Programação
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Esta disciplina pretende refletir sobre a relação entre corpo, indivíduo e sociedade a partir de autores e temáticas de referência no âmbito das ciências sociais.
Neste ambiente virtual, vocês podem acessar o programa da disciplina, os textos indicados para cada aula e o roteiro para a elaboração das atividades avaliativas do semestre.
Além disso, este espaço poderá ser usado para a interação entre docentes e estudantes, compartilhamento de informações e leituras, bem como para a continuidade dos debates iniciados em aula.
Esperamos que esta experiência seja proveitosa!
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Parte 1: Apresentação da docente. Introdução aos estudos do corpo.
Parte 2: Levantamento de expectativas dos alunos. Apresentação detalhada da ementa. Divisão dos grupos de trabalho. Discussão sobre o processo e as atividades de avaliação.
Leituras de referência:
RUSSO, Jane. “Do corpo objeto ao corpo-pessoa: desnaturalização de um pressuposto médico”. Saúde, corpo e sociedade. Rio de Janeiro: Editora Ufrj, 2006. p. 183-193.
SARTI, Cynthia. “Corpo e doença no trânsito dos saberes”. Revista Brasileira de Ciências Sociais. V. 25, nº 74, out. 2010, p. 77-91.
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Leitura de referência:
LE BRETON, David. “O inapreensível do corpo”. Antropologia do corpo. 4ªed. Petrópolis: Vozes, 2016. p. 15-34.
Leitura complementar:
SIBILIA, Paula. “Introdução: Paradoxos do corpo contemporâneo: adorado ou rejeitado? In: O Pavor da Carne - Riscos da pureza e do sacrifício no corpo-imagem contemporâneo. Rio de Janeiro: Saúde Coletiva, UERJ - Tese de Doutorado, 2006. Disponível em: http://livros01.livrosgratis.com.br/cp112738.pdf
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Leitura de referência:
MAUSS, Marcel. “As técnicas do corpo”. Sociologia e Antropologia. São Paulo: Cosac & Naify, 2003. p. 401-424.
Leitura complementar:
MEZZAROBA, Cristiano. “A educação do corpo e as técnicas corporais: considerações a partir da educação infantil”. Disponível em: http://www.efdeportes.com/efd154/a-educacao-do-corpo-e-as-tecnicas-corporais.htm
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Leitura de referência:
GOFFMAN, Erving. “Estigma e identidade social”. Estigma: notas da manipulação da identidade deteriorada. Rio de Janeiro: LTC. 1988.
Leitura complementar:
PARKER, Richard. “Intersecções entre estigma, preconceito e discriminação na saúde pública mundial”. In: Monteiro, S. e Vilela, W. Estigma e saúde. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2013. p.25-47.
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Leitura de referência:
FOUCAULT, Michel. “Espaços e classes”. O nascimento da clínica. Rio de Janeiro: Ed. Forense Universitária, 2003. p.1-21.
[NOTURNO] FOUCAULT, Michel. “Os corpos dóceis” [capítulo I da Terceira parte]. Vigiar e Punir. Petrópolis: Ed. Vozes, 1999. p. 117-142 (70-83 do PDF).
Leitura complementar:
OLIVEIRA, Jenifer et. al. “Percepção dos obesos sobre o discurso do nutricionista: estudo de caso”. In: Freitas, M. Escritas e narrativas sobre alimentação e cultura. Salvador: Edufba, 2008, p. 175-189.
[NOTURNO] OLIVAR, JM. "A angústia dos corpos indóceis: prostituição e conflito armado na Colômbia contemporânea". cadernos pagu, 31, 2008: 365-397. -
BARATA, Rita et al. “Classe social: conceitos e esquemas operacionais em pesquisa em saúde”. Revista Saúde Pública, 2013, v. 47 (3), p. 647-655.
MUNANGA, Kabengele. “Uma abordagem conceitual de raça e racismo”. Palestra proferida no 3º Seminário Nacional Relações Raciais e Educação-PENESB-RJ, 05/11/03. Disponível em: https://www.geledes.org.br/wp-content/uploads/2014/04/Uma-abordagem-conceitual-das-nocoes-de-raca-racismo-dentidade-e-etnia.pdf
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Leituras de referência:
DEBERT, Guita. “Pressupostos da reflexão antropológica sobre a velhice”. Antropologia e Velhice, Textos Didáticos, nº 19, IFCH, 1998.
PISCITELLI, Adriana. “Gênero: a história de um conceito”. In: Almeida, H.B. & Szwako, J. (org.), Diferenças, igualdade. São Paulo: Berlendis editores, 2009.
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