Interdepartamentais da EERP
- Docente: Aline Aparecida Monroe
- Docente: Kelly Graziani Giacchero Vedana
- Docente: Maria Celia Barcellos Dalri
- Docente: Renata Karina Reis
- Docente: Aline Aparecida Monroe
- Docente: Kelly Graziani Giacchero Vedana
- Docente: Maria Celia Barcellos Dalri
- Docente: Renata Karina Reis
Geral:
Que o aluno seja capaz de desenvolver atributos procedimentais, cognitivos e afetivos na área de competência do cuidado individual, coletivo e da organização/gestão do cuidado integral com ênfase nos serviços de saúde da área hospitalar por meio da inserção do estudante em diferentes contextos da pratica profissional de saúde da criança e adolescente, saúde da mulher, saúde do adulto e idoso em situações clinicas e cirúrgicas, saúde mental e psiquiátrica.
Específicos:
Os objetivos específicos a serem alcançados pelos estudantes estão descritos na perspectiva da atuação gerencial, assistencial, investigativa e educativa permeada pelas habilidades atitudinais.
Dimensão Atitudinal
O estudante deverá ser capaz de:
-- Relacionar-se com docentes, enfermeiro supervisor, equipes de enfermagem e demais profissionais da saúde, usuários do serviço de saúde e familiares, dentro dos princípios éticos, profissionais, humanísticos e sociais;
-- Apresentar postura de acordo com as regras sociais, pessoais e profissionais estabelecidas;
-- Demonstrar por meio das atividades propostas pela disciplina e cenário de prática, os elementos essenciais para o processo de ensino e aprendizagem e êxito acadêmico: confiança, criatividade, interesse, flexibilidade, curiosidade, compreensão, perseverança;
-- Aplicar conceitos adquiridos ao longo da formação acadêmica, demonstrando senso crítico e compromisso com as boas práticas de enfermagem, primando pela segurança e qualidade;
-- Assumir postura de corresponsabilidade com o processo de ensino e aprendizagem, demonstrando envolvimento, assiduidade e pontualidade;
-- Usar técnicas para estabelecer comunicação com a equipe de saúde, usuários do serviço de saúde e familiares;
-- Apresentar-se com traje adequado para atuação profissional na AH : roupa branca, jaleco branco, tênis ou sapato fechado, crachá, cabelo preso quando necessário;
-- Demonstrar postura de cooperação técnico-científica com a equipe;
-- Atuar de forma ética, responsável e cooperativa no aperfeiçoamento do processo de avaliação e auto avaliação.
Dimensão Gerencial
O estudante deverá ser capaz de:
-- Relacionar-se com os docentes, enfermeiro supervisor, equipes de enfermagem e demais profissionais da saúde, dentro dos princípios éticos, profissionais, humanísticos e sociais;
-- Reconhecer e caracterizar a unidade de saúde e os fluxos para os demais níveis de assistência na rede de organização dos serviços de saúde no SUS;
-- Identificar as características do processo de trabalho desenvolvido nas unidades de atenção hospitalar;
-- Reconhecer as competências gerenciais do profissional responsável pelas unidades de saúde;
-- Realizar o dimensionamento de pessoal de enfermagem, considerando as características epidemiológicas e clínicas e as necessidades de cuidado da clientela;
-- Aprimorar a comunicação entre pares, equipe multiprofissional, cliente e família;
-- Exercer liderança junto à equipe e nas unidades e serviços;
-- Conhecer o perfil epidemiológico da população assistida e os indicadores de saúde obtidos com os dados registrados nos sistemas de informação disponíveis;
-- Realizar, juntamente com o enfermeiro, o diagnóstico situacional de saúde da área de abrangência do cenário hospitalar;
-- Reconhecer as prioridades do serviço e as ações desenvolvidas pela equipe de saúde que são oferecidas à população, tendo como referência o perfil epidemiológico e clínico do usuário;
-- Propor, implementar e avaliar ações de enfermagem voltadas à prevenção, promoção, recuperação e reabilitação da saúde da população a partir do diagnóstico identificado;
-- Participar ativamente com responsabilidade e envolvimento do processo administrativo da unidade de estágio, colaborando com o grupo na coleta, análise de dados e apresentação de indicadores de produtividade e qualidade da assistência;
-- Contribuir com a unidade e serviço na regulação do usuário para a Rede de Atenção à Saúde na área Hospitalar;
-- Realizar a notificação compulsória, contribuindo na busca ativa dos casos epidêmicos e endêmicos;
-- Participar na solução dos problemas relevantes levantados juntamente com o supervisor de saúde;
-- Refletir de forma crítica e contextualizada sobre as políticas de saúde, planejamento, programação e organização dos Serviços de Saúde e sua articulação com os equipamentos sociais;
-- Participar da tomada de decisão nas Unidades de Saúde em conjunto com os enfermeiros supervisores e equipe de saúde.
