BAB - CIências Biológicas
Ajuda com Pesquisar cursos

Programa Resumido

A Disciplina contempla aspectos gerais sobre as macromoléculas, organelas celulares e suas funções, membrana biológica, DNA e RNA, bioenergética, comunicação celular e metabolismo integrado.

Objetivos

Capacitar o aluno a entender os mecanismos básicos envolvidos nos processos de des- e remineralizações da estrutura dentária, da doença periodontal bem como no uso racional do fluoreto para o controle da cárie e erosão dentária, evitando-se a toxicidade aguda e crônica (fluorose dentária).

Controle da ansiedade e sedação consciente. Farmacologia dos Benzodiazepínicos e Clorpromazina. Vias sensoriais da dor e controle descendente inibitório. Farmacologia dos opióides: morfina e principais derivados. Farmacologia da Codeína: Preparações farmacêuticas associadas com AINEs. Farmacologia do Tramadol: Preparações farmacêuticas associadas com AINEs. Farmacologia dos Antifúngicos: Cetoconazol, Itraconazol, Fluconazol e Terbinafina. Farmacologia dos Antieméticos. Fisiopatologia da reação Alérgica. Farmacologia da Histamina e das drogas Anti-histamínicas. Farmacologia dos Glicocorticóides e seu emprego nas reações alérgicas graves.

Fisiopatologia da dor e inflamação com enfoque na sua abordagem farmacológica. Farmacologia dos Salicilatos. Exercícios de prescrição. Farmacologia do paracetamol. Exercícios de prescrição. Farmacologia da dipirona. Exercícios de prescrição. Farmacologia dos derivados do ácido propiônico: ibuprofeno, cetoprofeno e naproxeno. Exercícios de prescrição. Farmacologia dos derivados de ácido acético: diclofenaco e cetorolaco. Exercícios de prescrição. Farmacologia do Piroxicam e Tenoxicam. Exercícios de prescrição. Princípios gerais do uso de drogas antimicrobianas. Uso profilático de antibióticos. Endocardite bacteriana. Farmacologia das penicilinas naturais e semi-sintéticas. Exercícios de prescrição. Farmacologia das associações de penicilinas com inibidores da beta-lactamase. Exercícios de prescrição. Farmacologia das cefalosporinas de primeira e segunda geração. Exercícios de prescrição.

Propiciar ao aluno noções sobre a morfologia e estrutura de bactérias, fungos e vírus, a metodologia usada no estudo destes micro-organismos e da ação que sobre eles exercem os principais agentes físicos, químicos e antibióticos. Apresentar os principais gêneros e espécies de micro-organismos com patogenicidade para o homem.
Os profissionais da área da saude, incluindo os cirurgiões-dentistas, estão frequentemente expostos a microorganismos com potencial patogênico. A Biossegurança é um conjunto de ações voltadas para a prevenção, proteção do trabalhor, minização de riscos inerentes às atividades de pesquisa, produção, ensino, desenvolvimento tecnologico e prestação de servições, visando à saúde do home, dos animais, a presenrvação do meio ambiente e a qualidade dos resultados.

A "padronização dos cuidados" é de fundamental importânica para a Prevenção e Controle de Riscos. A disiciplina irá proporcionar ao aluno conhecimentos de biossegurança necessários para a prática odontológica que são: Doenças infecciosas, prevenção e controle de infecções, pratica de assepsia, esterilização, legistações necessarias para a pratica da biossegurança na Odontologia, gerenciamento de residuos solidos e noções da Central de Material e Esterilização (CME).

e-Disciplinas - Ambiente de apoio às disciplinas da USP