Programação


  • Metodologia de ensino: Cada aula terá sua própria dinâmica, contemplando várias formas de aprendizagem, como leituras em sala, leituras prévias, discussão em pequenos grupos, apresentação de seminários. As atividades avaliativas fazem parte da dinâmica das aulas.

    Avaliação: Se dará da seguinte forma:

    a)      Resenha dos textos obrigatórios da aula 1 (gênero), a ser entregue no dia 03/12/2018 e aula 2 (masculinidades), a ser entregue no dia 14/11/2018;

    b)     Seminário na aula do dia 19/11/2018 e dia 03/12/2018;

    c)      Participação nas discussões de todas as aulas.

    As aulas serão às segundas e quartas-feiras, do período de 12/11 a 5/12, das 8h30 às 12h na sala 2 do departamento de medicina social. O departamento de medicina social está localizado no segundo andar do HC, basta seguir a faixa alaranjada dos corredores do hospital.

    Qualquer dúvida encaminhar para dcmaito@usp.br

  • Aula 1 - Apresentação da Disciplina - 12/11/2018

    Apresentação da disciplina, discentes, docentes e moodle.

    Nesta aula serão discutidos os conceitos de gênero que serão trabalhados ao longo da disciplina. Como tarefa, os estudantes deverão fazer uma resenha, de até 500 palavras cada, resenha, dos seguintes textos:

    BUTLER, J. Problemas de gênero. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003. Introdução e Cap. I, até a p. 37.

    SCOTT, J. Gender: A Useful Category of Historical Analysis. Source: The American Historical Review, Vol. 91, No. 5 (Dec., 1986), pp. 1053-1075 Published by: Oxford University Press on behalf of the American Historical Association

    As resenhas deverão ser entregues até o dia 3 de dezembro de 2018.

    Durante a aula será realizada a leitura dos seguintes textos:

    HARARI YN. Uma história da humanidade: Sapiens. LPM. Cap. 1 e 2.

    Judith Butler - Teoria de Gênero.

    Após, iremos debater os textos lidos.

    Leitura complementar: 

    REIS, Toni. EGGERT, Edla. IDEOLOGIA DE GÊNERO: UMA FALÁCIA CONSTRUÍDA SOBRE OS PLANOS DE EDUCAÇÃO BRASILEIROS. Educ. Soc., Campinas, v. 38, no. 138, p.9-26, jan.-mar., 2017. 


    Ao final da aula iremos dividir os grupos para a realização do seminário na aula da próxima segunda-feira (19/11), sobre gênero e sexualidade, que contará com a participação de todos os pós-graduandos.

    Indicação de leitura e resenha para 14/11/2018:

    SOUZA, Edinilsa Ramos. Masculinidade e violência no Brasil: contribuições para a reflexão no campo da saúde. In: Ciências & Saúde Coletiva. 10 (1). 50-70. 2005.

  • Aula 2: Masculinidade - 14/11/2018

    Esta aula tem por objetivo discutir as formas que a masculinidades podem se manifestar na sociedade. Nesta aula deverá ser entregue a resenha do texto de Edinilsa Ramos Souza.

    Iniciaremos a aula assistindo ao documentário "The mask you live in".

    Após, no segundo momento, o documentário será discutido à luz do texto resenhado e também dos seguintes textos:

    COURTENAY, Will H. Constructions of masculinity and their in¯uence on men's well-being: a theory of gender and health. In: Social Science & Medicine 50.1385±1401. 2000.

    GOMES, Romeu. Sexualidade masculina e saúde do homem: proposta para uma discussão. In: Ciências & Saúde Coletiva. 8 (3). 825-829.2003.

    SOUZA, Edinilsa Ramos. Masculinidade e violência no Brasil: contribuições para a reflexão no campo da saúde. In: Ciências & Saúde Coletiva. 10 (1). 50-70. 2005.

  • Aula 3 : Sexualidade e gênero - 19/11/2018

    Esta aula tem como objetivo discutir as interações entre sexualidade e gênero.

    A metodologia da aula será um seminário, apresentado por todos os alunos dos seguintes textos:

    VILLELA, WV. ARILHA, M. Sexualidade, gênero, direitos sexuais e reprodutivos.

    HAWKES. The specialness of sex.

    GIAMI, Saúde sexual.

