Aperçu des sections

  • Tema: Introdução à Psicologia da Educação II

    Palavras/conceitos chave:  behaviorismo (condicionamento clássico, comportamento operante, reforço positivo, reforço negativo, punição e extinção) , Sócio-histórica (mundo natural e mundo humanizado, a mediação, desenvolvimento real, desenvolvimento potencial, zona de desenvolvimento potencial)

    Questões norteadoras:

    1. Qual a proposta da disciplina Psicologia da Educação II?

    2. Qual a relação entre as disciplinas de Psicologia I e Psicologia II?

    3. Quais os conceitos básicos das teorias Behaviorista e Vygotskyana? (breve revisão dos conteúdos básicos de Psicologia I)

    Metodologia/Estratégia:

    1. Entrega aos alunos de "palavras-conceitos" das teorias Behaviorista e Sócio Histórica (10 termos da teoria behaviorista e 10 termos da teoria Vygotskyana)

    2. Apresentação do filme "Minhas tardes com Margerite", solicitanto que os alunos atentassem para a presença ou não do "conceito" no enredo do filme

    3. Breve comentário do docente sobre detalhes do filme apresentado e sua possível reflexão pedagógica

    4. Formação de 4 grupos (g1. conceitos de 1-4; g.2 conceitos de 5-9, g3. conceitos de 10-14; g4. conceitos 15,16,17,19 e 20 -excluiu-se o conceito 18-"modelagem")

    Nesses 4 grupos os alunos deveriam discutir os aspectos que destacariam no filme e, em seguida discutir os conceitos a partir do filme.

    5. A atividade 3 será apresentada pelos grupos na próxima aula.

     

    Os alunos foram estimulados a recuperar - até o próximo encontro, os conceitos que haviam visto em Psicologia I e também buscar informações e "curiosidades" sobre o livro que deu origem ao filme e ao próprio filme.

     

    Materiais

    1. Filme "Minhas tardes com marguerite"

    2. Conjunto de "palavras conceitos" : 1.comportamento reflexo; 2. comportamento operante; 3.reforço positivo; 4. reforço negativo; 5. punição; 6. extinção; 7.comportamento de esquiva; 8. comportamento de fuga; 9. teoria behaviorista; 10. mundo natural e mundo não natural; 11. desenvolvimento potencial; 12. desenvolvimento proximal; 13. desenvolvimento real; 14. zona de desenvolvimento proximal; 15. Mediação; 16. instrumento; 17. signo; 18. modelagem (retirada) ; 19. teoria de Paulo Freire; 20. Teoria de Vygotsky