Programação
-
Introdução geral a
questões gerais sobre as definições de "língua" e "linguagem" e os objetivos da linguística conforme os
modelos teóricos que serão apresentados no curso.AULA 1 – 2ª, 5 de março
Em sala de aula: Apresentação da disciplina e informações gerais importantes.
Leitura para a próxima aula:
LYONS, John, “Linguagem”, em: LYONS, John, Lingua(gem) e linguística. Uma introdução. pp. 1-23.
(XEROX – Prof.: “Thomas Daniel Finbow”, Pasta: “Elementos de Linguística 1”)
AULA 2 – 4ª, 7 de março
BENVENISTE, Émile. "Comunicação animal e linguagem humana", em: BENVENISTE, Émile, problemas de linguística geral. Traduzido por Maria da Glória Novak e Luíza Neri. São Paulo: Editora Nacional/Editora da universidade de São Paulo, 1976, pp. 60-67.
MARTINET, André. "A linguística, a linguagem e a língua", em: MARTINET, André, Elementos de linguística geral. Traduzido por Jorge Morais Barbosa. Rio de Janeiro: Martins Fontes, pp. 3 -24.
LYONS, John, “Linguística”, em: LYONS, John, Lingua(gem) e linguística. Uma introdução. pp. pp. 43-64.
AULA 3 – 2ª, 12 de março.
PESSOA DE BARROS, Diana, “A comunicação humana”, em FIORIN, José Luiz (org.), Introdução à Linguística 1. Objetos teóricos. São Paulo: Editora Contexto, 2002, pp. 25-54.
(LIVRO DE CURSO – Fiorin, Intro à Ling.)
AULA 4 – 4ª, 14 de março
Encerraremos o tópico introdutório "Língua, linguagem linguística". A leitura para a próxima aula é sobre a fonética:
CHAGAS DE SOUZA, Paulo e SANTOS, Raquel Santana. “Fonética”, em: FIORIN, José Luiz (org.), Introdução à linguística II. Princípios de análise. São Paulo: Editora Contexto, 2003, pp. 9-32.
(LIVRO DE CURSO – Fiorin, Intro. à Ling.)
-
Texto introdutório sobre alguns problemas fundamentais dos fenômenos linguísticos e os tratamentos propostos por linguistas para resolver e explicá-los. Uma guia de reflexão acompanha.
-
-
Introdução à análise fonética com ênfase nos aspectos articulatórios (produção de sons).
AULA 4 – 4ª, 14 de março
SILVA, Thaïs Cristófaro, “Fonética”, em: SILVA, Thaïs Cristófaro, Fonética e fonologia do português. São Paulo: Editora Contexto, 1998, pp. 23-114.
(XEROX – Prof.: “Thomas Daniel Finbow”, Pasta: “Elementos de Linguística 1”)
AULA 5 – 2ª, 19 de março
SILVA, Thaïs Cristófaro, “Fonética”, em: SILVA, Thaïs Cristófaro, Fonética e fonologia do português. São Paulo: Editora Contexto, 1998, pp. 23-114.
(XEROX – Prof.: “Thomas Daniel Finbow”, Pasta: “Elementos de Linguística 1”)
AULA 6 – 4ª, 21 de março
Exercícios de análise fonética do português em SILVA, Thaïs Cristófaro, “Fonética”, em: SILVA, Thaïs Cristófaro, Fonética e fonologia do português. São Paulo: Editora Contexto, 1998, pp. 23-114.
AULA 7 – 2ª, 2 de abril
Exercícios de análise fonética do português em SILVA, Thaïs Cristófaro, “Fonética”, em: SILVA, Thaïs Cristófaro, Fonética e fonologia do português. São Paulo: Editora Contexto, 1998, pp. 23-114.
AULA 8 – 4ª, 4 de abril
Nesta aula encerraremos o tópico de fonética e a leitura será sobre o próximo tema: a fonologia.
CHAGAS DE SOUZA, Paulo e SANTOS, Raquel Santana. “Fonologia”, em: FIORIN, José Luiz (org.), Introdução à linguística II. Princípios de análise. São Paulo: Editora Contexto, 2003, pp. 33-58.
(LIVRO DE CURSO – Fiorin, Intro. à Ling.)
-
Introdução à fonologia
(sistemas fônicos analisados de uma perspectiva funcional)
AULA 10 – 4ª, 11 de abril.
SILVA, Thaïs Cristófaro, “Fonêmica”, em: SILVA, Thaïs Cristófaro, Fonética e fonologia do português. São Paulo: Editora Contexto, 1998, pp. 117-186.
