Cirurgia
Ajuda com Pesquisar cursos
A disciplina visa estudar os principais problemas que acometem o paciente no período pós-operatório dando ênfase à fisiopatologia e terapêutica das alterações.
Difundir informações sobre métodos de diagnóstico por imagem. Desenvolver estudo sobre anatomia, semiologia e patologia radiológica, ultrassonográfica, por tomografia computadorizada e ressonância magnética nos diferentes sistemas.
Estudo das operações preparatórias e intervenções cirúrgicas gerais e especiais, visando o tratamento das afecções apresentadas na Clínica Cirúrgica.
Capacitar o aluno a aplicar os conceitos das relações gerais dos órgãos constituintes do corpo animal, prevendo o comportamento normal e suas variações no conjunto de estruturas das principais regiões corpóreas de interesse clínico-cirúrgico, possibilitando através do caráter aplicado a extrapolação de dados morfológicos regionais, como subsídio as áreas de aplicação.
•Estudar o mecanismo de ação e o uso clínico dos principais fármacos utilizados em anestesia; •avaliação pré-operatória e monitoração no período peri-operatório; •emprego de técnicas anestésicas nas diferentes espécies domésticas; •proporcionar conhecimentos que possam promover melhores condições aos pacientes através do estudo de dor e analgésicos, fármacos vasoativos, fluidoterapia e reanimação cardiopulmonar.
Proceder o estudo do diagnóstico e tratamento das afecções cirúrgicas de animais de grande porte, principalmente em equinos e ruminantes, por meio do conteúdo programático, valendo-se, outrossim, da propedêutica cirúrgica e da terapêutica cirúrgica. Para tanto, a disciplina oferece aulas teóricas expositivas, aulas práticas hospitalares e de campo, além de discussões de casos clínicos.
A disciplina objetiva à capacitação dos discentes ao conhecimento das principais afecções cirúrgicas que acometem cães e gatos. Para tanto, visa proceder ao estudo do diagnóstico e tratamento das afecções cirúrgicas nestas espécies, por meio de conteúdo programático baseado em clínica cirúrgica e apoiado por propedêutica e terapêutica cirúrgicas. Para tanto, são oferecidas aulas teóricas e práticas para o estudo do animal enfermo, buscando propiciar formação criteriosa e sistematizada aos discentes, na referida área do conhecimento.
A disciplina objetiva à capacitação dos discentes ao reconhecimento anatômico e funcional do olho e de seus anexos assim como das principais afecções clínicas e cirúrgicas que os acometem, nas espécies domésticas. Para tanto, visa propiciar a aquisição de conhecimento sobre etiologia, fisiopatogenia, sinais clínicos, tratamento e prognóstico dessas doenças. O conteúdo ministrado busca contribuir à complementação da formação clínico-cirúrgica dos graduandos.
Aprofundar os conhecimentos teórico-práticos sobre métodos de diagnóstico por imagem em pequenos animais, enfatizando suas diferentes utilidades e indicações clínicas

e-Disciplinas - Ambiente de apoio às disciplinas da USP