Kursthemen
-
O curso destina-se a iniciar o treinamento dos alunos de medicina nas técnicas de comunicação com os pacientes com o objetivo de estabelecer relação médico-paciente efetiva para o desenvolvimento de um relacionamento verdadeiro, genuíno, terapêutico e gratificante tanto para o médico como para o paciente. A ênfase foi colocada na aquisição de conhecimentos e habilidades que devem ser construídas durante todo o curso médico para que, ao final, o profissional formado exerça a medicina dentro de uma visão humanista, obedecendo a padrões éticos elevados que reforcem o conceito central da prática médica como atividade de ajuda, de restauração da saúde, de manutenção do equilíbrio biopsicossocial e não apenas como atividade técnica-científica de diagnóstico e tratamento de uma determinada doença.
-
Responsável pela Disciplina no Moodle: Profa. Dra. Fabíola Traina (ftraina@fmrp.usp.br) e Profa. Dra. Elen Almeida Romão (earomao@fmrp.usp.br);
tel 16 3602 2294/ 16 3602 2563
Contato Secretaria da Graduação do Departamento de Clínica MédicaLocal: Sexto andar HC FMRP USP – Departamento de Clínica Médica
Secretária: Cleusa Aparecida Fávero Massocato
Telefone: 16 – 3202-2563
Contato Secretaria do Hemocentro
Local: Hemocentro de Ribeirão Preto - Diretoria
Secretária: Dalvinha
Telefone: 16 - 2101-9300
Coordenadores:
Clinica Medica:
Profa. Dra. Elen Almeida Romão
Profa. Dra. Fabíola Traina
Prof. Dr. Luiz Ernesto de Almeida Troncon
Neurociências e Ciências do Comportamento:
Profa. Dra. Flávia de Lima Osório
Puericultura e Pediatria:
Prof. Dr. Maria Célia Cervi
Metodologia de EnsinoO Curso de Introdução à Comunicação com o Paciente é eminentemente prático. Compreende atividades em grupo junto aos pacientes internados ou no ambulatório, discussão de entrevistas médicas filmadas, redação de observações clínicas, aulas teóricas, atividades de protagonização e simulação de situações clínicas onde as habilidades de comunicação serão treinadas.
-
Apresentação da Disciplina
Aspectos Conceituais I
Preleção Dialogada sobre habilidades de comunicação com o paciente
(Arquivos adicionais disponíveis na página de Apresentação)
Consulta Médica de Uma Gestante
Jan Steen, século XVII. Galeria Nacional, Praga -
Construindo a relação médico paciente
Discussão Complementar DocCom 6 & 13
Jan Steen - A Visita Médica - 1662 -
Discussão do Roteiro de Calgary-Cambridge.
Demonstração e discussão de entrevista fundamentada pelo Guia de Calgary-Cambridge realizada pelo docente.
Discussão sobre dificuldades enfrentadas na comunicação.
Guia Calgary-Cambridge
Esquema da Consulta Médica
Jan Steen - A mulher doente.
-
Protagonização I
Prática de Comunicação
(reforço de aspectos relevantes
do Guia Calgary-Cambridge )
Exploração de Tópicos genéricos
Simulação com Docente
FeedbackMaterial:
Guia Calgary-Cambridge
Esquema de Consulta Médica
Samuel van Hoogstraten
A mulher anêmica - 1660
-
Apresentação do Roteiro de Anamnese
Entrevista com Pacientes (em duplas)
Redação e Discussão
Material de Apoio:
Esquema da Consulta Médica
Guia Calgary-Cambridge
Roteiro de Anamnese
Picasso - Ciência e Caridade -
Entrevista com Pacientes
Filmagens
Redação e Discussão
Material de Apoio:
Esquema da Consulta Médica
Guia Calgary-Cambridge
Roteiro de Anamnese
A Criança Doente
-
Aspectos básicos da comunicação com o Paciente
Discussão de Entrevistas Filmadas
Jan Steen ou um discíppulo - Séc. XVII
A medical practitioner taking a woman's pulse
-
Entrevista com Pacientes
Redação e Discussão
Material de Apoio:
Esquema da Consulta Médica
Guia Calgary-Cambridge
Roteiro de Anamnese
Michiel van Musscher (1645 - 1705)
Médico avaliando o pulso de uma jovem senhora
-
Discussão de temas de difícil manejo
ou complexos na elaboração da história clínica.
Discussão complementar DocCom módulo 33
Norman Rockwell
Sala de Espera de Consultório Médico
-
Protagonização II
Prática de
Comunicação(reforço de aspectos
relevantes do Guia
Calgary-Cambridge +
Caracterização de Sintomas)
Material de Apoio:
Esquema da Consulta Médica
Guia Calgary-Cambridge
Roteiro de Anamnese
William Osler em visita ao enfermos no Johns Hopkins Hospital
-
AVALIAÇÕES PRÁTICA E TEÓRICA