Programação

  • Destaque

    Caros alunos, escolham pelo menos dois países com sistemas de saúde com características distintas. Identifiquem o percentual do PIB gasto em saúde, a relação entre o gasto público e privado e o valor per capita.  O dólar pareado pelo poder de compra, quando estiver disponível, é uma melhor forma de comparação. Esta atividade é opcional.


    1) Identificação, a grosso modo, da sua concepção/modelo (assistência social/liberal; seguro social; seguridade social/ nacional) 

     

    2) Gasto em saúde.

    Para apoiar a pesquisa de vocês sobre gasto em saúde, indicamos que será muito útil a utilização do 'Global health expenditure database' da Organização das Nações Unidas -ONU (clique aqui) ou do  'Health spending' da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento  Econômico - OCDE (Clique aqui).

    Como tutorial básico, pois vocês podem explorar várias questões, segue os comando básicos para acesso aos bancos anteriormente colocados:

    Pesquisando no 'Global health expenditure database' da Organização das Nações Unidas –ONU

    1.          Navegue nas diferentes abas expansíveis da caixa à esquerda.

     

    2.          Escolha o país ou os países, se desejar realizar comparações, na guia “countries” (Optamos por Argentina).

     

    3.          Selecione um ano, ou diferentes anos, se desejar realizar comparações como série histórica, na guia “years” (em nossos exemplo utilizamos 2015)

     

     

    4.          Investigue a despesa em saúde como proporção do PIB.

     

    Para tanto, acesse indicators> aggregates> Current Health Expenditure (CHE) as % Gross Domestic Product (GDP). Após isso, selecione os botões “Table” e “Chart”, para demonstração dos resultados.

    Perceba que, para 2015, o ano escolhido, na argentina, país selecionado, o gasto com saúde como proporção do PIB foi de 6.83%

     

    5.          Você também pode pesquisar o gasto com saúde per capita.

     

    Para isso, desmarque a opção “Current Health Expenditure (CHE) as % Gross Domestic Product (GDP)” e selecione o “Current Health Expenditure (CHE) per Capita in PPP”. O ‘PPP’ diz respeito a “Purchasing Power Parity”, ou seja,  paridade do poder de compra, e mede o quanto uma determinada moeda pode comprar em termos internacionais (normalmente dólar).

     

    6.          Pode-se também avaliar o percentual de gasto do governo, isto é, público, e privado, com o total gasto com saúde no país escolhido.

     

    Para isso, desmarque a opção “Current Health Expenditure (CHE) per Capita in PPP” e na guia abaixo de “Financing sources” escolha Domestic General Government Health Expenditure (GGHE-D) as % Current Health Expenditure (CHE).

     

    Perceba que do gasto atual da Argentina com saúde, em número de 2015, o percentual público foi de 71,42%, ao passo que o privado de 28,01%.

     

    Pesquisado no 'Health spending' da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento  Econômico - OCDE 

    (Frisamos que neste  estão disponíveis muitas informações sobre os sistemas de saúde de diferentes países, mas apenas para aqueles membros da OCDE. Da lista que vocês sugeriram, Cuba, Albânia e Serra Leoa não fazem parte. 

    1.    Clicar no 'Health spending'

     

    2. Ler a definição de Health spending para compreensão geral

    "Os gastos com saúde medem o consumo final de bens e serviços de saúde (ou seja, despesas correntes de saúde), incluindo cuidados de saúde pessoais (cuidados curativos, cuidados de reabilitação, cuidados prolongados, serviços auxiliares e produtos médicos) e serviços coletivos (serviços de prevenção e saúde pública), bem como administração de saúde. Os cuidados de saúde são financiados através de uma combinação de acordos de financiamento, incluindo despesas governamentais e seguro de saúde obrigatório (“Governo / obrigatório”), bem como seguros voluntários de saúde e fundos privados, como pagamentos directos das famílias, ONGs e empresas privadas (“ Voluntário"). 

    3. Escolher o país na aba "Highlighted countries". 

    Como exemplo, optaremos pela Suiça.

    4. Investigar o gasto total em saúde como proporção do PIB.

    Na aba "Perspectives" optar por  "total". Após isso, desmarque a caixa "Compare variables", abaixo desta última e  escolha a opção "% of GDP". A direita, escolha o ano desejado  em "time" na opção "yearly" ou por ano (optamos por 2017).

    Percebam que o gasto total com saúde na Suiça para 2017, em proporção do PIB, foi de 12,3%

    5. Investigar o gasto do governo, ou público, com saúde, em proporção do PIB.

    Na aba "Perspectives" optar por  "government/compulsory". Após isso, mantenha desmarcado a caixa "Compare variables", abaixo desta última aba e na imediatamente abaixo escolha a opção "% of GDP". A direita, escolha o ano desejado  em "time" na opção "yearly" ou por ano (optamos por 2017).

    Percebam que o gasto do governo ou público com saúde da Suiça para 2017 em proporção do PIB foi de 7,7%.


    6. Investigar o gasto privado em saúde, em proporção do PIB. 

    Na aba "Perspectives" optar por  "Voluntary". Após isso, mantenha desmarcado a caixa "Compare variables", abaixo desta última aba e na imediatamente abaixo escolha a opção "% of GDP". A direita, escolha o ano desejado  em "time" na opção "yearly" ou por ano (optamos por 2017).

    Percebam que o gasto do governo ou público com saúde da Suiça para 2017 em proporção do PIB foi de 4,6%.

    7. Investigue as medidas acima descritas de forma combinada, em proporção do PIB.

    Agora marque a caixa "Compare variables", abaixo da  aba "Perspectives", na qual deve-se  optar por  "Total", ''Government/Compulsory" e "Voluntary". Na aba  abaixo escolha a opção "% of GDP", para apresentar os dados em proporção do PIB. A direita, escolha o ano desejado  em "time" na opção "yearly" ou por ano (optamos por 2017).

    Ao passar o cursor do mouse nos marcadores das linhas verticais do gráfico apresentado, obtemos os resultados paras as variáveis "Total", ''Government/Compulsory" e "Voluntary", que são respectivamente 12,3%, 7,7% e 4,6%, significando que:

    A Suiça gasta 12,3% do seu PIB, ou de tudo que produz, apenas com saúde. Deste montante, 7,7% compõe o gasto atribuído ao governo ou público, e 4,6% ao gasto privado.

    Você poderia dizer, ainda, que na Suíça, o gasto público com saúde na Suíça é 92,3% maior que o gasto privado (7,7- 4,6/4,6*100=92,3%)

    5. Você também pode investigar qual é a proporção do gasto público e/ou privado, do total de gasto em saúde.

    Para isso, marque a caixa "Compare variables". Acima, na aba "perspectives", marque ''Government/Compulsory" e "Voluntary". Abaixo, opte por "% Health spending". A direita, escolha o ano desejado  em "time" na opção "yearly" ou por ano (optamos por 2017). 

    No gráfico de saída, ao passar o cursor do mouse nos marcadores das linhas verticais, percebam que do total gasto em saúde na Suíça, 62,8% foi público e 37,2% foi privado.



    6.      Você também pode investigarem o gasto em saúde não como proporções como as que apresentamos, mas  mas por dólares per-capita. 

     

    Para isso, basta escolher "US dollars/capita", na aba específica.