Programação

  • Carxs Alunas/os da disciplina Shakespeare Obra & Crítica (FLM 0583)

    Uma série de dificuldades de caráter logístico, bem como  ponderações encaminhadas por email por alunas/os, indicaram que será impossível preservarmos, nas duas aulas de reposição antes programadas, a proposta pedagógica que havia norteado a formulação do programa.

    Por esse motivo, entendo que fará mais sentido cancelarmos essa  reposição que havia sido anunciada. 

    Assim sendo, disponibilizo ao final desta página do Moodle o arquivo com a Avaliação Final e as instruções relacionadas, e peço que leiam com atenção o enunciado e os dados relativos à extensão, prazo e envio. 

    Nos dias 06 e 13 de agosto, em que teríamos as aulas de reposição ora canceladas, estarei na Faculdade nos horários e na sala em que tínhamos nossas aulas no primeiro semestre, para trocar ideias, esclarecer eventuais dúvidas, indicar bibliografia, etc.

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    Caros Alunos da disciplina FLM 0583 Shakespeare Obra & Crítica,

    Encerrada na última quarta-feira a greve da última categoria que ainda se encontrava mobilizada, as deliberações oficiais da Comissão de Graduação da FFLCH  a respeito da reposição das aulas são as seguintes:

    1-  Serão repostos 15 dias letivos corridos correspondentes à crise de desabastecimento dos transportes, à greve dos docentes e aos jogos da Copa do Mundo

    2- A reposição será dada em agosto, a partir do dia 01.

    3- O segundo semestre letivo terá início no dia 20 de agosto

    Com base nessas deliberações, informo que as aulas de reposição desta disciplina serão dadas nos dias 06 e 13 no horário e sala habituais.

    A atividade de Avaliação Final, no valor de 06 pontos, será informada na primeira das duas aulas de reposição.




    Comunicado sobre suspensão das aulas de graduação

    Aulas nos cursos de graduação da Universidade serão suspensas no período de 28 a 30 de maio

    Tendo em vista a permanência da situação de desabastecimento de combustíveis no Estado de São Paulo, a Universidade de São Paulo (USP) decidiu suspender as atividades de seus cursos de graduação nos dias 28, 29 e 30 de maio.

    No tocante às demais atividades didáticas (pós-graduação e extensão), caberá a cada Unidade/órgão decidir quanto à sua realização no período, diante da avaliação das circunstâncias presentes em cada município.


    • Notícias e avisos


      A ASSOCIAÇÃO DOS DOCENTES DA USP E O SINTUSP ANUNCIAM :
      GREVE A PARTIR DE 28 DE MAIO


      DIA 07 DE MAIO: PALESTRA E DEBATE INFORMAL COM RENÉ PIAZENTIN ( Orientador de Arte Dramática (TUSP) na TUSP - Teatro da USP)


      René Piazentin - passou uma temporada em Atenas, na Grécia, onde estagiou com Theodoros Terzopoulos no Theatro Attis, em 2004. Já deu vida, no palco, a textos de mestres como Shakespeare, Beckett, Ibsen, Molière e Kafka. Desde 2007,está à frente da Cia dos Imaginários, com a qual já montou cinco trabalhos.
      Doutor em Artes pela ECA-USP - Artes Cênicas - Área de Concentração: Texto e Cena em 2014. (Orientadora: Profa Dra. Sílvia Fernandes); Mestre em Artes Cênicas pela ECA-USP em 2007. (Orientador: Prof. Dr. Antônio Luiz Dias Januzelli); Bacharel em Artes Cênicas pela ECA-USP, habilitação em Direção Teatral em 2002; Orientador de Arte Dramática do TUSP - Teatro da USP (São Paulo) desde 2009; Professor Substituto nas Disciplinas Atuação e Performance, Corpo e Voz e Jogos e Improvisação Teatral na Graduação em Artes Cênicas (Bacharelado e Licenciatura) do Instituto de Artes da UNESP (2016); Professor do Teatro Escola Macunaíma de 2002 a 2012; Professor Conferencista na Disciplina História do Teatro III no Departamento de Artes Cênicas da ECA-USP - segundo semestre de 2007; Professor da Universidade São Judas Tadeu em 2005 (Pós-Graduação Lato Senso) e Graduação (Educação Artística - Teatro) em 2006 e 2007. Fundador, diretor e dramaturgo da Cia. dos Imaginários da Cooperativa Paulista de Teatro (2007 até atualidade)

