Engenharia Hidráulica e Sanitária
Apresentar conceitos e técnicas de gestão ambiental.
. Estimular práticas conservacionistas através da sistematização e regulamentação do reúso de águas para fins benéficos: 2. Demonstrar as vantagens ambientais sócio-econômicas e técnicas do uso de águas de baixa qualidade para fins benéficos; 3. Proporcionar bases técnicas e institucionais para priorizar as modalidades de reúso e avaliar os riscos e benefícios associados; 4. Proporcionar elementos para o desenvolvimento de projetos integrados de sistemas de tratamento e reúso em função das características culturais técnicas e sócio-econômicas brasileiras.
Discorrer como as mudanças climáticas afetam os Processos Marítimos das marés, correntes, ondas, processos litorâneos e estuarinos, acarretando impactos nas obras existentes e nos projetos de Engenharia Portuária e Costeira, que devem ser adaptados e contemplar tais efeitos. A apresentação de conceitos, práticas e soluções de projeto de infraestruturas de obras marítimas para adaptar e reduzir vulnerabilidade ds estruturas a estes impactos complementam os objetivos.
O objetivo da disciplina é abordar aspectos microbiológicos, sob o ponto de vista da engenharia, visando ao tratamento biológico de efluentes. Desta maneira, formam-se profissionais capazes de aliar engenharia à microbiologia, e com um entendimento mais completo e versátil dos bioprocessos aplicados ao tratamento de efluentes.
Desenvolver conceitos e ferramentas para a análise do comportamento hidráulico dos cursos d´água naturais em termos de escoamento e estabilidade, de forma a criar as bases para ações e intervenções sustentáveis.
Apresentar aos alunos as fontes de poluentes emergentes; seus efeitos no Homem e no meio ambiente; as formas de prevenção à poluição em fontes que geram águas residuárias contendo tais poluentes; as técnicas para identificação e quantificação dos poluentes, bem como a caracterização baseada em efeitos das águas residuárias.
Fornecer aos alunos os conceitos necessários para se projetar e implantar os sistemas prediais de água fria, água quente, esgoto, águas pluviais e combate a incêndio.
Fornecer aos alunos os conceitos necessários para se projetar e implantar os sistemas prediais de água fria, água quente, esgoto, águas pluviais e combate a incêndio.
Fornecer os conceitos básicos de transporte de sedimentos em rios, através de equações clássicas, devidamente uniformizadas com o uso de análise dimensional.

e-Disciplinas - Ambiente de apoio às disciplinas da USP