Programação

  • Programa da disciplina

  • Material suplementar Tema 1

    1) Sobre a Conferência de Estocolmo:
    • Reportagem da BBC Stockholm: Birth of the green generation: http://www.bbc.com/news/science-environment-18315205
    • Reportagem do Portal Environment and Society "Only One Earth: Stockholm and the Beginning of Modern Environmental Diplomacy": http://www.environmentandsociety.org/arcadia/only-one-earth-stockholm-and-beginning-modern-environmental-diplomacy
    2) Sobre a Conferência Rio+20
    • Documento final (em português): http://www.mma.gov.br/port/conama/processos/61AA3835/O-Futuro-que-queremos1.pdf
    3) Uma visão sobre capital natural
    • The Natural Capital Project  https://naturalcapitalproject.stanford.edu/
    4) Síntese sobre sustentabilidade forte e fraca
    • https://sustainabledevelopment.un.org/content/documents/6569122-Pelenc-Weak%20Sustainability%20versus%20Strong%20Sustainability.pdf
  • Material suplementar Tema 2

    1) Assista a estes vídeos, que apresentam perspectivas muito diferentes sobre sustentabilidade na mineração:

    • http://www.gold.org/gold-mining/economic-contribution/social-economic-impact
    • https://www.youtube.com/watch?v=WvJZY14fOgk
    • http://www.nrcan.gc.ca/mining-materials/green-mining/8260

    2) Como os discursos desses vídeos se relacionam com a classificação de Dryzek (2013)?

    • Limitação das atividades humanas
    • Integração pragmática de objetivos de desenvolvimento e de proteção ambiental
    • Um processo de transição (aspirações para o futuro)
    • Fortalecer resiliência e justiça


    3) Visite os sites das associações de empresas e explore documentos, informações e posicionamentos:

    • ICMM: www.icmm.com
    • IPIECA: www.ipieca.org/
  • Material Suplementar Tema 4

    Visite o site da International Finance Corporation e consulte os principais documentos relativos a sustentabilidade:

    https://www.ifc.org/wps/wcm/connect/Topics_Ext_Content/IFC_External_Corporate_Site/Sustainability-At-IFC

    em especial, os Padrões de Desempenho

  • Atividade 1: Preparação de resenha

    Esta atividade consiste na leitura atenta e preparação de uma resenha sobre os seguintes artigos:

    (a) Holley, E.A.; Mitcham, C. The Pebble Mine Dialogue: A case study in public engagement and the social license to operate. Resources Policy 47: 18-17, 2016.

    (b) Boerchers, M.; Sinclair, A.J.; Gibson, R.B.; Halden, N.M. 2018. “Sustainability is finding the next mine”: The complicated relationships among legacies, sustainability and EA. Environmental Impact Assessment Review 71: 84-93.

    Os artigos podem ser baixados da biblioteca.

    A resenha deve conter entre 800 e 1000 palavras e abordar os seguintes tópicos:

    a.  Nome do aluno

    b.  Referência bibliográfica completa do artigo (copiar a referência acima)

    c.   Estrutura do artigo (ou seja, como está organizado)

    d.  Resumo e comentário do conteúdo de cada seção do artigo

    e.  Indicação de quais são, a seu ver, as três ideias mais importantes expostas pelos autores, apresentando um curto parágrafo sobre cada uma delas

    f.     Análise da bibliografia citada pelos autores, comentando se há artigos de revistas científicas, livros ou capítulos de livros, publicações governamentais, relatórios não publicados e quaisquer outros tipos de documentos e se a maioria das referências data de poucos anos antes da publicação do artigo

    Poste sua resenha no Moodle.


  • Atividade 1: Discussão dos artigos em sala

    Leia o artigo antes da aula, prepare sua resenha e poste-a no Moodle. Em sala, forme grupos de três ou quatro pessoas para realizar esta atividade. Os grupos deverão responder três perguntas sobre cada um dos textos.


  • Atividade 2: Preparação de trabalho em grupo (ou individual, em casos excepcionais), em formato de artigo científico

    Esta atividade consiste na preparação de um texto em forma de artigo científico sobre um tema escolhido pelo grupo a partir da lista fornecida.

    Deve-se observar a estrutura usual de um artigo científico, fazendo-se as adaptações necessárias ás características de um trabalho de disciplina. Em particular, não se espera que os trabalhos contenham resultados experimentais, de modo que a revisão bibliográfica deve constituir a parte mais relevante do trabalho.

    Os trabalhos devem atender aos limites de tamanho: entre 4000 e 6000 palavras, incluindo os seguintes tópicos:

    a.  Título em português e em inglês

    b.  Nomes e afiliações dos autores

    c.   Resumo em português e Abstract em inglês

    d.  Palavras chave em português e em inglês

    e.  Introdução

    f.     Referencial teórico

    g.    Metodologia

    h.   Resultados (ou Discussão)

    i.     Conclusões

    j.     Referências

    Poste seu trabalho no Moodle.

    Notas: (1) mesmo que se trate de um trabalho de cunho bibliográfico, é necessário descrever a metodologia utilizada

                (2) adaptações do conteúdo acima são possíveis

                (3) é importante que as citações e referências sigam rigorosamente algum padrão usual

    (4) não há regras de estilo a seguir; recomenda-se que o grupo se esmere na diagramação, de modo a facilitar a leitura.



  • Atividade 3: Avaliação cruzada de trabalho

    Nesta atividade, cada grupo avaliará o trabalho preparado por um outro grupo.

  • Atividade 2bis: Entrega da versão revisada do trabalho

    Considerando as recomendações dos revisores e uma autoavaliação por parte dos membros do grupo, entregue uma versão revisada do trabalho.

  • Trabalhos comentados

  • Material suplementar Tema 7

    Community Development Toolkit do ICMM: https://www.icmm.com/en-gb/publications/mining-and-communities/community-development-toolkit

    Caixa de Ferramentas de Avaliação Socioeconômica da Anglo American (SEAT): https://brasil.angloamerican.com/~/media/Files/A/Anglo-American-Brazil/Attachments/pdf/seat-portugues-caixa-ferramentas-avaliacao-socioeconomica.pdf