Programação

  • 1a aula

    1ª. aula - 08 de agosto – Apresentação da Disciplina

    Divisão dos grupos para seminários atividades em sala de aula e atividade externa

    Antecedentes, pressupostos da promoção da saúde

    * Vianna LAC. Processo saúde-doença. Apostila Especialização em Saúde da Família. Módulo político gestor. p. 71-91.

    Buss PM. Uma introdução ao conceito de Promoção de Saúde. In: Czeresnia D, Freitas CM. (orgs.) Promoção da Saúde: conceitos, reflexões e tendências. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2003. p. 15-38.

    Ferreira VA, Magalhães R. Nutrição e promoção da saúde: perspectivas atuais. Cad Saúde Pública. 2007; 23(7): 1674-81.


  • 2a aula

    15 de agosto- Princípios, campos da Promoção de Saúde e Diferenças entre promoção da saúde e prevenção de doenças (grupo 1).

    *Czeresnia, D. O conceito de saúde e a diferença entre prevenção e promoção. Disponível em: http://143.107.23.244/departamentos/social/saude_coletiva/AOconceito.pdf

    *Sicoli JL, Nascimento PR. Promoção da saúde: concepções, princípios e operacionalização. Interface: comunicação, saúde e educação. 2003; 7(12): 101-22.

    Leitura complementar

    BARROS, FPC; SOUSA, MF. Equidade: seus conceitos, significações e implicações para o SUS. Saúde Soc. São Paulo, v.25, n.1, p.9-18, 2016

    BRITO, Cristiane Miryam Drumond de; SILVEIRA, Regiane da; MENDONCA, Daniele Busatto  and  JOAQUIM, Regina Helena Vitale Torkomian. O humor e o riso na promoção de saúde: uma experiência de inserção do palhaço na estratégia de saúde da família. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2016, vol.21, n.2 [cited  2019-08-08], pp.553-562. Available from: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232016000200553&lng=en&nrm=iso>. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/1413-81232015212.00982015.




  • 3a aula

    3ª. 22 de agosto – Promoção da saúde na cidade de São Paulo

    Observação do espaço urbano, do ambiente, das pessoas e os sinais de promoção da saúde, saindo da FSP ou de outro ponto, a combinar, de preferência caminhando ou de transporte público

    1.      Centro Cultural São Paulo

    2.      Mercado municipal no Centro

    3.      Até o Shopping Eldorado (horta)

    4.      Até o Edifício Pátio Victor Malzoni (Av Faria Lima)

    5.      Parque da Água Branca

    6.      A definir

    7.      A definir

    8.      A definir

    Texto: Jolé M. Reconsiderações sobre o “andar” na observação e compreensão do espaço urbano. Caderno CRH, 2005. 18(45): 423-429


  • 4a. aula

    4ª. aula - 29 de agosto – Promoção da saúde na cidade de São Paulo

    Apresentação dos grupos e discussão sobre a observação do espaço urbano e os sinais de Promoção da Saúde

    Cada grupo terá até 20 minutos para fazer sua apresentação +5 minutos para perguntas e discussão

    Os grupos serão avaliados pelos demais grupos e a docente quanto ao tempo de apresentação, análise crítica e respostas às perguntas formuladas pelos demais grupos


  • 5a aula

    5ª. aula 12 de setembro

    Apresentação da visita ao Centro cultural

    Intersetorialidade - Prof  Marco Akerman

    AkermanM, Sá RF, Moyses S, Rezende R, Rochad. Intersetorialidade? IntersetorialidadeS! Ciência & Saúde Coletiva, 19(11):4291-4300, 2014.  https://doi.org/10.1590/1413-812320141911.10692014


  • 6a Aula

    6a aula - 19 de setembro 

    Conceitos de educação e tendências pedagógicas e educação em saúde (Grupo 2)

    *Pereira ALF.  As tendências pedagógicas e a prática educativa nas ciências da saúde. Cad Saúde Pública 2003; 19(5): 1527-34. Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-311X2003000500031&script=sci_abstract&tlng=pt

    *Falkenberg MB, Mendes TP, Moraes EP, Souza EM .Educação em saúde e educação na saúde: conceitos e implicações para a saúde coletiva. Ciênc. saúde coletiva 19:(03) Mar 2014 • https://doi.org/10.1590/1413-81232014193.01572013

    Leitura complementar

    Oliveira, SRG, Wendhausen, ALP. (Re)significando a educação em saúde: dificuldades e possibilidades da Estratégia Saúde da Família. Trabalho, Educação e Saúde, 2014, 12(1), 129-147. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-77462014000100008&lng=en&tlng=pt. 10.1590/S1981-77462014000100008

    Berbigier MC, Magalhães CR. Educação nutricional em universitários e estratégias para promoção de saúde institucional: revisão integrativa. Rev Bras Promoç Saúde, Fortaleza, 30(2): 264-274, abr./jun., 2017


