Enf Materno-infantil e Saúde Pública
Discutir o conceito, métodos e técnicas de avaliação em saúde.
Expor o conhecimento ao aluno sobre a metodologia de avaliação e garantia da qualidade em Atenção Primária à Saúde APS / Atenção Básica em Saúde ABS.
Conhecer propostas de avaliação aplicadas aos serviços de saúde do país.
Analisar criticamente os Sistemas de Informação em Saúde que instrumentalizam o processo de avaliação nos serviços de saúde;
- Docente: Aldaisa Cassanho Forster
- Docente: Ione Carvalho Pinto
1. Levar os alunos a conhecer o conceito e usos da Epidemiologia, o método epidemiológico e sua aplicação em estudos descritivos, fundamentados no estudo de variáveis relacionadas à pessoa, lugar e tempo, os indicadores de saúde e os fundamentos do processo saúde-doença, tendo por base o método epidemiológico.
2. Introduzir os fundamentos para a leitura crítica da literatura epidemiológica utilizando metodologia proposta por Duncan & Schimidt.
3. Aplicar os conteúdos teóricos da Disciplina durante o desenvolvimento do Módulo Prático de Leitura Crítica, esperando-se, ao final do curso, que os alunos estejam aptos a reconhecer e aplicar os pressupostos inerentes à Epidemiologia Descritiva.
- Docente: Luana Seles Alves
- Docente: Ricardo Alexandre Arcencio
- Docente: Thaís Zamboni
- Docente: Tiemi Arakawa
1. Levar os alunos a conhecer o conceito e usos da Epidemiologia, o método epidemiológico e sua aplicação em estudos descritivos, fundamentados no estudo de variáveis relacionadas à pessoa, lugar e tempo, os indicadores de saúde e os fundamentos do processo saúde-doença, tendo por base o método epidemiológico.
2. Introduzir os fundamentos para a leitura crítica da literatura epidemiológica utilizando metodologia proposta por Duncan & Schimidt.
3. Aplicar os conteúdos teóricos da Disciplina durante o desenvolvimento do Módulo Prático de Leitura Crítica, esperando-se, ao final do curso, que os alunos estejam aptos a reconhecer e aplicar os pressupostos inerentes à Epidemiologia Descritiva.
- Docente: Luana Seles Alves
- Docente: Ricardo Alexandre Arcencio
- Docente: Thaís Zamboni
- Docente: Tiemi Arakawa
- Docente: Aline Aparecida Monroe
- Docente: Ione Carvalho Pinto
- Docente: Nayara Goncalves Barbosa
- Docente: Tiemi Arakawa
- Conhecer o cenário sóciopolítico-econômico e cultural onde se conformam as políticas de saúde e organização dos serviços de saúde.
- Conhecer as transformações das políticas de saúde e formas de organização do setor saúde no Brasil.
- Identificar o papel do Estado no contexto das políticas de saúde e reconhecer a articulação destas com os demais setores da sociedade.
- Conhecer a trajetória do direito à saúde e a interface com as lutas e movimentos sociais no Brasil.
- Docente: Aline Aparecida Monroe
- Docente: Giulia Karnauchovas
- Docente: Nanci Michele Saita
- Docente: Pedro Fredemir Palha
- Docente: Tiemi Arakawa
- Conhecer o cenário sóciopolítico-econômico e cultural onde se
conformam as políticas de saúde e organização dos serviços de saúde.
- Conhecer as transformações das políticas de saúde e formas de
organização do setor saúde no Brasil.
- Identificar o papel do Estado no contexto das políticas de saúde e
reconhecer a articulação destas com os demais setores da sociedade.
- Conhecer a trajetória do direito à saúde e a interface com as lutas e
movimentos sociais no Brasil.
- Docente: Aline Aparecida Monroe
- Docente: Pedro Fredemir Palha
- Docente: Regiane Bezerra Campos
- Docente: Tiemi Arakawa
Identificar necessidades de saúde e necessidades humanas básicas (individuais e coletivas) e de organização/gestão do cuidado integral e serviços de saúde. Formular e elaborar problemas de saúde, considerando as dimensões biológicas, psicológicas e socioculturais presentes no processo saúde-doença, executando e avaliando as ações, no contexto do cuidado à criança e ao adolescente hospitalizados e sua família.
- Docente: Adriana Moraes Leite
- Docente: Luciana Mara Monti Fonseca
- Docente: Lucila Castanheira Nascimento
- Docente: Maria Candida de Carvalho Furtado
- Docente: Marta Angelica Iossi Silva
- Docente: Regina Aparecida Garcia de Lima
Identificar necessidades de saúde e necessidades humanas básicas (individuais e coletivas) e de organização/gestão do cuidado integral e serviços de saúde. Formular e elaborar problemas de saúde, considerando as dimensões biológicas, psicológicas e socioculturais presentes no processo saúde-doença, executando e avaliando as ações, no contexto do cuidado à criança e ao adolescente hospitalizados e sua família.
- Docente: Adriana Moraes Leite
- Docente: Luciana Mara Monti Fonseca
- Docente: Lucila Castanheira Nascimento
- Docente: Maria Candida de Carvalho Furtado
- Docente: Marta Angelica Iossi Silva
- Docente: Regina Aparecida Garcia de Lima
Objetivo geral
Desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes na área de competência técnico-política da organização e gestão do sistema de saúde e prática de enfermagem para construção da integralidade tendo a atenção primária em saúde como reorganizadora dos demais níveis de atenção.
Objetivos específicos:
1. Reconhecer a organização do setor saúde no Brasil à luz das diretrizes das políticas de saúde.
2. Desenvolver competências gerenciais para o trabalho de enfermagem nos serviços de Atenção Primária à Saúde na perspectiva do Sistema Único de Saúde.
- Docente: Denisse Andrea Cartagena Ramos
- Docente: Josilene Dalia Alves
- Docente: Laura Terenciani Campoy
- Docente: Miguel Angel Fuentealba Torres
- Docente: Mônica Cristina Ribeiro Alexandre d'Auria de Lima
- Docente: Pedro Fredemir Palha
- Docente: Ricardo Alexandre Arcencio
- Docente: Tiemi Arakawa
Espera-se que os cursistas sejam capazes de: (a) analisar as bases da pesquisa social no sentido de remetê-las à investigação no campo da saúde; (b) discutir a validade e a pertinência dos métodos qualitativos na prática de pesquisa em saúde; (c) formular questões, estratégias e princípios de análise de pesquisa qualitativa em saúde.
Na trajetória do curso, será ressaltada a perspectiva dialética como base de reflexão. Basicamente, a proposta será desenvolvida a partir da integração teoria - prática. Neste sentido, pretende-se promover atividades que contemple a discussão de leituras básicas e a aplicação de aspectos técnicos de pesquisa. Quanto ao desenvolvimento da disciplina, propriamente dito, o curso será realizado a partir de dois módulos.
- Docente: Maria das Gracas Bomfim de Carvalho