ou fragilidade) dos ecossistemas retratados no vídeo
-
-
Estudo dirigido 1 - A Tragédia dos Comuns + debate
OBS: solicita-se a leitura antecipada do artigo 'The Tragedy of the Commons', de Garrett Hardin, disponibilizado e Inglês e Português
-
Artigo original, em Inglês
-
Artigo traduzido em Português
-
-
Não haverá encontro nesta semana, em função da realização da IX Semana da Engenharia de Materiais.
ATENÇÃO PARA A REALIZAÇÃO DA TAREFA!
-
Responder às questões, com base na leitura e discussão do artigo 'A tragédia dos bens comuns', de Garett Hardin:
(i) Sintetize a maneira como Hardin apresenta a “Tragédia dos Comuns” quanto a suas origens e conformação, bem como quanto aos conflitos de interesses entre valores individuais e coletivos que estariam associados à sua ocorrência;
(ii) Segundo o autor, porque não haveria uma solução técnica para a tragédia dos comuns? Apresente os pontos centrais dos argumentos do autor em relação às perspectiva de condução de problemas de natureza similar
-
-
Discussão de casos associados à promoção da sustentabilidade em projetos de Engenharia: ecodesign, ecologia industrial, produção mais limpa, ecoeficiência…
ATENÇÃO: é fundamental que os alunos conheçam os casos indicados e contribuam com as discussões trazendo exemplos de outros casos de aplicação das ferramentas associadas às abordagens mencionadas.
Casos a serem discutidos:
(i) https://www.ecycle.com.br/component/content/article/42-eco-design/6399-banco-que-absorve-poluicao-londres.html
(ii) https://www.ecycle.com.br/2910-embalagem-biodegradavel
(iii) https://eco.nomia.pt/pt/exemplos/kalundborg-symbiosis
-
*Entrega P1 (projeto) - conhecimento do problema, com descrição e quantificação (estimativa) que permita compreender a dimensão/relevância do problema e, principalmente, em que medida o problema escolhido se relaciona com a sustentabilidade.
OBS - ENTREGAR POR E-MAIL ATÉ AS 23:59 DO DIA 11/09
. Assistir ao vídeo "Alternativas berço a berço" e elaborar a tarefa apresentada a seguir.
https://www.youtube.com/watch?v=DkWG09ZRXUk (Parte 1)
https://www.youtube.com/watch?v=RR-0a1MVtJs (Parte 2)
OBS: PRAZO LIMITE PARA A REALIZAÇÃO DA TAREFA - 23:59 DO DIA 11/09
-
Assistir ao vídeo e comentar seus aspectos principais, com limite de 500 palavras.
-
-
SGA nas organizações: gestão dos impactos dos processos e produtos
-
Norma ISO 14001 - implantação e certificação de Sistemas de Gestão Ambiental
comentários da FIESP sobre as modificações na última versão
-
Cartilha com orientações para implementação de indicadores para avaliação do desempenho ambiental (conforme ISO 14031), produzida pela FIESP/CIESP
-
-
-
-