      Autor da tese O ÚLTIMO CICLO DE IBSEN. UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE AS POSSIBILIDADES DE TRADUÇÃO CÊNICA DAS INFLUÊNCIAS SIMBOLISTAS NA OBRA DE HENRIK IBSEN, Ano de obtenção: 2014.
      Autor da dissertação de mestrado O Princípio do Jogo: Uma Investigação Prática dos Processos Criativos de Theodoros Terzopoulos à partir da Encenação de Fim de Partida, de Samuel Beckett,Ano de Obtenção: 2007

      Diretor das seguintes montagens de peças de Shakespeare:

      Hamlet ((Teatro da USP)
      Rei Lear (Teatro da USP)
      A Tempestade (Cia dos Imaginários)


      CONFIRMANDO MUDANÇA PARA A SALA 170 DO PRÉDIO DE LETRAS

      Fomos transferidos em caráter definitivo para a Sala 170 do Prédio de Letras .
    • PRÓXIMA AULA DIA 02 DE ABRIL: AULA-DEBATE COM EDUARDO CAMPOS LIMA, assistente de direção de  ‘Coriolano” , de Shakespeare, pela Cia. Ocamorana

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      EDUARDO CAMPOS LIMA

      Jornalista independente, pesquisador de teatro e literatura e professor em São Paulo. Fez estágio de pesquisa na Columbia University, em Nova York. Atua com jornalismo cultural, pesquisa historiográfica, produção cultural e criação de produtos editoriais e artísticos.

      Doutorando no Programa de Pós Graduação em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês da FFLCH-USP (orientação : Maria Sílvia Betti)

      Assistente de direção na Cia. Ocamorana

      https://pt-br.facebook.com/pg/Ocamorana/posts/

      Autor de “Coisas de Jornal no teatro”, EditoraOutras Expressões, 2014

       



      Montagem de “Coriolano” – de William Shakespeare – da Cia. Ocamorana faz nova temporada em São Paulo

      Espetáculo faz temporada popular no Teatro João Caetano de 15 de março a 8 de abril. Obra shakespeariana mostra como a política e a violência humana pouco mudaram em 2500 anos


      Fotos de Lenise Pinheiro

      “Há um quadro de Klee que se chama AngelusNovus. Representa um anjo que parece querer afastar-se de algo que ele encara fixamente. Seus olhos estão escancarados, sua boca dilatada, suas asas abertas. O anjo da história deve ter esse aspecto. Seu rosto está dirigido para o passado. Onde nós vemos uma cadeia de acontecimentos, ele vê uma catástrofe única, que acumula incansavelmente ruína sobre ruína e as dispersa a nossos pés. Ele gostaria de deter-se para acordar os mortos e juntar os fragmentos. Mas uma tempestade sopra do paraíso e prende-se em suas asas com tanta força que ele não pode mais fechá-las. Essa tempestade o impele irresistivelmente para o futuro, ao qual ele vira as costas, enquanto o amontoado de ruínas cresce até o céu. Essa tempestade é o que chamamos progresso”

      O Anjo da história – Walter Benjamin

       

      Coriolano’, um dos textos menos montados de Shakespeare, mas um dos mais experimentais e intrigantes, volta ao cartaz em montagem da Cia Ocamorama.  Com 14 atores em cena, a montagem vibrante e atual tem adaptação e direção geral de Márcio Boaro. A temporada é popular, com ingressos a R$ 20: de 15 de março a 8 de abril no Teatro João Caetano.

       

      Coriolano, por Márcio Boaro

      A cada ano notamos mudanças no nosso dia a dia, surgem diferenças comportamentais que são absorvidas rapidamente, vivemos com diferenças significativas em relação há dez anos. Neste quadro a peça Coriolano de William Shakespeare nos salta aos olhos, a história que se passa no período tão antigo que não se tem comprovações históricas de ter ocorrido, mas a história narrada parece ser nossa contemporânea.