  • Aula 4: Gênero e Direitos Humanos - 21/11/2018

    Para esta aula é necessário que o estudante assista à videoaula sobre violência contra a mulher, ministrada pela professora Elisabeth, com o roteiro anexo. Durante a primeira parte da aula faremos uma discussão guiada neste roteiro, a fim de trabalhar os conceitos mais importantes.

    No segundo momento, sugere-se a leitura do texto de Kimberlé Crenshaw anexo, e, após uma aula expositiva sobre direitos humanos das mulheres, será realizada uma discussão com os conceitos trabalhados no texto e durante a exposição.

  • Aula 5: Violência de gênero e saúde - 26/11/2018

    Para esta aula é necessário assistir a vídeo-aula sobre “Acolhimento e proteção à vítimas de violência”, com o roteiro anexo, que será guia para a discussão em sala de aula.

    Nesta aula discutiremos como a violência de gênero é abordada pela saúde e suas instituições. Para isso, iniciaremos a aula com o jogo educativo "No lugar dela".

    Em um segundo momento da aula, iremos nos utilizar do tempo para  a elaboração do seminário sobre violência de gênero e saúde, que será realizado na aula do dia 03/12/2018.

    Textos do seminário:

    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria-Executiva. Subsecretaria de Assuntos Administrativos. Assédio moral : conhecer, prevenir, cuidar / Ministério da Saúde, Secretaria-Executiva, Subsecretaria de Assuntos Administrativos. – Brasília : Ministério da Saúde, 2015.

    CAMPBELL, Jacquelyn C. Health consequences of intimate partner violence. Violence Against Women II. The Lancelet. Vol 359 • April 13, 2002

    LUCAS D'OLIVEIRA. Ana Flávia Pires. Atenção integral à saúde de mulheres em situação de violência de gênero – uma alternativa para a atenção primária em saúde. In: Ciência & Saúde Coletiva, 14(4):1037-1050, 2009

    Seizing an Opportunity to Help- knowledge and attitudes of doctors and nurses towards women victimized by intimate partner violence in Brazil.

  • Aula 6: Violência Universitária - 28/11/2018

    Para esta aula é necessário assistir a vídeo-aula sobre “Violência na Universidade”, com o roteiro anexo, que será utilizado para discussão em sala de aula.

    Nesta aula abordaremos a violência na universidade e como as universidades vem enfrentando o problema. Para isso, iniciaremos a aula com a oficina sobre equidade e diversidade.

    Após, iremos realizar uma oficina sobre equidade e diversidade.

    Além do documentário "The Hunting Ground", a bilbiografia será:

    MAITO, Deíse Camargo. SEVERI, Fabiana Cristina. VIEIRA, Elizabeth Meloni. Gênero e Violência no Ambiente Universitário.

    USP. CAV-Mulheres. Diretrizes gerais para as ações institucionais de intervenção diante de situações de violência ou discriminação de gênero ou orientação sexual. 

    PHIPPIS, Alison. Violence against Women Students in the UK: time to take action. In: Gender and Education 24(4), 357-­‐373.

    ALESP. Relatório CPI Universidades.

    ONTARIO. Developing a Response to Sexual Violence: A Resource Guide For Ontario’s Colleges and Universities.

  • Aula 7 – Seminários – 03/12/2018

    Esta aula será toda conduzida pelos estudantes, que irão se utilizar das diferentes estratégias de ensino para trabalhar os seguintes textos:

    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria-Executiva. Subsecretaria de Assuntos Administrativos. Assédio moral: conhecer, prevenir, cuidar / Ministério da Saúde, Secretaria-Executiva, Subsecretaria de Assuntos Administrativos. – Brasília : Ministério da Saúde, 2015.

    CAMPBELL, Jacquelyn C. Health consequences of intimate partner violence. Violence Against Women II. The Lancelet. Vol 359 • April 13, 2002

    LUCAS D'OLIVEIRA. Ana Flávia Pires. Atenção integral à saúde de mulheres em situação de violência de gênero – uma alternativa para a atenção primária em saúde. In: Ciência & Saúde Coletiva, 14(4):1037-1050, 2009

    Seizing an Opportunity to Help- knowledge and attitudes of doctors and nurses towards women victimized by intimate partner violence in Brazil.


  • Aula 8 – Finalização da disciplina – 05/12/2018

    Atividade de síntese. Nesta aula sintetizaremos tudo o que estudamos durante a disciplina. Após, faremos uma avaliação do pós graduando e da disciplina, por meio de uma auto-avaliação, além da avaliação da disciplina pelos discentes.