Dimensão Assistencial
O estudante deverá ser capaz de:
-- Relacionar-se com os docentes, enfermeiro supervisor, equipes de enfermagem e demais profissionais da saúde, dentro dos princípios éticos, profissionais, humanísticos e sociais;
-- Planejar, executar e avaliar a assistência de enfermagem de forma sistematizada, no contexto individual e coletivo nos serviços da rede de atenção hospitalar de maneira articulada com a RAS (Rede de Atenção à Saúde);
-- Propor, implementar e avaliar ações de enfermagem voltadas à prevenção, promoção, recuperação e reabilitação da saúde da população a partir do diagnóstico identificado;
-- Interagir de forma efetiva com a clientela, utilizando a comunicação (verbal e não verbal);
-- Atuar na enfermagem por meio de práticas seguras, utilizando evidências científicas integrando os aspectos biológicos, psicológicos e socioculturais do processo de cuidar;
-- Refletir de forma crítica e contextualizada sobre as políticas de saúde, planejamento, programação e organização dos Serviços de Saúde e sua articulação com os equipamentos sociais (integralidade);
-- Participar da tomada de decisão nas Unidades Hospitalares em conjunto com os enfermeiros supervisores.
Dimensão Investigativa:
O estudante deverá ser capaz de:
-- Relacionar-se com os docentes, enfermeiro supervisor, equipes de enfermagem e demais profissionais da saúde, dentro dos princípios éticos, profissionais, humanísticos e sociais;
-- Identificar os problemas da prática profissional do enfermeiro, no decorrer do estágio curricular, a partir de evidências científicas;
-- Discutir os problemas identificados com a revisão da literatura e propor soluções nos serviços, com os docentes/ enfermeiros supervisores e equipe de saúde;
-- Elaborar portfólio reflexivo / relatório, abordando as ações de cuidado de enfermagem e de gestão no contexto da atenção hospitalar, considerando as políticas de saúde.
Dimensão Educativa:
O estudante deverá ser capaz de:
-- Diagnosticar as demandas de educação de indivíduos e família da rede de atenção hospitalar;
-- Diagnosticar as necessidades de qualificação técnico-científica dos diferentes membros da equipe de enfermagem;
-- Planejar, implementar e avaliar projetos educativos junto aos usuários e/ou equipe de enfermagem/saúde das unidades/serviços da rede de atenção hospitalar;
-- Participar das discussões administrativas, educativas, assistenciais e de discussões de pesquisas;
-- Planejar, implementar e avaliar ações educativas dirigidas à equipe de enfermagem e aos usuários dos serviços de saúde.
- Docente: Aline Aparecida Monroe
- Docente: Ana Maria Laus
- Docente: Carina Aparecida Marosti Dessotte
- Docente: Eugenia Velludo Veiga
- Docente: Fabiana Bolela
- Docente: Fernanda Ludmilla Rossi Rocha
- Docente: Juliana Cristina dos Santos Monteiro
- Docente: Lucila Castanheira Nascimento
- Docente: Luiz Jorge Pedrão
- Docente: Maria Lucia do Carmo Cruz Robazzi
- Docente: Marislei Sanches Panobianco
- Docente: Regina Aparecida Garcia de Lima
- Docente: Soraia Assad Nasbine Rabeh
- Docente: Sueli Aparecida Frari Galera
- Docente: Zeyne Alves Pires Scherer
Geral
Que o aluno seja capaz de: desenvolver atributos procedimentais, cognitivos e afetivos na área de competência do cuidado individual, coletivo e da organização/gestão do cuidado integral com ênfase nos serviços de saúde da área hospitalar por meio da inserção do estudante em diferentes contextos da pratica profissional de saúde da criança e adolescente, saúde da mulher, saúde do adulto e idoso em situações clinicas e cirúrgicas, saúde mental e psiquiátrica.