       

      O conceito de República (do latim res publica, “coisa pública”) era recente, a história se passa no século V antes de Cristo, mas o jogo de poder e as intrigas políticas são as mesmas. Nas origens da política republicana vemos muitos dos seus vícios.

      A ideia de república onde o senado é uma estrutura política de Estado em que são necessárias três condições: um número razoável de pessoas (multitude); uma comunidade de interesses e de fins (communio); e um consenso do direito (consensus iuris). Que nasce das três forças reunidas: libertas do povo, auctoritas do senado e potestas dos magistrados.

      Este conceito que parece perfeito não incluía o povo, que se manifesta, a pressão popular cria os seus representantes os “Tribunos do Povo” dentro de um regime que já devia conter os interesses populares.

      Neste contexto surge um jovem general romano (aristocrata) que não acredita nos direitos dopovo, que é respeitado como herói de guerra e se coloca como candidato a Cônsul (chefe de estado), os tribunos fazem uma manobra para que ele não seja eleito e que além disto seja exilado, o grande general torna-se inimigo de Roma. Esta narrativa tem 2500 anos, mas poderia ter sido escrita a partir do jornal de hoje, o jogo pelo poder prevalece e o povo continua procurando uma forma de validar seus anseios.

       

       

       

      FICHA TÉCNICA

       

      CORIOLANO

      De: William Shakespeare // Adaptação: Márcio Boaro // Direção geral: Márcio Boaro  // Coordenação do Projeto “ Coriolanus – Visões da Plebe, Visões da Crise”: Mônica Raphael // Assistência de Direção: Eduardo Campos  // Direção de Produção Coriolano: Alexandre Brazil

       

      Elenco:

      Cia Ocamorana:  Mônica Raphael, Manuel Boucinhas, Litta Mogoff

      Convidados:  Andressa Ferrarezi, André Capuano, Joaz Campos, Pedro Felicio, Rodrigo Ramos, Toni D´Agostinho, Al Nascimento, Aton Macário, Letícia Negretti, Luiz Campos, Thaís Campos.

       

      Direção Musical e Piano ao Vivo: Demian Pinto // Cenário: Antônio Marciano // Figurino: Claudia Schapira // Iluminação: Marcos Carreira // Artes Visuais e Mapping: Rafael Bresciani e Juliana Teixeira // Preparação Corporal: Nei Gomes // Preparação Vocal: Erika Coracini // Produção Musical: Gabriel Hernandes // Fotos: Lenise Pinheiro // Assistência de Produção: Vanda Nogueira //Gestão de Produção: Escritório das Artes // Realização: Companhia Ocamorana de Teatro.


      SINOPSE

      Caio Marcio Coriolano, é um general romano temido e reverenciado, está em desacordo com a cidade de Roma e seus cidadãos. Impulsionado a ocupar a poderosa e cobiçada posição de Cônsul por sua mãe controladora e ambiciosa, Volumnia, ele não está disposto a agradar às massas cujos votos ele precisa para assegurar o cargo. Quando os Tribunos do Povo fazem com que o povo se recuse a apoiá-lo, a raiva de Coriolano gera um protesto que culmina em sua expulsão de Roma. O herói banido se alia então ao seu inimigo declarado Tulio Aufídio para vingar-se da cidade. Uma obra de Shakespeare que se mostra atual para os problemas das Repúblicas modernas.

       

      HISTÓRICO DA CIA OCAMORANA DE TEATRO

      A Cia. Ocamorana de Teatro é fundada em 1997, com Iná Camargo Costa, Alexandre Mate, Márcio Boaro e Mônica Raphael. O trabalho da Companhia sempre foi calcado na criação de obras de teatro épico com recorte histórico real, trabalhando na linha de Brecht, mas também de Piscator e Peter Weiss. A Cia. busca estudar a história a contrapelo para entender as contradições do presente, e pensar a história sempre como algo que está próximo e que os movimentos atuais são por conta do que aconteceu, em um movimento perpétuo.

       

      Serviço

      15 de março a 8 de abril

      Quinta a sábado 20h30 e domingo 19h

      120 minutos



    • DIA 19 DE MARÇO: AULA-DEBATE SOBRE "MACBETH" COM 

      ERIKA BODSTEIN

      Doutoranda em Letras no Programa de Estudos Linguísticos e Literários em Inglês da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo sob a orientação da Profa. Dra. Mayumi Ilari.