AULA 11 – 2ª, 16 de abril
SILVA, Thaïs Cristófaro, “Fonêmica”, em: SILVA, Thaïs Cristófaro, Fonética e fonologia do português. São Paulo: Editora Contexto, 1998, pp. 117-186.
AULA 12 – 4ª, 18 de abril
Exercícios de análise fonêmica em SILVA, Thaïs Cristófaro, “Fonêmica”, em: SILVA, Thaïs Cristófaro, Fonética e fonologia do português. São Paulo: Editora Contexto, 1998, pp. 117-186.
AULA 13 – 2ª, 23 de abril
Exercícios de análise fonêmica em SILVA, Thaïs Cristófaro, “Fonêmica”, em: SILVA, Thaïs Cristófaro, Fonética e fonologia do português. São Paulo: Editora Contexto, 1998, pp. 117-186.
AULA 14 – 4ª, 25 de abril
Encerraremos o tópico de fonologia. Na próxima aula será aplicada a primeira prova.A leitura será para o próximo tema: a morfologia.
-
PRIMEIRA PROVA
AULA 15 – 4ª, 2 de maio
Tópicos que serão cobrados:
1. Língua, linguagem e linguística:
A relação entre a faculdade da linguagem e as línguas que a manifestam;
As características da linguagem humana frente a outros sistemas de comunicação animal;
A linguística é uma ciência?
2. Fonética:
Transcrição de palavras do PB em AFI e reconhecimento de fones pelos traços fonéticos.
3.1. Fonologia - exercício prático:
Aplicação de técnicas de identificação de fonemas e suas alofonias (não necessariamente do português) e como expressá-las como regras.
3.2. Fonologia - exercício teórico:
Definições da terminologia técnica e uso da teoria fonêmica (aplicados a dados do PB).
EM PREPARAÇÃO PARA A PRÓXIMA AULA, LEITURA DE:
PETTER, Margarida Maria Taddoni, “Morfologia”, em: FIORIN, José Luiz (org.), Introdução à linguística II. Princípios de análise. São Paulo: Editora Contexto, 2003, pp. 59-79.
(LIVRO – Fiorin, Intro. à Ling.)
-
Introdução à análise morfológica
(sistemas compostos de unidades com significado)
AULA 16– 4ª, 7 de maio.
PETTER, Margarida Maria Taddoni, “Morfologia”, em: FIORIN, José Luiz (org.), Introdução à linguística II. Princípios de análise. São Paulo: Editora Contexto, 2003, pp. 59-79.
(LIVRO – Fiorin, Intro. à Ling.)
AULA 17– 4ª, 9 de maio.
PETTER, Margarida Maria Taddoni, “Morfologia”, em: FIORIN, José Luiz (org.), Introdução à linguística II. Princípios de análise. São Paulo: Editora Contexto, 2003, pp. 59-79.
(LIVRO – Fiorin, Intro. à Ling.)
AULA 18 – 2ª, 14 de maio.
Exercícios de análise morfológica em William R. Merrifield, Canstance M. Naish, Calvin R. Rensch e Gillian Story (orgs.). Laboratory Manual for Morphology and Syntax. Dallas, Texas: SIL International, 1960 (7ª edição, 2003).
AULA 19 – 4ª, 16 de maio
Exercícios de análise morfológica em William R. Merrifield, Canstance M. Naish, Calvin R. Rensch e Gillian Story (orgs.). Laboratory Manual for Morphology and Syntax. Dallas, Texas: SIL International, 1960 (7ª edição, 2003).
PARA A PRÓXIMA AULA: LEITURA DE
FIORIN, José Luiz, “Teoria dos signos”, em: FIORIN, José Luiz (org.), Introdução à Linguística 1.O bjetos teóricos. São Paulo: Editora Contexto, 2002, pp. 55-74.
(LIVRO DE CURSO – Fiorin, Intro à Ling.)
PIETROFORTE, Antônio Vicente, “A língua como objeto da linguística”, em: FIORIN, José Luiz (org.), Introdução à Linguística 1. Objetos teóricos. São Paulo: Editora Contexto, 2002, pp. 75-93.
(LIVRO DE CURSO – Fiorin, Intro. à Ling.)
-
Introdução ao pensamento estruturalista.
AULA 20 – 2ª, 21 de maio.
FIORIN, José Luiz, “A linguagem humana: do mito à ciência”, em: FIORIN, José Luiz (org.), Linguística? Que é isso? São Paulo: Editora Contexto, 2013, pp. 13-44.
Ibidem, “As línguas do mundo”, em: ibidem, pp. 45-74.
