Programação
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ESCOLA DE ENFERMAGEM DE RIBEIRÃO PRETO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
CENTRO COLABORADOR DA OPAS E OMS PARA DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA EM ENFERMAGEMERM0107 - Políticas e Organização dos Serviços de Saúde - (2018 - Licenciatura)
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Prezados Estudantes, sejam bem vindos!
Esta disciplina pretende proporcionar a vocês oportunidades de aprendizado que potencializem o desenvolvimento de atributos (conhecimentos, habilidades e atitudes) que possibilitem compreender o cenário sócio–político-econômico e cultural onde se conformam as políticas de saúde e organização dos serviços de saúde; conhecer as transformações das políticas de saúde e formas de organização do setor saúde no Brasil; identificar o papel do Estado no contexto das políticas de saúde e reconhecer a articulação destas com os demais setores da sociedade; conhecer a trajetória do direito à saúde e a interface com as lutas e movimentos sociais no Brasil.
Desejamos muito sucesso nesta etapa de trabalho e estudos!
Profs. Pedro Palha, Aline Monroe e Tiemi Arakawa.
Alunos PAE: Nanci Saita e Regiane Bezerra Campos.
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Nessa aula daremos início a Unidade I da disciplina.
Os objetivos desse encontro serão:
- Explicar o funcionamento geral da disciplina;
- Identificar aspectos do contexto social que influenciam as condições de vida dos indivíduos;
- Sensibilizar-se acerca das questões políticas e sociais que envolvem alguns grupos sociais.Para isso, a aula será dividida em três partes:
1° PARTE
- Apresentação da disciplina - atividades de avaliação, conteúdos e o cronograma de trabalho;
- Dinâmica de trabalho: constituição de 04 grupos com 10 alunos e 1 grupo com 9 aluno, que serão os mesmos do início ao final da disciplina;
- Orientação sobre as atividades a serem realizadas como requisitos para a avaliação da disciplina.
2° PARTE
Documentário: Meninas
- Apresentação do Documentário: “Meninas” – 70 min
- Durante o filme os alunos deverão levantar os aspectos principais presentes nas histórias de vidas das protagonistas presentes no documentário.
3ª PARTE
- Discussão em grande grupo sobre o documentário.
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Objetivos dessa aula serão:
- Identificar aspectos culturais e sociais que podem interferir no cuidado em saúde;
- Diferenciar assistência à saúde de cuidado em saúde;
- Identificar como a postura do profissional de saúde pode influenciar no cuidado de pessoas em situação de vulnerabilidade social;
- Apreender sobre as diversidades, riscos e vulnerabilidades sociais.Para isso, faremos a leitura dirigida dos seguintes textos:
Bibliografia Básica:
"O cuidado, os modos de ser (do) humano e as práticas de saúde (o Caso da Dona Violeta)" - José Ricardo de Carvalho Mesquita Ayres
Risco ou vulnerabilidade social? (Rosane Janczura)
Bibliografia Complementar:
"A Saúde e Seus Determinantes Sociais" - Paulo Marchiori Buss e Alberto Pellegrini Filho
Todos os alunos deverão ler os textos, uma vez que subsidiarão a atividade que será realizada no próximo encontro.
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Nessa aula teremos como objetivo:
Apresentar a associação feita pelo grupo entre os aspectos do contexto social que podem influenciar a condição de vida de indivíduos e o papel do trabalhador de saúde frente a essa realidade;
Relacionar o texto a conhecimentos prévios, como a concepção de saúde-doença e o modelo de atenção à saúde.
As atividades dessa aula serão:
- Apresentação
de trabalho referente a Unidade I: cada grupo terá 10
minutos para realizar a sua apresentação e, em seguida, será aberta
para discussão com os demais colegas e professores, com um tempo de 20
minutos. Sendo assim, cada grupo terá um total de 30 minutos;
- Postagem de Tarefa: cada grupo deverá postar seu relatório (máximo 2 laudas) com a relação feita entre o documentário "Meninas" com o texto lido pelo grupo até dia 27/08/2017.
Obs.: Utilizem os roteiros disponíveis para elaboração da apresentação e relatório.
- Apresentação
de trabalho referente a Unidade I: cada grupo terá 10
minutos para realizar a sua apresentação e, em seguida, será aberta
para discussão com os demais colegas e professores, com um tempo de 20
minutos. Sendo assim, cada grupo terá um total de 30 minutos;
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Nessa aula daremos início a Unidade II.
Os objetivos da aula de hoje serão:
- Escolher uma população em situação de vulnerabilidade social para trabalhar durante a disciplina;
- Apresentar os motivos que levaram a escolha da população;
- Identificar os aspectos que tornam essa população vulnerável.A aula será dividida em quatro momentos:
- Escolha
da população de estudo: cada grupo deve escolher uma população para estudar ao longo
da disciplina e justificar sua escolha.
- Os grupos devem descrever o que entendem sobre a população escolhida e o que moveu o grupo na escolha dessa população;
- Posteriormente, os grupos devem realizar uma busca de artigos ou textos e justificar sua escolha com base na literatura;
- Cada Grupo deve apresentar de forma oral a população escolhida e a justificativa para a escolha dessa temática.