      Mestre em Letras pela Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (2017), e mestre em Artes Cênicas pela Escola de Teatro e Escola de Dança da Universidade Federal da Bahia (2017). 

      Bacharela e Licenciada em Letras (Português e Alemão) pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (2013). 

      Formada atriz pela Escola de Arte Dramática (EAD/ ECA/ USP/ 1993). 

      Atualmente é professora de teatro e diretora do 42 Coletivo Teatral

      https://pt-br.facebook.com/42ColetivoTeatral/  

      Atua também como pesquisadora e escritora, nas áreas de Teatro e Literatura, com ênfase em William Shakespeare e Théâtre du Soleil.

    • HAMLET no TUSP


      Últimas apresentações da segunda temporada gratuita de HAMLET, um dos resultados dos processos de criação do Núcleo TUSP da capital em 2017, a partir das obras de Shakespeare.

       

      Ao descobrir que o tio, agora rei, foi responsável pela morte de seu pai, Hamlet tentará dar cabo de sua vingança. A história – provavelmente a mais importante do teatro ocidental – é aqui contada tomando por base o Primeiro Quarto, versão mais compacta e ágil.

       

      Tendo em mente a complexidade dos textos do autor, em seu terceiro ano de atividades o Núcleo TUSP reafirma mais uma vez a via experimental, priorizando o livre jogo com a obra, mas com a linha narrativa próxima aos originais.

       

      Elenco: André Zurawski, Anita Prades, Ariel Rodrigues, Bianca Muniz, Fernanda Paixão, Izabel Hart, Júlia Mariano, Leandro Galor, Mateus Pigari, Renata Alves | Direção e adaptação: René Piazentin | Assistência de Direção: Fernanda Paixão | Iluminação: Ariel Rodrigues | Figurinos: Cyntia Monteiro e Hellena Kuasne Anderson | Luta cênica: Nicolas Caratori | Direção musical: Lucas D'Alessandro | Arte: Anita Prades Ilustração | Fotos: Mariana Noguera

       

      HAMLET | Núcleo TUSP | 3 a 25 de março | sáb., 20h; dom., 18h

      Rua Maria Antonia 294, Consolação

      12 anos | 120 min. (10 min. de intervalo) | Gratuito

      Ingressos distribuídos 1h antes do início da sessão

       

      Mais detalhes: usp.br/tusp/?portfolio=hamlet-nova-temporada

       

      Evento no Facebook: https://m.facebook.com/events/133226484156680?tsid=0.5828113400698142&source=result


  • PROGRAM

    FACULDADE DE FILOSOFIA, LETRAS E CIÊNCIAS HUMANAS DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

    Departamento de Letras Modernas

    Área de Estudos Lingüísticos e Literários em Inglês

     

    SHAKESPEARE: OBRA E CRÍTICA (FLM0583) Turma: matutino

    1o. sem. 2018

    MARIA SÍLVIA BETTI (docente)

     

    Características

    Curso de um semestre voltado ao estudo introdutório da dramaturgia de William Shakespeare [1564-1616], de suas características centrais e das principais correntes críticas a ela relacionadas no contexto contemporâneo.

     

    Objetivos

    1.      Apresentar em linhas gerais as concepções dramatúrgicas representativas da obra de Shakespeare, procurando discutir as formas como essas concepções figuram o contexto histórico-político-cultural de sua época.

    2.      Levantar e discutir as transformações introduzidas na dramaturgia shakespereana em relação à dramaturgia clássica grega, levando em conta a estrutura formal e as características da tragédia e da comédia.

    3.      Apresentar e examinar em linhas gerais algumas das leituras contemporâneas da obra de Shakespeare sob o ponto de vista da reapropriação dramatúrgica e da releitura cênica.

    4.      Empreender a crítica do processo de canonização de Shakespeare como autor capaz de exprimir  a assim chamada “totalidade dos dilemas do ser humano”, discutindo o quadro histórico gerador dessa canonização e as formas pelas quais ela se apresenta no contexto contemporâneo.

