Programação
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ESCOLA DE ENFERMAGEM DE RIBEIRÃO PRETO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
CENTRO COLABORADOR DA OPAS E OMS PARA DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA EM ENFERMAGEMERM0106 - Políticas e Organização dos Serviços de Saúde - (2018 - Bacharelado)
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Prezados Estudantes, sejam bem vindos!
Esta disciplina pretende proporcionar a vocês oportunidades de aprendizado que potencializem o desenvolvimento de atributos (conhecimentos, habilidades e atitudes) que possibilitem compreender o cenário sócio–político-econômico e cultural onde se conformam as políticas de saúde e organização dos serviços de saúde; conhecer as transformações das políticas de saúde e formas de organização do setor saúde no Brasil; identificar o papel do Estado no contexto das políticas de saúde e reconhecer a articulação destas com os demais setores da sociedade; conhecer a trajetória do direito à saúde e a interface com as lutas e movimentos sociais no Brasil.
Desejamos muito sucesso nesta etapa de trabalho e estudos!
Profs. Pedro Palha, Aline Monroe e Tiemi Arakawa.
Alunos PAE: Nanci Saita e Regiane Bezerra Campos.
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Nessa aula daremos início a Unidade I da disciplina.
Os objetivos desse encontro serão:
- Explicar o funcionamento geral da disciplina;
- Identificar aspectos do contexto social que influenciam as condições de vida dos indivíduos;
- Sensibilizar-se acerca das questões políticas e sociais que envolvem alguns grupos sociais.Para isso, a aula será dividida em três partes:
1° PARTE
- Apresentação da disciplina - atividades de avaliação, conteúdos e o cronograma de trabalho;
- Dinâmica de trabalho: constituição de 08 grupos (7 grupos de 9 alunos e 1 grupo de 8 alunos) que serão os mesmos do início ao final da disciplina;
- Orientação sobre as atividades a serem realizadas como requisitos para a avaliação da disciplina.
- Orientações sobre observação de reunião do Conselho Municipal de Saúde (23/08, 20/09, 18/10 às 19h no Auditório da SMS - R. Prudente de Moraes, 457, Centro) OU de reunião da COMSAÚDE - Comissão Municipal de Saúde (14/08, 11/09, 09/10 às 18h no Auditório da SMS - R. Prudente de Moraes, 457, Centro)
2° PARTE
Documentário: Meninas
- Apresentação do Documentário: “Meninas” – 70 min
- Durante o filme os alunos deverão levantar os aspectos principais presentes ao longo da história.
3ª PARTE
- Discussão em grupos sobre o documentário – produção de cartaz (50min) – apresentação para a sala (5min/grupo);
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Os objetivos dessa aula serão:
- Identificar aspectos culturais e sociais que podem interferir no cuidado em saúde;
- Diferenciar assistência à saúde de cuidado em saúde;
- Identificar como a postura do profissional de saúde pode influenciar no cuidado de pessoas em situação de vulnerabilidade social;
- Apreender sobre as diversidades, riscos e vulnerabilidades sociais.Para isso, faremos a leitura dirigida dos seguintes textos:
Bibliografia Básica (obrigatório):
O cuidado, os modos de ser (do) humano e as práticas de saúde (o Caso da Dona Violeta) - José Ricardo de Carvalho Mesquita Ayres
Risco ou vulnerabilidade social? (Rosane Janczura)
Bibliografia Complementar (opcional):
A Saúde e seus Determinantes Sociais - Paulo M. Buss e Alberto Pellegrini Filho
E teremos uma aula a respeito dos Determinantes Sociais da Saúde (DSS) com um convidado.
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Nessa aula teremos como objetivo a apresentação da associação feita pelo grupo entre os aspectos do contexto social que podem influenciar a condição de vida de indivíduos e o papel do trabalhador de saúde frente a essa realidade. Além disso, devem relacionar o texto a conhecimentos prévios, como a concepção de saúde-doença e o modelo de atenção à saúde.
As atividades dessa aula serão:
- Apresentação
de trabalho referente a Unidade I: cada grupo terá 10 minutos para realizar a sua apresentação e, em seguida, será aberta para discussão com os demais colegas e professores, com um tempo de 10 minutos. Sendo assim, cada grupo terá um total de 20 minutos;
- Postagem de Tarefa: cada grupo deverá postar seu relatório com a relação feita entre o documentário "Meninas" com o texto lido pelo grupo até dia 24/08/2018.
