Programação
Geral
Informações sobre a disciplina
Material de apoio
Aulas teóricas
Introdução e revisão
Texto de Stephen Jay Gould relatando sua reação ao descobrir que possuía um câncer grave.
Importante: para assistir ao vídeo, é necessário realizar login com número USP no e-Aulas
Testes de hipóteses
Amostragem
Atividade TBL: P-Hacking
Os alunos devem estudar, antes da aula, a leitura obrigatória indicada. Os materiais complementares indicados ajudam a entender o tema e alguns aprofundam o mesmo. No início da aula, será aplicado um teste breve (valendo nota) para verificar se os alunos estudaram o tema. A última etapa incluirá a aplicação dos tópicos estudados, resolvendo problemas propostos pelos docentes, em grupo (também valendo nota).
Leitura obrigatória
Material complementar
12 minutos. Fala sobre p-hacking, viés de publicação, replicação, etc
20 minutos. Fala sobre p-hacking, falta de replicação, distorção de artigos científicos pela mídia, etc.
9 minutos. Fala sobre replicação, "replication crisis", publicação de resultados negativos, etc.
13 minutos. Fala sobre manipulação de estudos na indústria farmacêutica e viés de publicação.
14 minutos. Fala sobre manipulação de estudos na indústria farmacêutica. Distorção de resultados científicos pela mídia. Problemas em estudos: Viés de confusão, falta de placebo ou grupo controle, grupo controle com doses erradas, estudos não-publicados.
30 min. Episódio do podcast "Fronteiras da Ciência". Ep. 35 9 Temporada (12nov2018).
Fundamentação pedagógica do TBL (Team Based Learning) para os curiosos:
Trabalho Final da disciplina
O trabalho/apresentação deverá conter basicamente os itens que estamos vendo ao longo do curso. O objetivo do seminário é aplicar os conceitos desenvolvidos na disciplina em um problema escolhido pelos alunos. No mínimo, o trabalho deverá apresentar os seguintes itens:
- Apresentação do problema: Introdução sobre o assunto do trabalho; Qual a pergunta que se pretende responder;
- Estatística descritiva: Apresentação dos dados de maneira concisa e adequada. (Podem ser usados: gráficos, tabelas, medidas de tendência central e dispersão, etc).
- Estatística inferencial: Quais as hipóteses que serão testadas; teste escolhido para a análise e justificativa da escolha; resposta ao problema com base no resultado do teste.Lembrando, cada grupo deve apresentar em 10 minutos, deixando o restante para perguntas. Grupos que ultrapassarem o tempo terão sua nota reduzida. Todos os grupos devem entregar o powerpoint da apresentação aqui no edisciplinas até a data limite. Quem não entregar, não apresenta.