Específicos
Os objetivos específicos a serem alcançados pelos estudantes estão descritos na perspectiva da atuação gerencial, assistencial, investigativa e educativa permeada pelas habilidades atitudinais.
Dimensão Atitudinal
O estudante deverá ser capaz de:
Relacionar-se com docentes, enfermeiro supervisor, equipes de enfermagem e demais profissionais da saúde, usuários do serviço de saúde e familiares, dentro dos princípios éticos, profissionais, humanísticos e sociais;
Apresentar postura de acordo com as regras sociais, pessoais e profissionais estabelecidas;
Demonstrar por meio das atividades propostas pela disciplina e cenário de prática, os elementos essenciais para o processo de ensino e aprendizagem e êxito acadêmico: confiança, criatividade, interesse, flexibilidade, curiosidade, compreensão, perseverança;
Aplicar conceitos adquiridos ao longo da formação acadêmica, demonstrando senso crítico e compromisso com as boas práticas de enfermagem, primando pela segurança e qualidade;
Assumir postura de corresponsabilidade com o processo de ensino e aprendizagem, demonstrando envolvimento, assiduidade e pontualidade;
Usar técnicas para estabelecer comunicação com a equipe de saúde, usuários do serviço de saúde e familiares;
Apresentar-se com traje adequado para atuação profissional na AH : roupa branca, jaleco branco, tênis ou sapato fechado, crachá, cabelo preso quando necessário;
Demonstrar postura de cooperação técnico-científica com a equipe;
Atuar de forma ética, responsável e cooperativa no aperfeiçoamento do processo de avaliação e auto avaliação.
Dimensão Gerencial
O estudante deverá ser capaz de:
Relacionar-se com os docentes, enfermeiro supervisor, equipes de enfermagem e demais profissionais da saúde, dentro dos princípios éticos, profissionais, humanísticos e sociais;
Reconhecer e caracterizar a unidade de saúde e os fluxos para os demais níveis de assistência na rede de organização dos serviços de saúde no SUS;
Identificar as características do processo de trabalho desenvolvido nas unidades de atenção hospitalar;
Reconhecer as competências gerenciais do profissional responsável pelas unidades de saúde;
Realizar o dimensionamento de pessoal de enfermagem, considerando as características epidemiológicas e clínicas e as necessidades de cuidado da clientela;
Aprimorar a comunicação entre pares, equipe multiprofissional, cliente e família;
Exercer liderança junto à equipe e nas unidades e serviços;
Conhecer o perfil epidemiológico da população assistida e os indicadores de saúde obtidos com os dados registrados nos sistemas de informação disponíveis;
Realizar, juntamente com o enfermeiro, o diagnóstico situacional de saúde da área de abrangência do cenário hospitalar;
Reconhecer as prioridades do serviço e as ações desenvolvidas pela equipe de saúde que são oferecidas à população, tendo como referência o perfil epidemiológico e clínico do usuário;
Propor, implementar e avaliar ações de enfermagem voltadas à prevenção, promoção, recuperação e reabilitação da saúde da população a partir do diagnóstico identificado;
Participar ativamente com responsabilidade e envolvimento do processo administrativo da unidade de estágio, colaborando com o grupo na coleta, análise de dados e apresentação de indicadores de produtividade e qualidade da assistência;
Contribuir com a unidade e serviço na regulação do usuário para a Rede de Atenção à Saúde na área Hospitalar;
Realizar a notificação compulsória, contribuindo na busca ativa dos casos epidêmicos e endêmicos;
Participar na solução dos problemas relevantes levantados juntamente com o supervisor de saúde;
Refletir de forma crítica e contextualizada sobre as políticas de saúde, planejamento, programação e organização dos Serviços de Saúde e sua articulação com os equipamentos sociais;
Participar da tomada de decisão nas Unidades de Saúde em conjunto com os enfermeiros supervisores e equipe de saúde.