Obs.: Lembrem-se que todos os relatórios devem ser postados em Word, com a fonte Times New Roman, tamanho 12 e espaçamento 1,5 entre as linhas.
- Apresentação
de trabalho referente a Unidade I: cada grupo terá 10 minutos para realizar a sua apresentação e, em seguida, será aberta para discussão com os demais colegas e professores, com um tempo de 10 minutos. Sendo assim, cada grupo terá um total de 20 minutos;
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Nessa aula daremos início a Unidade II da disciplina.
Os objetivos da aula de hoje serão:
- Escolher uma população em situação de vulnerabilidade social para trabalhar durante a disciplina;
- Apresentar os motivos que levaram a escolha da população;
- Identificar os aspetos que tornam essa população vulnerável.A aula será dividida em quatro momentos:
- Escolha
da população de estudo: cada grupo deve escolher uma população para estudar ao longo
da disciplina e justificar sua escolha.
- Os grupos devem descrever o que entendem sabem sobra a população escolhida e o que moveu o grupo na escolha dessa população;
- Posteriormente, os grupos devem realizar uma busca de artigos ou textos e justificar sua escolha com base na literatura.
- Cada Grupo deve apresentar (oral) a população escolhida e a justificativa para a escolha dessa temática;
- Sugestão de população:
· Pessoas em situação de rua;
· Pessoas privadas de liberdade;
· População LGBTQIA;
· População negra;
· Profissionais do sexo;
· População campo, águas, floresta;
· População indígena;
· Pessoas com deficiência;
- Escolha
da população de estudo: cada grupo deve escolher uma população para estudar ao longo
da disciplina e justificar sua escolha.
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Nesta aula teremos como objetivo:
- Relacionar os princípios e diretrizes do SUS ao cuidado da população escolhida pelo grupo.Para isso, serão feitas as seguintes leituras dirigidas:
Bibliografia básica:
BRASIL. Constituição Federal. Capítulo 2: da Seguridade Social. 1988.
Iniquidade e saúde: a determinação social do processo saúde-doença (Rita Barradas Barata);
O sistema de saúde brasileiro: história, avanços e desafios. (Jairnilson Paim, Claudia Travassos, Celia Almeida, Ligia Bahia, James Macinko);
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Nessa aula teremos como objetivos:
- Apresentar a associação entre os princípios e diretrizes do SUS e a sua influência sobre o cuidado em saúde da população escolhida;
- Associar as possíveis necessidades em saúde da população escolhida e o papel do trabalhador de saúde (enquanto trabalhador do SUS).As atividades dessa aula serão:
- Apresentação de trabalho referente a Unidade II: 3 GRUPOS APRESENTARÃO NESTE DIA (População Negra, Pop. LGBTQ+, Profissionais do Sexo). Cada grupo terá 25 minutos para realizar a sua apresentação e, em seguida, será aberta para discussão com os demais colegas, professores e convidados, com um tempo de 25 minutos. Sendo assim, cada grupo terá um total de 50 minutos;
- Postagem de Tarefa: cada grupo deverá postar seu relatório com a relação feita entre os princípios do SUS e a população escolhida pelo grupo ATÉ DIA 24-09.
- Apresentação de trabalho referente a Unidade II: 3 GRUPOS APRESENTARÃO NESTE DIA (População Negra, Pop. LGBTQ+, Profissionais do Sexo). Cada grupo terá 25 minutos para realizar a sua apresentação e, em seguida, será aberta para discussão com os demais colegas, professores e convidados, com um tempo de 25 minutos. Sendo assim, cada grupo terá um total de 50 minutos;
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Nessa aula daremos continuidade a apresentação dos trabalhos.