(XEROX – Prof.: “Thomas Daniel Finbow”, Pasta: “Elementos de Linguística 1”)
AULA 21 – 4ª, 23 de maio.
BENVENISTE, Émile, “Capítulo 10. Os níveis da análise linguística”, em: BENVENISTE, Émile, Problemas de Linguística Geral. (Traduzido por Maria da Glória Novak e Luiza Neri). São Paulo: Editora Nacional, 1976, pp. 127-140.
(XEROX – Prof.: “Linguística”, Pasta: “Elementos de Linguística 1”)
AULA 22 – 2ª, 28 de maio.
COLLADO, Jesús-Antonio. “Capítulo 8. Forma e substância da língua”, em COLLADO, Jesús- Antonio, Fundamentos de linguística geral. (Tradução de Isabel Gonçalves). Lisboa: Livraria Martins Fontes, pp. 211-242.
(XEROX – Prof.: “Linguística”, Pasta: “Elementos de Linguística 1”)
AULA 23 – 4ª, 30 de maio
COLLADO, Jesús-Antonio. “Capítulo 8. Forma e substância da língua”, em COLLADO, Jesús- Antonio, Fundamentos de linguística geral. (Tradução de Isabel Gonçalves). Lisboa: Livraria Martins Fontes, pp. 211-242.
(XEROX – Prof.: “Linguística”, Pasta: “Elementos de Linguística 1”)
AULA 24 – 2ª, 4 de junho:
NESTA AULA, ENCERRAREMOS O TEMA DE ESTRUTURALISMO. A LEITURA É SOBRE O PRÓXIMO TEMA: A COMPETÊNCIA LINGUÍSTICA (GERATIVISMO):
NEGRÃO, Esmeralda Vailati. “A natureza da linguagem humana”, em: FIORIN, José Luiz (org.), Linguística? Que é isso? São Paulo: Editora Contexto, 2013, pp. 75-110.
(XEROX – Prof.: “Thomas Daniel Finbow”, Pasta: “Elementos de Linguística 1”
-
Introdução ao pensamento chomskyano.
AULA 25 – 4ª, 6 de junho:
NEGRÃO, Esmeralda, SCHER, Ana, e VIOTTI, Evani, “A competência linguística”, em: FIORIN, José Luiz (org.), Introdução à Linguística 1. Objetos teóricos. São Paulo: Editora Contexto, 2002, pp. 95-119.
(LIVRO DE CURSO – Fiorin, Intro. à Ling.)
AULA 26 – 2ª, 11 de junho:
KENEDY, Eduardo. “Unidade 1 – A cognição linguística”, em: KENEDY, Eduardo, Curso básico de linguística gerativa. São Paulo: Editora Contexto, 2013, pp. 11-23.
Ibidem. “Unidade 2 – Conceitos fundamentais”, em: ibidem, pp. 25-47.
AULA 27 – 4ª, 13 de junho:
KENEDY, Eduardo. “Unidade 3 – O problema de Platão”, em: KENEDY, Eduardo, Curso básico de linguística gerativa. São Paulo: Editora Contexto, 2013, pp., 51-71.
Ibidem. “Unidade 4 – Inatismo”, em: ibidem, pp., 73-87.
(XEROX – Prof.: “Thomas Daniel Finbow”, Pasta: “Elementos de Linguística 1”)
AULA 28 – 2ª, 18 de junho:
KENEDY, Eduardo. “Unidade 5 – Princípios e parâmetros”, em: KENEDY, Eduardo, Curso básico de linguística gerativa. São Paulo: Editora Contexto, 2013, pp. 89-111.
(XEROX – Prof.: “Thomas Daniel Finbow”, Pasta: “Elementos de Linguística 1”)
AULA 29 – 4ª, 20 de junho:
KENEDY, Eduardo. “Unidade 6 – Arquitetura da linguagem, em KENEDY, Eduardo, Curso básico de linguística gerativa. São Paulo: Editora Contexto, 2013, pp. 115-134.
Ibidem, “Unidade 7 – Léxico e computações lexicais”, em: KENEDY, Eduardo, Curso básico de linguística gerativa. São Paulo: Editora Contexto, 2013, pp. 135-174.
(XEROX – Prof.: “Thomas Daniel Finbow”, Pasta: “Elementos de Linguística 1”) -
SEGUNDA PROVA – 2ª, 25 de junho
Tópicos que serão cobrados na prova:
1. Saussure e o Estruturalismo
2a. Morfologia
2b. Morfologia
3. Chomsky e o Gerativismo
Divulgação das médias finais – 2ª, 2 de julho.
PROVA DE RECUPERAÇÃO – 4ª., 4 de julho.