Aperçu des sections
-
-
-
Sites onde é possível encontrar explicações de recursos online:
A PRG disponibiliza vídeos e materiais de apoio ao uso de ferramentas digitais para o ensino de graduação. Estão disponíveis as seguintes informações:
- Como criar uma aula usando o Power Point e Notebook;
- Padlet;
- Ferramentas para transmissão ao vivo;
- Conferência Web;
- Google Meet e extensões;
- STI-USP e ferramentas de transmissão;
- Tidia-ae da USP.
Este é o Portal de aulas onde estão disponíveis vídeos sobre vários recursos para o ensino remoto:
- Postar e compartilhar no e-Disciplinas
- Tutorial sobre criação de uma vídeo-aula
- Efeito Zoom-N-Pan nos vídeos
- Alternar a posição da webcam ao longo da vídeo-aula
- Criar questionários/provas no e-Disciplinas
- Ferramenta Padlet - criando um mural interativo
Sobre o Moodle USP: e-Disciplinas
A FEA/USP disponibilizou no seu site vários tutoriais sobre o uso do Moodle.
Também estão disponíveis tutoriais sobre outras plataformas e aplicativos como:
- YouTube
- Camtasia
- Screencastomatic
- Zoom
- Jigsaw
- Kahoot
Outras informações sobre o Moodle USP podem ser encontradas no Documentação Moodles USP
Estão disponíveis tutoriais do sistema e-Disciplinas:
- Guias
- Docentes
- Alunos
- Acesso
- Perguntas Frequentes
A UNESCO disponibiliza algumas listas para atividades online:
- Recursos que promovem suporte psicossocial
- Sistemas de gerenciamento do aprendizado digital
- Sistemas construídos para usar em celulares
- Sistemas com forte funcionalidade offline
- Plataformas com cursos abertos online
- Conteúdo de aprendizado autodirigido
- Aplicativos de leitura no celular
- Plataformas de colaboração que suportam comunicação de vídeos ao vivo
- Ferramentas para professores criarem conteúdo de ensino digital
- Depósitos externos de soluções de ensino a distância
-
Recursos para o auxílio ao ensino remoto
Recursos para videochamadas
Aplicativo da Google para programar videochamadas. Uma das vantagens é de poder convocar os alunos da disciplina diretamente pelo e-mail USP deles para a chamada marcada antecipadamente.
Plataforma para videochamadas. Uma desvantagem é de se a pessoa não for cadastrada, o limite de tempo para cada chamada é de 40 minutos.
É uma plataforma para videochamadas a partir de dois participantes. Nela, é possível compartilhar áudio, vídeo, texto, imagens, quadro branco e a tela do computador. É possível fazer reuniões com mais de 75 pessoas. Neste caso, a plataforma oferece a opção de transmissão ao vivo também.
Recursos para utilizar em videochamadas
Um aplicativo com apresentações interativas. A audiência se conecta com a apresentação da videochamada e podem responder as perguntas em tempo real. Depois é possível o dono da apresentação exportar os resultados e compartilhá-los.
É uma plataforma que promove jogos de quiz. Os questionários são criados pelos professores. Os resultados saem em tempo real e é uma ferramenta de aprendizado com a possibilidade de ser utilizada em aula remota, pois cada aluno pode acessar de seu próprio dispositivo o questionário.
É um método colocado pela plataforma. Ele consiste em dividir a sala em grupos para eles trabalharem partes de algum assunto ou tema de aula para depois todos os participantes se juntarem e obterem um todo com apresentação de ideias e discussões.
Recursos para montar um material para estudos online
Esta plataforma permite gravar a tela, editar e compartilhar os vídeos. A versão gratuita possui limite de uploads (vídeos subidos para gravar ou editar).
Recursos interativos
Uma plataforma especializada em montar questionários.
Uma plataforma para criar quadros, documentos e páginas da web e compartilhar posteriormente. Tem a opção de ser algo colaborativo, ou seja, que mais pessoas podem colaborar com a montagem. É possível também adicionar fotos, documentos, links da web, vídeos e músicas nos quadros criados.
Mais informações podem ser encontradas neste vídeo:
-
Aqui você encontra o relatório do levantamento feito pelo e-Lap junto aos discentes e docentes que ministraram disciplinas de graduação no 1° semestre de 2020 sobre a avaliação das atividades desenvolvidas e sugestões para o próximo semestre.
-
-
-
-
-