Programação

  • Tema: Introdução à Psicologia da Educação II

    Palavras/conceitos chave:  behaviorismo (condicionamento clássico, comportamento operante, reforço positivo, reforço negativo, punição e extinção) , Sócio-histórica (mundo natural e mundo humanizado, a mediação, desenvolvimento real, desenvolvimento potencial, zona de desenvolvimento potencial

    Metodologia/Estratégia:

    Diálogo com comentários da atividade realizada na aula anterior, com discussão de cada conceito proposto para a pesquisa.

    Materiais

    1. Filme "Minhas tardes com Marguerite" (discussão de relatos do filme)

    2. Conjunto de "palavras conceitos" : 1.comportamento reflexo; 2. comportamento operante; 3.reforço positivo; 4. reforço negativo; 5. punição; 6. extinção; 7.comportamento de esquiva; 8. comportamento de fuga; 9. teoria behaviorista; 10. mundo natural e mundo não natural; 11. desenvolvimento potencial; 12. desenvolvimento proximal; 13. desenvolvimento real; 14. zona de desenvolvimento proximal; 15. Mediação; 16. instrumento; 17. signo; 18. modelagem (retirada) ; 19. teoria de Paulo Freire; 20. Teoria de Vygotsky