Programação
-
ENC 5883 - Prática Pedagógica no Ensino Superior - 2018
Programa de Pós-Graduação em Enfermagem na Saúde do Adulto (PROESA)
Profa. Dra. Vilanice Alves de Araújo Püschel
-
.....
Edgar Morin
.....
06/03/2018 - 13h30 às 17h30
1ª Aula - Sala 349
- Apresentação dos participantes
- Apresentação da disciplina
- Tarefa 1- Preencher Quadro Historicidade dos Modelos de ensino (Postar no Moodle Stoa até 11/03)
Textos para leitura abaixo.
-
13/03/2018 - 13h30 às 17h30
2ª Aula - Sala 349
- Ciência e paradigma
- O pensamento complexo
- Historicidade dos Modelos de ensino
*Trazer Tarefa 1
Orientações:
- Portfólio “Meu processo de Aprendizagem”
- Trabalho de Conclusão da Disciplina - Repensando a sua prática pedagógica, teorizando, identificando desafios e construindo propostasTextos para leitura abaixo.
-
20/03/2018 - 13h30 às 17h30
3ª Aula - Sala 349
- Docência no ensino superior
- Seminário 1 (Grupo 1)
Tarefa 2 – Leitura interpretativa de um dos textos (Postar no Moodle Stoa até 18/03)
(Estratégias de ensinagem)
Todos os participantes da disciplina deverão ler o material proposto para a aula 3.
Veja os textos para leitura abaixo.
-
04/04/2018 - 13h30 às 17h30 (Atenção!!! quarta-feira)
4ª Aula - Sala 4
- Do ensinar à ensinagem (13h30-15h)
Seminário 2 (Grupo 2)
15h30-17h30
- Pedagogia da autonomia
- Metodologia Dialética
- Aprendizagem significativa
Seminário 3 (Grupo 3)
Tarefa 3 – Leitura crítica de um texto de cada seminário (Postar no Moodle Stoa até 02/04)
(Estratégias de ensinagem)
-
04/04/2018 - 13h30 às 17h30
5ª Aula - Sala 349
- Pensamento crítico (13h30-14h45) – Sala 349
Doutoranda: Larissa Bertacchini de Oliveira
- Oficinas (15h15-17h30): *Cmaptools e *Prezi
Sala 5 (Informática) – 2º andar da biblioteca
Tarefa 4 – Construção de mapa conceitual(Postar no Moodle até 13/04)
-
Como fazer bons mapas conceituais
-
Teorias Subjacentes Mapas conceituais 2010
-
Como fazer bons mapas conceituais
-
Teorias Subjacentes Mapas conceituais 2010
-
Como fazer bons mapas conceituais
-
Teorias Subjacentes Mapas conceituais 2010
-
Como fazer bons mapas conceituais
-
Teorias Subjacentes Mapas conceituais 2010
-
17/04/2018 - 13h30 às 17h30
6ª Aula - Salas 349
- Design thinking (13h30-14h45)
Profa. Dra. Cláudia Prado
- Formas de leitura e Uma leitura da contemporaneidade (15h15 - 17h30)
Prof. Dr. Raul de Souza Püschel
Tarefa 5 – Leitura analítica do texto “Consumindo o futuro” (ref28) (Postar no Moodle Stoa até 15/04)
-
24/04/2018 - 13h30 às 17h30
7ª Aula - Sala 349
- Projeto Político-Pedagógico (PPP)
LDB/DCNs/PNE
- Currículo em matriz integrativa
- Programas de Aprendizagem
Seminário 4 (Grupo 4)
Tarefa 6 – Preenchimento da ficha de análise do PPP (Postar no Moodle Stoa até 22/04)
-
08/05/2018 - 13h30 às 17h30
8ª Aula - Sala 349
- O ensino superior de enfermagem e de outros cursos presentes
Seminário 5 (Grupo 5)
- Pesquisas na área
Tarefa 7 – Leitura crítica de um texto (Postar no Moodle Stoa até 06/05)
-
15/05/2018 - 13h30 às 17h30
9ª Aula - Sala 349
- Simulação realística e OSCE
Seminário 6 (Grupo 6)
- Avaliação da Aprendizagem
Seminário 7 (Grupo 7)
Tarefa 8 – Resenha de um dos textos do seminário 7 (Postar no Moodle Stoa até 13/05)
-
09/05/2018 - 13h30 às 17h30
10ª Aula - Sala 349
- Apresentação das sínteses dos trabalhos
- Apresentação dos portfólios
- Avaliação da disciplina