Estomatologia
Ajuda com Pesquisar cursos

Objetivos
Capacitar o aluno a reconhecer os sinais e sintomas de afecções benignas e malignas do sistema estomatognático, tanto os de origem local como os de repercussão local de doenças sistêmicas. Estar habilitado para diagnostica-las ou para suspeitar e encaminhar para áreas médicas ou odontológicas específicas. Objetivos específicos Possibilitar o aluno a ser capaz de tratar das afecções que forem de sua competência ou integrar-se a equipes formadas por especialistas afins.
 


Programa Resumido
Diagnóstico clínico e radiográfico das anomalias dentárias. Biópsia. Periapicopatias agudas e crônicas. Lesões pigmentadas. Lesões infecciosas por bactérias. Lesões brancas. Lesões ulceradas. Lesões potencialmente malignas. Câncer bucal. Anomalias craniofaciais. Cistos odontogênicos e não odontogênicos. Tumores odontogênicos. Tumores dos tecidos moles e duros dos maxilares. Doenças das Glândulas salivares. Doenças próprias da língua.

Radiologia é o ramo da ciência que se dedica ao estudo dos Raios X e suas aplicações. Tão logo a Radiologia foi aplicada na Medicina, a Odontologia tamebm se beneficiou tornando-se um recurso para auxiliar no diagnostico das lesões dentarias e ósseas. A disciplina aboradará: aspectos da Historia dos Raios X, natureza e produção dos raios X; Tubos para produção dos raios X; Aparelhos de raios X odontológicos; Fatores que influem na formação da imagem radiográfica; Filmes radiográficos e processamento; Técnicas radiográficas intraorais (periapical da bissetriz, paralelismo, interproximal); Anatomia radiográfica dento-maxilar; Efeitos biológicos e proteção dos Raios X.

Programa Resumido
A Estomatologia no currículo odontológico – Aspectos históricos e evolução. Exame clínico – Anamnese, história médica, exame físico e sinais vitais. Exames complementares. Lesões fundamentais da mucosa bucal – linguagem semiológica. Exame físico da Articulação Temporomandibular. Exame físico das glândulas salivares. Exame físico dos linfonodos.
 
 
 
Programa
1- A Estomatologia no currículo odontológico - Aspectos históricos e evolução 
2- Exame clínico - A primeira consulta
2.1- Anamnese - História Médica
2.2- Exame físico - Inspeção, palpação, auscultação, olfação
2.3- Sinais vitais - Pressão arterial, pulso, respiração, temperatura
2.4- Exame físico da ATM, dos linfonodos e das glândulas salivares
3- Exames complementares
4- Lesões fundamentais da mucosa bucal - linguagem semiológica

e-Disciplinas - Ambiente de apoio às disciplinas da USP