Programação

  • Docente Responsável

    Maria Cristina da Costa Marques



  • Objetivos

    Proporcionar reflexão aos alunos para que possam compreender a formação do campo da Saúde Pública no Brasil como uma política pública, bem como as bases teóricas e políticas que a conformaram em diferentes períodos históricos e que apoiaram a formulação do projeto da Reforma Sanitária Brasileira e do Sistema único de Saúde.

  • Programa Resumido

    De abordagem interdisciplinar, o curso apresenta a evolução da Saúde Pública no Brasil, nos diferentes contextos sociopolíticos do século XIX ao século XX.  Tomam-se as mudanças sociais que configuraram a sociedade brasileira, situando, aí, a constituição e o desenvolvimento da Saúde Pública. Discute-se a evolução desse campo a partir de fins do século XIX, destacando-se as políticas higienistas, as ações sanitárias dos Serviços de Saúde Pública, a emergência dos setores populares urbanos e a saúde, e o desenvolvimento posterior de configuração da proteção social.

  • Aula 1 - 14/03/2019

    Saúde Pública e Saúde Coletiva: Debates e disputas


    http://www.livrosinterativoseditora.fiocruz.br/sus/66/

  • Aula 2 - 21/03/2019

    Cidadania e Desigualdade em Saúde e Sanitaristas


    O que é Desigualdade em Saúde? E o Sanitarista com isto?


  • Aula 3 - 28/03/2019

    Saúde Pública – quando a saúde se torna pública. (Medicina Social e Saúde Pública)

  • Aula 4 - 04/04/2019

  • Aula 5 - 11/04/2019

    As várias faces da Saúde Pública. Disputas políticas de modelos de atenção à saúde.


     Visitas:

    • Instituto Butantã;

    • Museu de Saúde Pública Emílio Ribas.

    • Memorial da Resistência

    • Museu do Imigrante


  • Aula 6 - 25/04/2019

    Higienismo e Controle Sanitário


    Apresentações das visitas

  • Aula 7 - 02/05/2019

    As várias faces da Saúde Pública. Entre o urbano e o agrário. E o nosso sertão?

  • Aula 8 - 09/05/2019

    Saúde Pública no Brasil autoritário.



    • José da Rocha Carvalheiro

      Maria Cristina Costa Marques

      André Mota

    • A saúde consta na Declaração Universal dos Direitos Humanos, de 1948, no artigo XXV, que define que todo ser humano tem direito a um padrão de vida capaz de assegurar-lhe e a sua família, saúde e bem-estar, inclusive alimentação, vestuário, habitação, cuidados médicos e os serviços sociais indispensáveis.  Ou seja, o direito à saúde é indissociável do direito à vida, que tem por inspiração o valor de igualdade entre as pessoas.

      No contexto brasileiro, o direito à saúde foi uma conquista do movimento da Reforma Sanitária, refletindo na criação do Sistema Único de Saúde (SUS) pela Constituição Federal de 1988, cujo artigo 196 dispõe que “A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para a promoção, proteção e recuperação”.

      No entanto, direito à saúde não se restringe apenas a poder ser atendido no hospital ou em unidades básicas. Embora o acesso a serviços tenha relevância, como direito fundamental, o direito à saúde implica também na garantia ampla de qualidade de vida, em associação a outros direitos básicos, como educação, saneamento básico, atividades culturais e segurança.

      “A criação do SUS está diretamente relacionada a tomada de responsabilidade por parte do Estado. A ideia do SUS é maior do que simplesmente disponibilizar postos de saúde e hospitais para que as pessoas possa acessar quando precisem, a proposta é que seja possível atuar antes disso, através dos agentes de saúde que visitam frequentemente as famílias para se antecipar os problemas e conhecer a realidade de cada família, encaminhando as pessoas para os equipamentos públicos de saúde quando necessário” (Guia de Direitos). 



  • Aula 9 - 16/05/2019

    Reforma Sanitária Brasileira: o direito à saúde em questão.



  • Aula 10 - 23/05/2019

    Crise Democrática e impasses da Saúde Pública no Brasil.

  • Aula 11 - 30/05/2019

    Avaliação

  • Avaliação

    1. Método:
    • aulas dialogadas
    • debates


    • pesquisas


    • Visitas


       2 . Critério:

    • Seminário
    • Trabalho de conclusão da disciplina



       3. Norma de Recuperação:

    • Prova Escrita