Programação
-
-
Cadernos da ABEM. Associação Brasileira de Educação Médica. Ensino de Habilidades de Comunicação em Escolas Médicas no Brasil: reflexões e experiências . – Vol. 10 (de- zembro 2014) – Rio de Janeiro: Associação Brasileira de Educação Médica, 2014.
Disponível em: http://abem-educmed.org.br/wp-content/uploads/2016/06/CadernosABEM_Vol10.pdf
-
Processo de comunicação . Profa. Dra. Daniela Ramos
A importância da comunicação no exercício profissional:
Reger Sena – repórter rádio CBN
Profa. Dra. Dagma Venturini Marques – Profa. Curso de Fonodiaulogia da Faculdade de Odontologia de Bauru
Charlie Chaplin – O corpo fala
-
Silva LMG et al. Comunicação não-verbal: reflexões acerca da linguagem corporal. Rev. Latino-Am. Enfermagem [Internet]. 2000 Ago [citado 2018 Mar 18] ; 8( 4 ): 52-58.
Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-11692000000400008&lng=pt
-
-
Representações sociais dos médicos - relações de poder
-
Zanutin L. et al Quem é o médico? Comparação das Representações do médico entre acadêmicos de medicina e usuários do SUS. RESU – Revista Educação em Saúde: v4, n1, 2016 .
-
Relação Médico Paciente - Gisele O´Dwyer de Oliveira
-
-
Empatia
Ética digital
-
1) Costa F D, Azevedo RCS. Empatia, Relação Médico-paciente e Formação em Medicina: um Olhar Qualitativo. Revista Brasileira de Educação Médica, v34n2, 2009.
2) Mahoney, S., Sladek, R.M., Neild, T. (2016). A longitudinal study of empathy in pre-clinical and clinical medical students and clinical supervisors. Retrieved January 17, 2018
3) Schweller, M., Costa, F. O., Antônio, M. . R. G. M., Amaral, E. M., & de Carvalho-Filho, M. A. (2014). The Impact of Simulated Medical Consultations on the Empathy Levels of Students at One Medical School. Academic Medicine, 89(4), 632–637. https://doi.org/10.1097/ACM.0000000000000175
-
McTighe, A. J., DiTomasso, R. A., Felgoise, S., & Hojat, M. (2016). Effect of Medical Education on Empathy in Osteopathic Medical Students. The Journal of the American Osteopathic Association, 116(10), 668. https://doi.org/10.7556/jaoa.2016.131
-
-
Entrevista estruturada
Apresentação dos vídeos construídos
-
1) Participants in the Bayer–Fetzer Conference on Physician–Patient Communication in Medical Education. Essential Elements of Communication in Medical Encounters: The Kalamazoo Consensus Statement. Academic Medicini, v76, n 4, 2001.
2) Barbara J et al.Use of the Kalamazoo Essential Elements Communication Checklist (Adapted) in an Institutional Interpersonal and Communication Skills Curriculum .J Grad Med Educ. 2010 Jun; 2(2): 165–169.
Disponível em https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2941375/
3) Kalamazoo Essential Elements Communication Checklist (adapted for Memorial Medical School).
Disponível em https://www.med.mun.ca/getdoc/926cf553-f537-4675-812b-c67559404dd3/Kalamazoo-checklist.aspx
-
Marcelo Tavares. Módulo III MÓDULO III – Recursos Básicos para o Diagnóstico. A entrevista clinica estruturada. In Psicodiagnóstico. Jurema Alcides Cunha. P 45-56
-
-
Medicina narrativa
-
Grossman E, Cardoso MHCA. As narrativas em medicina: contribuições a prática clínica e ao ensino médico. Revista Brasileira de Educação Médica. v30, n1p., 2006.
-
Medicina Narrativa: conceitos e aplicações
Processo de Comunicação. Maria Júlia Paes.
-
Medicina Narrativa: conceitos e aplicações
-