Programação

  • Customer Discovery

    Neste módulo, vamos trabalhar com Customer Discovery. Ou seja: achar um problema que tenha alguém interessado em comprar!

    Para tanto, você deve escolher um parceiro. A priori, inscrito na disciplina, mas pode ser alguém de fora, se você vai usar esta oportunidade para trabalhar em um problema real. 

    Vocês vão escolher um problema e identificar os possiveis mercados. Esta análise será registrada no deck PM-Fit (Problem-Market Fit).

    E então, devem analisar que mercados se interessam pela sua oferta, através de entrevistas. Devem ser realizadas pelo menos 20 (vinte!) entrevistas presenciais (30 entrevistas, em caso de grupos com 3 participantes). Não serão aceitas entrevistas através de formulários na Internet, nem entrevistas com colegas, nem com familiares. Cada entrevista deve ser registrada em um slide no deck de Entrevistas.

    Neste processo, vocês devem descobrir se encontraram um problema que vale a pena ($$$ !) ser resolvido. Devem, portanto, analisar a oportunidade e avaliar quanto dinheiro se pode obter dela e decidir "Manter ou Pivotar". Não há um formato específico para esta análise mas é essencial que ela seja numérica, como o exercício feito em sala na 2a aula.

    Nos dias 30ago e 13set, teremos "flipped classroom", com apresentação intermediária dos resultados obtidos até então. Cada grupo terá 3 minutos para apresentar a idéia e o que encontrou de interessados. Os feedbacks serão de até 5 minutos (professores e alunos).

    A entrega final será no dia 27set, com apresentação do resultado da decisão "Manter ou Pivotar", também com 3 minutos para cada grupo e 5 minutos de feeback.


  • Design Sprint

    O objetivo desta atividade é entender os processos atuais de geração de alternativas, como Design Thinking, Design Sprint e outros.

    No trabalho anterior, mesmo que você tenha concluído que não encontrou o PM-Fit (Problem-Market Fit), avance na idéia para compreender o processo de "design". Mas, se preferir mudar, sem problemas!

    Para vivenciar o processo de design, escolha um aspecto de design, dentre os muitos aspectos que devem estar incluidos no seu produto. Pode ser um aspecto micro (p.ex: qual a temperatura ideal do café?) ou um aspecto macro (p.ex. como evitar fake news:). Reúna seu grupo (2 a 3 pessoas) com mais 4+ pessoas (irmão, pai, mãe, amigo, vizinho,etc; legal se tiver variabilidade de perfis) e execute o processo, como feito em sala de aula. Documente esta reunião, com fotos das pessoas e dos post-its.

    Deste processo coletivo, deve sair a idéia mais votada no "zen voting". Pegue esta idéia para fazer prototipação. Você deve fazer pelo menos 20 entrevistas, para validação do protótipo junto a usuários REAIS. Lembre-se que, na fase de PM-Fit, você precisa definir um segmento de mercado. Assim, estas entrevistas devem ser com pessoas deste segmento!

    Reuna todas estas informações em uma apresentação de 3min que será no dia 29nov. Podem haver slides adicionais, que você não apresentará (como os post-its, por exemplo) mas que estarão neste PPT que vc entregará.

    A apresentação deve ter:

    -PM-fit (qual o problema a ser resolvido? qual o mercado?)

    -que aspecto de design foi escolhido para ser discutido?

    -qual a idéia vencedora do zen voting?

    -que experimentos de validação foram feitos para analisar a idéia?

    -qual o resultado dos experimentos?

    (3min, 5slides max!)

    No PPT, devem haver slides que não serão mostrados, contendo 

    -fotos da sessão de design

    -fotos dos post-its

    -resultado de todas as entrevisas realizadas


    =========================================================================

    Referencias

    Leia

    http://www.garage2020.nl/wp-content/uploads/2017/01/DesignSprintMethods.pdf

    e, se tiver tempo, aprofunde com

    https://www.innovationleader.com/downloads/DesignSprint.pdf/////




  • Tópico atual

    REC

    A prova REC será fazer o trabalho inicial, de customer-problem fit, com no mínimo 20 entrevistas


e-Disciplinas - Ambiente de apoio às disciplinas da USP