Mantemos os mesmos objetivos do encontro passado:
- Apresentar a associação entre os princípios e diretrizes do SUS e a sua influência sobre o cuidado em saúde da população escolhida;
- Associar as possíveis necessidades em saúde da população escolhida e o papel do trabalhador de saúde (enquanto trabalhador do SUS).As atividades dessa aula serão:
- Apresentação de trabalho referente a Unidade II: OS 4 GRUPOS RESTANTES APRESENTARÃO NESTE DIA. (Pop. Indigena, Pop. Campo, Floresta e Aguas, Pop. Privada de Liberdade, Pop. em Situação de Rua). Cada grupo terá 25 minutos para realizar a sua apresentação e, em seguida, será aberta para discussão com os demais colegas, professores e convidados, com um tempo de 25 minutos. Sendo assim, cada grupo terá um total de 50 minutos;
- Postagem de Tarefa: cada grupo deverá postar seu relatório com a relação feita entre os princípios do SUS e a população escolhida pelo grupo ATÉ DIA 01-10. ATENÇÃO: O GRUPO DA POP. DO CAMPO, FLORESTA E AGUAS PODERÁ ENVIAR SEU RELATÓRIO ATÉ DIA 08-10.
- Apresentação de trabalho referente a Unidade II: OS 4 GRUPOS RESTANTES APRESENTARÃO NESTE DIA. (Pop. Indigena, Pop. Campo, Floresta e Aguas, Pop. Privada de Liberdade, Pop. em Situação de Rua). Cada grupo terá 25 minutos para realizar a sua apresentação e, em seguida, será aberta para discussão com os demais colegas, professores e convidados, com um tempo de 25 minutos. Sendo assim, cada grupo terá um total de 50 minutos;
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Os objetivos da aula de hoje serão:
- Identificar as propostas de saúde dos candidatos a presidência nas eleições 2018;
- Identificar propostas relacionadas a determinantes sociais e às populações escolhidas nos projetos de governo dos candidatos a presidência nas eleições 2018,
- Apreender sobre a existência de políticas públicas voltadas para determinados grupos sociais,- Apreender sobre a estrutura do Estado brasileiro (relação entre os poderes) e sobre as instâncias e instrumentos de gestão no SUS.
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Nessa aula daremos início a Unidade III da disciplina.
ESTA AULA NÃO É PRESENCIAL. VOCÊS PODEM SE ORGANIZAR EM GRUPOS OU INDIVIDUALMENTE PARA FAZEREM A LEITURA DO TEXTO E PREPAREM O ROTEIRO DE LEITURA.
Os objetivos da leitura serão:
- Identificar os espaços de participação social no SUS;
- Relacionar a participação social no SUS e a possibilidade de propor políticas públicas de saúde para a população escolhida.
Para isso, vocês farão a leitura dirigida do seguinte texto sobre Participação Social:
"Democracia Participativa e Controle Social na Saúde", páginas 7 a 10 e 34 a 51 (siga a numeração de páginas do texto).
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Os objetivos para essa aula serão:
- Vivenciar alguns aspectos relacionados à participação social no SUS;
- Pontuar aspectos teóricos relacionados à construção do SUS e a importância da participação social;
- Relacionar a participação social no SUS e a possibilidade de propor políticas públicas de saúde para a população escolhida.
Para isso, faremos uma atividade em sala de aula, em formato de oficina de Participação social e Representatividade.
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Os objetivos dessa aula serão:
- Apresentar o papel da participação social na construção de políticas públicas para a saúde;
- Apresentar a associação entre a participação social da população escolhida e a construção das políticas públicas de saúde voltadas para esse grupo de pessoas;
- Apresentar o papel que o trabalhador de saúde poderia ter frente à construção de políticas públicas para a população escolhida.Para isso, as atividades dessa aula serão:
- Apresentação de trabalho referente a Unidade III: cada grupo terá 10 minutos para realizar a sua apresentação e, em seguida, será aberta para discussão com os demais colegas e professores, com um tempo de 10 minutos. Sendo assim, cada grupo terá um total de 20 minutos;
- Postagem de Tarefa: cada grupo deverá postar seu relatório com a relação feita entre os princípios do SUS, a importância da participação social na saúde e a proposição de políticas públicas que tenham como alvo a população escolhida pelo grupo (2 laudas).
- Apresentação de trabalho referente a Unidade III: cada grupo terá 10 minutos para realizar a sua apresentação e, em seguida, será aberta para discussão com os demais colegas e professores, com um tempo de 10 minutos. Sendo assim, cada grupo terá um total de 20 minutos;
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Os objetivos desse encontro serão:
- Avaliar como a disciplina contribuiu para sua formação como enfermeiro;
- Avaliar como aconteceu o processo de construção do conhecimento de acordo com os temas e metodologias utilizadas durante as aulas.Para isso, serão feitas:
- Avaliação da disciplina;
- Avaliação individual da disciplina.