  • 7a Aula

    26 de setembro 

    Processos comunicacionais (Grupo3)

    Comunicação em Saúde e comunicação em saúde na Internet

    Freitas FV, Rezende Filho LA. Modelos de comunicação e uso de impressos na educação em saúde. Interface comunicação saúde educação. 2011; 15(36): 243-55. Disponível em http://www.scielosp.org/pdf/icse/v15n36/aop4510.pdf

    Teixeira RR> Modelos comunicacionais e práticas de saúde. Interface- Comunic., saúde, Educ. 1997; 1(1):7-40. Disponível em http://www.scielosp.org/scielo.php?script=sci_pdf&pid=S1414-32831997000200002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt

    FROSSARD, Vera Cecília  and  DIAS, Maria Clara Marques. O impacto da internet na interação entre pacientes: novos cenários em saúde. Interface (Botucatu) [online]. 2016, vol.20, n.57 [cited  2019-09-03], pp.349-361. Available from: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1414-32832016005003101&script=sci_abstract&tlng=pt>.  Epub Feb 16, 2016. ISSN 1414-3283.  http://dx.doi.org/10.1590/1807-57622014.1334.

    COELHO, Elisa Quaresma; COELHO, Augusto Quaresma  and  CARDOSO, José Eduardo Dias. Informações médicas na internet afetam a relação médico-paciente?.Rev. Bioét. [online]. 2013, vol.21, n.1 [cited  2019-09-03], pp.142-149. Available from: <http://www.scielo.br/pdf/bioet/v21n1/a17v21n1.pdf>. ISSN 1983-8042.  http://dx.doi.org/10.1590/S1983-80422013000100017.


  • 8a Aula

    8a aula 3 de outubro

    Participação social: conceituação, Formas de Participação; Histórico da participação social nas áreas de saúde e de alimentação e nutrição no Brasil. (grupo 4)

    Martins, PC; Cotta, RMM; Mendes, FF; Franceschinni, SCC; Priore, SE; Dias, G; Siqueira-Batista, R. Conselhos de saúde e a participação social no Brasil: matizes da utopia. Physis: Revista de Saúde Coletiva, 2008; 18(1), 105-121. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73312008000100007&lng=en&tlng=pt. 10.1590/S0103-73312008000100007

    COELHO, Juliana Sousa. Construindo a participação social no SUS: um constante repensar em busca de equidade e transformação. Saude soc., São Paulo, 21 (supl. 1); May 2012. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-12902012000500012&lng=en&nrm=iso>.

    Rocha NC, Doria NG, Boia JM, Bógus CM. Organização e dinâmica do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de São Paulo: implicações para sua atuação na construção da política municipal de Segurança Alimentar e Nutricional. Rev Nutr. 2012; 25(1): 133-46. Disponível em: http://www.nutricaoemfoco.com.br/NetManager/documentos/artigo-organizacao.pdf

    Leitura complementar

    Burlandy, L. A atuação da sociedade civil na construção do campo da Alimentação e Nutrição no Brasil: elementos para reflexão. Ciência & Saúde Coletiva, 2011; 16(1), 63-72. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232011000100010&lng=en&tlng=pt. 10.1590/S1413-81232011000100010.



  • 9a Aula

    9a aula - 10 de outubro 

    Juri Simulado - TODOS os grupos

    Serão sorteadas pessoas de cada grupo para comporem a acusação, a defesa, o juri + juiz e escrivão

    ATIVIDADE PÓS-JURI

    Escrever uma avaliação sobre a dinâmica que contenha:

    • Identificação do seu papel (Contra/A favor/Juri/Juiza/Escrivã)
    • Pontos positivos e negativos
    • Facilidades e dificuldades
    • Suas fontes de informações para a busca de argumentos
    • Impressões sobre a colaboração da atividade para formação (pessoal e profissional)
    • Impressões sobre a participação da docente e monitor
    • Sugestões para os próximos anos


    Leituras da aula anterior

    Soares MMA, Zuchi AP, Lopes CVA, Anjos MCR. Percepção de conselheiros de saúder acerca do tema agrotóxicos: o papel da participação social em uma sociedade que adoece

  • 11a Aula - Atenção, inversão de cronograma

    24 de outubro – Diagnóstico participativo e comunitário (Grupo 5)

    ENTREGAR ATIVIDADE PÓS-JURI:

    Escrever uma avaliação sobre a dinâmica que contenha:

    • Identificação do seu papel (Contra/A favor/Juri/Juiza/Escrivã)
    • Pontos positivos e negativos
    • Facilidades e dificuldades
    • Suas fontes de informações para a busca de argumentos
    • Impressões sobre a colaboração da atividade para formação (pessoal e profissional)
    • Impressões sobre a participação da docente e monitor
    • Sugestões para os próximos anos



    BIBLIOGRAFIA DA AULA

    *Franco CML, Koifman L. Produção do cuidado e produção pedagógica no planejamento participativo: uma interlocução com a Educação Permanente em Saúde. Interface: comunicação, saúde e educação, 2010. 14 (34):673-81.