     

    Justificativas

    Tanto por sua complexidade artística como por seu poder de figuração de questões essenciais à formação do homem moderno, o contato, a leitura e a discussão da obra shakespereana é essencial tanto para o ensino como para a pesquisa da língua inglesa e das literaturas e culturas dos países de língua inglesa.

     

    Metodologia

    Aulas expositivas. Leitura e discussão individual e/ou em grupos de textos dramatúrgicos, analíticos, críticos e historiográficos. Análise de textos dramatúrgicos. Seminários se viáveis. Pesquisa bibliográfica e iconográfica.

    Avaliação

    Mid Semester Paper: exercício escrito (individual ou em grupo) de análise e comentário crítico de texto shakeapeareano ligado à primeira parte do Programa. A ser entregue na aula de 07 de maio.Orientação detalhada a este respeito será apresentada em classe e postada no Moodle oportunamente.

    Final Paper ou Seminário (individual ou em grupos de até 06 alunos). Seminários, dependendo do número de grupos, a serem marcados nas duas ou três últimas semanas de junho. Final Paper a ser entregue na última aula de junho. Orientação detalhada a este respeito será será apresentada em classe e postada no Moodle oportunamente.

     

    Média final: soma da nota do Mid Semester Paper (valor=04 pontos) e do Final Paper (valor=06 pontos).

     

    Extra class talks

    Quartas-feiras, das  11.40 às 12.40 e 18 às 19.00. Combinar pelo e-mail introteatro2015@gmail.com

     

    Plays to be discussed during the course (available from the Xerox Folder and from the Moodle)

     

    Hamlet, Prince of Denmark [1599-1601]

    The Tragedy of Macbeth [1603-1607]

    Othello, the Moor of Venice [1603 aprox.]

    Julius Caesar [1599 aprox.]

    A Midsummer Night’s Dream [mid 1590’S]

     

    Library References[1]

    BRADLEY, A. C.. Shakespearean tragedy : lectures on Hamlet, Othello, King Lear, Macbeth..  Edição ed. Introduction by John Russell Brown .Basingstoke : Macmillan, 1992 Library reference number  FFLCH /822^S5391b^3.ed.

    BLOOM, Harold. Shakespeare : a invenção do humano. Tradução José Roberto O’Shea

    Rio de Janeiro: Objetiva, 2001. Library reference number FFLCH /822^S5391bLP^2001

    ______________. Hamlet : poema ilimitado. Tradução, José Roberto O'Shea. Rio de Janeiro : Objetiva, 2004  Library reference number FFLCH /822^S539b

    BOQUET, Guy. Teatro e Sociedade: Shakespeare. Trad. Berta Zemel. São Paulo, Editora Perspectiva, Série Chronos (15), 1989. Library reference number FFLCH /822^B725tP

    DOLLIMORE, Jonathan. & SINFIELD, Alan (eds). Political Shakespeares : essays in cultural materialism. 2. ed. Manchester : Manchester University Press, 1994.Library reference number FFLCH /822^S5391ps^2.ed.

    DRAKAKIS, J.(ed) Alternative Shakespeare. Alternative Shakespeares. London; New York : Routledge, 1988  Library reference number FFLCH /822^S5391

    KOTT, Jan. Shakespeare, nosso contemporâneo.Tradução de Paulo Neves. Apresentação:Luís Fernando RamosTradução: Paulo Neves. Cosac & Naify, 2003. Library reference number FFLCH /822^S539kj^20

    HELIODORA, Bárbara. Falando de Shakespeare. São Paulo: Perspectiva,2001. Library reference number FFLCH /822^S5391he

    ___________________. . Expressão Dramática do Homem Político em Shakespeare. São Paulo: Paz e Terra, 1978. Library reference number FFLCH /822^S527h

    HONAN, Park. Shakespeare uma vida. Tradução Sonia Moreira. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.

    KIERNAN, Victor. Shakespeare: Poeta e Cidadão. Tradução Álvaro Hattnher.São Paulo: Unesp, 1999. Library reference number FFLCH /822^S5391kP

    STANLEY, Wells. ( ed.) The Cambridge Companion to Shakespeare..Cambridge : Cambridge University Press, 1996. Library reference number FFLCH /822^S5391c^1996.