- Populações sugeridas
Pessoas em situação de rua;
Pessoas privadas de liberdade;
População LGBTQIA;
População negra;
Profissionais do sexo;
População campo, águas, floresta
População indígena
Pessoas com deficiência;
- Escolha
da população de estudo: cada grupo deve escolher uma população para estudar ao longo
da disciplina e justificar sua escolha.
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Nesta aula teremos como objetivo:
- Relacionar os princípios e diretrizes do SUS ao cuidado da população escolhida pelo grupo.Para isso, serão feitas as seguintes leituras dirigidas:
Bibliografia básica:
BRASIL. Constituição Federal. Capítulo 2: da Seguridade Social. 1988
"O sistema de saúde brasileiro: história, avanços e desafios" - Jairnilson Paim, Claudia Travassos, Celia Almeida, Ligia Bahia, James Macinko.
"Iniquidade e saúde: a determinação social do processo saúde-doença" - Rita Barradas Barata
"Políticas sociais: desigualdade, universalidade e focalização na saúde no Brasil" - Regina Marsiglia
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Nessa aula teremos como objetivos:
- Apresentar a associação entre os princípios e diretrizes do SUS e a sua influência sobre o cuidado em saúde da população escolhida;
- Associar as possíveis necessidades em saúde da população escolhida e o papel do trabalhador de saúde (enquanto trabalhador do SUS).As atividades dessa aula serão:
- Apresentação de trabalho referente a Unidade II: 3 GRUPOS APRESENTARÃO NESTE DIA (Pop. LGBTQ+ - convidado Pedro Bossonario, Pop. em Situação de Rua, Profissionais do Sexo). Cada grupo terá 25 minutos para realizar a sua apresentação e, em seguida, será aberta para discussão com os demais colegas, professores e convidados, com um tempo de 25 minutos. Sendo assim, cada grupo terá um total de 50 minutos;
- Postagem de Tarefa: cada grupo deverá postar seu relatório ATÉ DIA 28-09 e enviar sua apresentação por email para tiemi.a@gmail.com.
- Apresentação de trabalho referente a Unidade II: 3 GRUPOS APRESENTARÃO NESTE DIA (Pop. LGBTQ+ - convidado Pedro Bossonario, Pop. em Situação de Rua, Profissionais do Sexo). Cada grupo terá 25 minutos para realizar a sua apresentação e, em seguida, será aberta para discussão com os demais colegas, professores e convidados, com um tempo de 25 minutos. Sendo assim, cada grupo terá um total de 50 minutos;
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Nessa aula daremos continuidade a apresentação dos trabalhos.
Mantemos os mesmos objetivos do encontro passado:
- Apresentar a associação entre os princípios e diretrizes do SUS e a sua influência sobre o cuidado em saúde da população escolhida;
- Associar as possíveis necessidades em saúde da população escolhida e o papel do trabalhador de saúde (enquanto trabalhador do SUS).As atividades dessa aula serão:
- Apresentação de trabalho referente a Unidade II: OS 2 GRUPOS RESTANTES APRESENTARÃO NESTE DIA (Pessoa vivendo com deficiência - convidado Michel Marcossi, Pop. Privada de Liberdade - convidada Erika Catoia). Cada grupo terá 25 minutos para realizar a sua apresentação e, em seguida, será aberta para discussão com os demais colegas, professores e convidados, com um tempo de 25 minutos. Sendo assim, cada grupo terá um total de 50 minutos. Contaremos ainda com convidado Marcelo Domingos para discussão sobre o movimento negro.
- Postagem de Tarefa: cada grupo deverá postar seu relatório ATÉ DIA 28-09 e enviar sua apresentação por email para tiemi.a@gmail.com.
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Objetivos da aula:
- Vivenciar alguns aspectos relacionados à participação social no SUS;
- Identificar os espaços de participação social no SUS;
- Pontuar aspectos teóricos relacionados à construção do SUS e a importância da participação social.
- Relacionar a participação social no SUS e a possibilidade de propor políticas públicas de saúde para a população escolhida.Atividade realizada em sala de aula: Oficina de Participação social e representatividade na saúde (Conselho Municipal de Saúde);
Para isso, vocês farão a leitura dirigida do seguinte texto sobre Participação Social: "Democracia Participativa e Controle Social na Saúde", páginas 7 a 10 e 34 a 51.
Como tarefa final, cada grupo deverá postar seu relatório com a relação feita entre os princípios do SUS, a importância da participação social na saúde e a proposição de políticas públicas que tenham como alvo a população escolhida pelo grupo (2 laudas). Prazo = 22/10.
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Os objetivos desse encontro serão:
- Avaliar como a disciplina contribuiu para sua formação como enfermeiro;
- Avaliar como aconteceu o processo de construção do conhecimento de acordo com os temas e metodologias utilizadas durante as aulas.Para isso, serão feitas:
- Avaliação da disciplina;
- Avaliação individual da disciplina.
Obs: A disciplina não conta com avaliação cognitiva dos conteúdos abordados em sala de aula.