    * Sousa IV, Brasil CCP, Silva RM, Vasconcelos DP, Silva KA, Bezerra IN, Finan TJ. Diagnóstico participativo para identificação de proble,as de saúde em comunidade em situação de vulnerabilidade social. Ciência & Saúde Coletiva, 2017. 22(12): 3945-54. disponível em https://www.scielosp.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232017001203945

    Leitura complementar

    VALDEBENITO, MAA et al . Programa de Recursos Descentralizados na Saúde (PROREDE): consolidando a cidadania e a participação popular. Saude soc., São Paulo , v. 21, supl. 1, May  2012 Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-12902012000500024&lng=en&nrm=iso

    Lindemann IL; Oliveira RR; Mendoza-Sassi RA. Dificuldades para a alimentação saudável entre usuários da atenção básica em saúde e fatores associados. Ciência & Saúde Coletiva, 21(2):599-610, 2016

    Mello LS. Mapeamento dos serviços que compõem a rede de atenção à segurança alimentar e nutricional nas regiões do Paranoá e Itapoã, Distrito Federal. UNB Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Enfermagem. TCC. 2016. Disponível em http://bdm.unb.br/bitstream/10483/17342/1/2016_LudmilDaSilvaMello_tcc.pdf



  • 10a Aula Atenção, inversão no cronograma

    1 de outubro - Política Nacional de Promoção da Saúde 

    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância à Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Política Nacional de Promoção da Saúde : PNaPS : revisão da Portaria MS/GM nº 687, de 30 de março de 2006 / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância à Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2014. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/politica_nacional_promocao_saude_pnaps.pdf

    Rocha DR, Alexandre VP, Marcelo VC, Resende R,  Nogueira JD, Akerman, M. Processo de revisão da Política Nacional de Promoção da Saúde: múltiplos movimentos simultâneos. Ciência & Saúde Coletiva, 19(11):4313-4322, 201. DOI: 10.1590/1413-812320141911.11232014

    Advocacia em saúde

    Germani ACCG, Aith Advocacia em promoção da saúde: conceitos, fundamentos e estratégias para a defesa da equidade em saúde. R.Dir. Sanit, 2013; 14(1): 34-59. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2316-9044.v14i1p34-59

    Canel MR, Castro CJ. A advocacia em saúde como uma estratégia para a promoção da saúde. Ver Dir Santit, 2008; 9(1): 74-85. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2316-9044.v9i1p74-85

    Aith FMA. Direito à saúde e democracia sanitária: experiências brasileirasR. Dir. sanit., São Paulo v.15 n.3, p. 85-90, nov. 2014/fev. 2015


  • 12a Aula

    31 de outubro Políticas Públicas em Segurança Alimentar e Nutricional.  (grupo 6)

    1.       Pinto HS. A Segurança alimentar e nutricional no Brasil. (parte 1): a modernização do Estado e os avanços na superação da fome. Brasília: Núcleo de estudos e pesquisas/CONLEG/Senado, agosto de 2014 (Texto para discussão nº 150) disponível em https://www12.senado.leg.br/publicacoes/estudos-legislativos/tipos-de-estudos/textos-para-discussao/td-150-a-seguranca-alimentar-e-nutricional-no-brasil-parte-1-a-modernizacao-do-estado-e-os-avancos-na-superacao-da-fome

    2. Jaime PC, Delmuè DCC, Campello T, Silva DO, Santos LMP. Um olhar sobre a agenda de alimentação e nutrição nos trinta anos do Sistema Único de Saúde. Ciência & Saúde coletiva, 2018. 23(6): 1829-36. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/csc/v23n6/1413-8123-csc-23-06-1829.pdf

  • 13a Aula

    7 de novembro - O enfoque da promoção da saúde nos programas de nutrição e segurança alimentar (grupo 7)

    GALLINA, L S et al . Representações sobre segurança alimentar e nutricional nos discursos de um Conselho de Alimentação Escolar. Saude soc.,  São Paulo ,  v. 21, n. 1, Mar.  2012 . Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-12902012000100010&lng=en&nrm=iso>.

    Lemos ANLE. Efetivação dos direitos sociais com enfoque na segurança alimentar. Especiaria - Cadernos de Ciências Humanas. 2015, 14(26): 141-164. Disponível em http://periodicos.uesc.br/index.php/especiaria/article/view/1055/958

    Weitzman R. Construção participativa de um modelo de formação de educadores comunitários em segurança alimentar e nutricional.  Disponível em: http://www.redemg.org.br/?iid=56


  • 14a aula

    14 de novembro - Reservado para a 1a parte da prova

  • Tópico 15

    15a Aula - Avaliação da disciplina, auto e heteroavaliação 

                       PROVA