Dimensão Assistencial
O estudante deverá ser capaz de:
Relacionar-se com os docentes, enfermeiro supervisor, equipes de enfermagem e demais profissionais da saúde, dentro dos princípios éticos, profissionais, humanísticos e sociais;
Planejar, executar e avaliar a assistência de enfermagem de forma sistematizada, no contexto individual e coletivo nos serviços da rede de atenção hospitalar de maneira articulada com a RAS (Rede de Atenção à Saúde);
Propor, implementar e avaliar ações de enfermagem voltadas à prevenção, promoção, recuperação e reabilitação da saúde da população a partir do diagnóstico identificado;
Interagir de forma efetiva com a clientela, utilizando a comunicação (verbal e não verbal);
Atuar na enfermagem por meio de práticas seguras, utilizando evidências científicas integrando os aspectos biológicos, psicológicos e socioculturais do processo de cuidar;
Refletir de forma crítica e contextualizada sobre as políticas de saúde, planejamento, programação e organização dos Serviços de Saúde e sua articulação com os equipamentos sociais (integralidade);
Participar da tomada de decisão nas Unidades Hospitalares em conjunto com os enfermeiros supervisores.
Dimensão Investigativa:
O estudante deverá ser capaz de:
Relacionar-se com os docentes, enfermeiro supervisor, equipes de enfermagem e demais profissionais da saúde, dentro dos princípios éticos, profissionais, humanísticos e sociais;
Identificar os problemas da prática profissional do enfermeiro, no decorrer do estágio curricular, a partir de evidências científicas;
Discutir os problemas identificados com a revisão da literatura e propor soluções nos serviços, com os docentes/ enfermeiros supervisores e equipe de saúde;
Elaborar portfólio reflexivo / relatório, abordando as ações de cuidado de enfermagem e de gestão no contexto da atenção hospitalar, considerando as políticas de saúde.
Dimensão Educativa:
O estudante deverá ser capaz de:
Diagnosticar as demandas de educação de indivíduos e família da rede de atenção hospitalar;
Diagnosticar as necessidades de qualificação técnico-científica dos diferentes membros da equipe de enfermagem;
Planejar, implementar e avaliar projetos educativos junto aos usuários e/ou equipe de enfermagem/saúde das unidades/serviços da rede de atenção hospitalar;
Participar das discussões administrativas, educativas, assistenciais e de discussões de pesquisas;
Planejar, implementar e avaliar ações educativas dirigidas à equipe de enfermagem e aos usuários dos serviços de saúde.
- Docente: Aline Aparecida Monroe
- Docente: Ana Maria Laus
- Docente: Eugenia Velludo Veiga
- Docente: Fabiana Bolela
- Docente: Fátima Aparecidda Emm Faleiros Sousa
- Docente: Fernanda Ludmilla Rossi Rocha
- Docente: Juliana Cristina dos Santos Monteiro
- Docente: Lucila Castanheira Nascimento
- Docente: Luiz Jorge Pedrão
- Docente: Maria Lucia do Carmo Cruz Robazzi
- Docente: Marislei Sanches Panobianco
- Docente: Regina Aparecida Garcia de Lima
- Docente: Soraia Assad Nasbine Rabeh
- Docente: Sueli Aparecida Frari Galera
- Docente: Zeyne Alves Pires Scherer
Promover oportunidades de aprendizado significativo, contribuindo com a formação do estudante na área de competência da educação, voltada para docência na educação profissional em enfermagem - formação de técnicos de enfermagem, com foco no acompanhamento dos estudantes do nível técnico nos cenários da saúde.
- Docente: Fernanda dos Santos Nogueira de Góes
- Docente: Rosangela Andrade Aukar de Camargo