     

    Reference books on theater theories and history [2]

    CARLSON, Marvin. Teorias do teatro : estudo histórico-crítico, dos gregos à atualidade Tradução Gilson César Cardoso de Souza..São Paulo : Editora da UNESP, 1997 .Library reference number: FFLCH /792.01^C281tP

    BERTHOLD, Margot. História Mundial do Teatro.Tradução Maria Paula Zuravski. São Paulo : Perspectiva, 2000  Library reference number: FFLCH /792.09^B542wP

     



    [1] Other references are available from the Moodle

    [2] These books are also available from the Moodle.


    • Esquerda Diário
      Rede Internacional

      Educação

      LETRAS USP

      Graduação em inglês da USP tem matérias canceladas por falta de professores

      Os alunos foram informados por e-mail que três matérias não serão oferecidas por não terem professores para ministrar as aulas, fato que é um sintoma de todos os ataques que a USP vem sofrendo.

      quarta-feira 21 de fevereiro| Edição do dia


      Mais uma vez os alunos do curso de Letras são prejudicados pela falta de contratação de professores. Já não sendo suficiente as poucas vagas em inúmeras matérias, as salas super lotadas e o ranqueamento, que impede que muitos alunos consigam cursar a habilitação que desejam por falta de vagas, hoje foi enviado pros alunos um e-mail informando que as matérias: A literatura e as Outras Artes, do período matutino; Shakespeare: Obra e Crítica, do noturno; e Introdução aos Estudos Tradutológicos, do matutino, serão canceladas por não terem professores designados para ministrar as aulas.

      No ano passado a habilitação do Inglês também sofreu um outro ataque, o número de vagas pra essa habilitação, que é uma das mais concorridas do curso de letras pelo ranqueamento, foram reduzidas também por falta de professores.

      Isso tudo é sintoma dos ataques que a USP vem sofrendo como um todo, assim como toda a precarização e ataques á educação que vemos nacionalmente. Ano passado o ex reitor Zago conseguiu aprovar a chamada "PEC do Fim da USP", uma medida que congela os gastos da universidade por 5 anos, tendo como consequências práticas a demissão de funcionários, contratação de novos trabalhadores terceirizados que trabalharão nas faculdades em condições precárias e ganhando menores salários, redução de bolsas e auxílios de permanência para os estudantes e a não contratação de professores, e enquanto isso tudo acontece o salário do reitor permanece no entorno de trinta mil reais.

      Uma outra medida que contribui para falta de professores é o congelamento de contratações de professores e funcionários, medida que impede que sejam contratados novos professores quando os que dão aula se aposentam ou deixam de dar aula por qualquer motivo, o que faz com que ao passar do tempo se tenha esse déficit de docentes.

      É importante a luta por mais contratação de professores para toda a demanda do curso, assim como o fim do congelamento de contratações e a volta do chamado gatilho automático, medida que permite que assim que um docente se aposenta ou deixa de dar aula por qualquer motivo se tenha uma nova contratação de professor, para que não se tenha defasagens como essa do inglês nas matérias que são oferecidas pelo curso.




    • Avaliação de meio de semestre.
      Data de entrega: 07 de maio.
      Valor: 04 pontos.

  • PLAYS IN THE 2018 PR0GRAM

    Disponível se: Seu Número USP não está vazio
  • SHAKESPEARE AND CRITICISM

  • TESES (BRASIL)

  • THESES (FOREIGN UNIVERSITIES)

  • MORE CRITICISM

  • PPT PRESENTATIONS

  • HAMLET


  • MACBETH



    • Lawrence Olivier 1948

      CAST Hamlet - OLIVIER, Laurence Gertrude - HERLIE, Eileen Claudius - SYDNEY, Basil Ophelia - SIMMONS, Jean Polonius - AYLMER, Felix Horatio - WOOLAND, Norman Laertes - MORGAN, Terence Gravedigger - HOLLOWAY, Stanley Osric - CUSHING, Peter Bernardo - KNIGHT, Esmond Marcellus - QUAYLE, Anthony First Player - WILLIAMS, Harcourt Francisco - LAURIE, John Sea Captain - MacGINNIS, Niall Player King - TROUGHTON, Patrick Player Queen - TARVER, Tony Priest - THORNDIKE, Russell


