Enf Materno-infantil e Saúde Pública
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• Discutir o conceito, métodos e técnicas de avaliação em saúde. • Expor o conhecimento ao aluno sobre a metodologia de avaliação e garantia da qualidade em Atenção Primária à Saúde – APS / Atenção Básica em Saúde – ABS. • Conhecer propostas de avaliação aplicadas aos serviços de saúde do país. • Analisar criticamente os Sistemas de Informação em Saúde que instrumentalizam o processo de avaliação nos serviços de saúde;
1. Levar os alunos a conhecer o conceito e usos da Epidemiologia, o método epidemiológico e sua aplicação em estudos descritivos, fundamentados no estudo de variáveis relacionadas à pessoa, lugar e tempo, os indicadores de saúde e os fundamentos do processo saúde-doença, tendo por base o método epidemiológico. 2. Introduzir os fundamentos para a leitura crítica da literatura epidemiológica utilizando metodologia proposta por Duncan & Schimidt. 3. Aplicar os conteúdos teóricos da Disciplina durante o desenvolvimento do Módulo Prático de Leitura Crítica, esperando-se, ao final do curso, que os alunos estejam aptos a reconhecer e aplicar os pressupostos inerentes à Epidemiologia Descritiva.
1. Levar os alunos a conhecer o conceito e usos da Epidemiologia, o método epidemiológico e sua aplicação em estudos descritivos, fundamentados no estudo de variáveis relacionadas à pessoa, lugar e tempo, os indicadores de saúde e os fundamentos do processo saúde-doença, tendo por base o método epidemiológico. 2. Introduzir os fundamentos para a leitura crítica da literatura epidemiológica utilizando metodologia proposta por Duncan & Schimidt. 3. Aplicar os conteúdos teóricos da Disciplina durante o desenvolvimento do Módulo Prático de Leitura Crítica, esperando-se, ao final do curso, que os alunos estejam aptos a reconhecer e aplicar os pressupostos inerentes à Epidemiologia Descritiva.
- Conhecer o cenário sócio–político-econômico e cultural onde se conformam as políticas de saúde e organização dos serviços de saúde. - Conhecer as transformações das políticas de saúde e formas de organização do setor saúde no Brasil. - Identificar o papel do Estado no contexto das políticas de saúde e reconhecer a articulação destas com os demais setores da sociedade. - Conhecer a trajetória do direito à saúde e a interface com as lutas e movimentos sociais no Brasil.

- Conhecer o cenário sócio–político-econômico e cultural onde se conformam as políticas de saúde e organização dos serviços de saúde. - Conhecer as transformações das políticas de saúde e formas de organização do setor saúde no Brasil. - Identificar o papel do Estado no contexto das políticas de saúde e reconhecer a articulação destas com os demais setores da sociedade. - Conhecer a trajetória do direito à saúde e a interface com as lutas e movimentos sociais no Brasil.

Identificar necessidades de saúde e necessidades humanas básicas (individuais e coletivas) e de organização/gestão do cuidado integral e serviços de saúde. Formular e elaborar problemas de saúde, considerando as dimensões biológicas, psicológicas e socioculturais presentes no processo saúde-doença, executando e avaliando as ações, no contexto do cuidado à criança e ao adolescente hospitalizados e sua família.
Identificar necessidades de saúde e necessidades humanas básicas (individuais e coletivas) e de organização/gestão do cuidado integral e serviços de saúde. Formular e elaborar problemas de saúde, considerando as dimensões biológicas, psicológicas e socioculturais presentes no processo saúde-doença, executando e avaliando as ações, no contexto do cuidado à criança e ao adolescente hospitalizados e sua família.
Objetivo geral Desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes na área de competência técnico-política da organização e gestão do sistema de saúde e prática de enfermagem para construção da integralidade tendo a atenção primária em saúde como reorganizadora dos demais níveis de atenção. Objetivos específicos: 1. Reconhecer a organização do setor saúde no Brasil à luz das diretrizes das políticas de saúde. 2. Desenvolver competências gerenciais para o trabalho de enfermagem nos serviços de Atenção Primária à Saúde na perspectiva do Sistema Único de Saúde.
Espera-se que os cursistas sejam capazes de: (a) analisar as bases da pesquisa social no sentido de remetê-las à investigação no campo da saúde; (b) discutir a validade e a pertinência dos métodos qualitativos na prática de pesquisa em saúde; (c) formular questões, estratégias e princípios de análise de pesquisa qualitativa em saúde. Na trajetória do curso, será ressaltada a perspectiva dialética como base de reflexão. Basicamente, a proposta será desenvolvida a partir da integração teoria - prática. Neste sentido, pretende-se promover atividades que contemple a discussão de leituras básicas e a aplicação de aspectos técnicos de pesquisa. Quanto ao desenvolvimento da disciplina, propriamente dito, o curso será realizado a partir de dois módulos.

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