    • MACBETH - William Shakespeare - Ian McKellen - Judi Dench - HD RESTORED


      CAST Ian McKellen as Macbeth Judi Dench as Lady Macbeth John Bown as Lennox Susan Dury as 3rd Witch / Lady Macduff Judith Harte as 2nd Witch / Gentlewoman Greg Hicks as Donalbain / Seyton David Howey as Sergeant / 1st Murderer / Doctor Griffith Jones as Duncan Marie Kean as 1st Witch Ian McDiarmid as The Porter / Ross Bob Peck as Macduff Duncan Preston as Angus Roger Rees as Malcolm Zak Taylor as Fleance / Messenger Stephen Warner as Young Macduff John Woodvine as Banquo

    • ‘Macbeth', by William Shakespeare Globe Theatre, 104 London Street 17 – 26 October 2013 www.globetheatre.org.nz
      The Globe Theatre is proud to present ‘Macbeth', considered to be one of Shakespeare's darkest and most powerful tragedies, directed by Dale Neill. A play that explores the themes of unchecked ambition, and the blurred lines between Kingship and Tyranny, it also looks at the concept of fate versus free will. Of the many questions asked within ‘Macbeth', the most powerful that still haunts us today is: do we actually have free will, or, are our lives already set on a path that we can do nothing to alter?




    • Bruxas da Escócia (The Witches from Scotland) is Vagalum Tum Tum Theatre Company’s fourth stage adaptation of Shakespeare for children.

      Highlights from Cia Vagalum Tum Tum's Bruxas da Escócia (Macbeth): 1) - Macbeth in the battle field 2) - Witches make predictions to Macbeth 3) - Lady Macbeth tries to convince Macbeth 4) - Lady Macbeth summons the dark forces + Song - Think, Macbeth! Visit MIT Global Shakespeares for more production details: http://globalshakespeares.mit.edu/bru... Check out http://www.ciavagalum.com.br/ to learn more about Cia Vagalum Tum Tum.

    • Uma produção de Porto Alegre, Brasil.

      Patrícia Fagundes.

    •    
      Complete Opera 2001 With English Subtitles 
       Conductor - Franz Welser-Most 
      Orchestra and Chorus of the Zurich Opera House Stage 
      Director - David Pountney 
       Macbeth - Thomas Hampson 
      Lady Macbeth - Paoletta Marrocu
       Banco - Roberto Scandiuzzi 
      Macduff - Luis Lima Dama di Lady Macbeth - Liuba Chuchrova 
      Malcolm - Miroslav Christoff 
      Medico - Peter Kalman 
       Overture 
      ACT 1 
      Che faceste? Dite su! 
      Giorno non vidi mai 
      S'allontanarona! 
      Nel di della vittoria io le incontrai 
      Oh, donna mia! 
      Sappia la sposa mia 
      Di destarlo per tempo il Re m'impose
       ACT  2
      Perche mi sfuggi La luce langue 
      Chi v'impose unirvi a noi? 
      Studia il passo, o mio figlio! 
      Salve, o Re! 
      ACT 3  
      Tre volte miagola la gatta in fregola 
      Che fate voi, misteriose donne? 
      Ondine e Silfidi Ove son io? 
       ACT 4 
      Patria oppressa! 
      O figli, o figli miei! 
      Dove siam? 
      Vegliammo invan due notti 
      Perfidi! All'Anglo contro me v'unite! 
      All'armi! all'armi! Vittoria!

    • Shakespeare at Play is an interactive website that combines Shakespeare's texts with full video productions so that users can watch Shakespeare WHILE they read. Each play includes hundreds of annotations, an audio introduction for every scene, and a video of every scene in the play. Shakespeare at Play is free for everyone, with a special thanks to all of the teachers and students who have supported us through the years Visit www.shakespeareatplay.ca/macbeth for the full production

      LEGENDAS DISPONÍVEIS

    • JUDI DENCH -  ACT I SCENE 5 "UNSEX ME HERE" LADY MACBETH


    • Marion Cotillard in Justin Kurzel's Shakespearian screen adaptation of the ‘Scottish play’.

  • OTHELLO

    • O texto analisa como, no Othello de Shakespeare, em torno do personagem lago se articula uma reflexão sobre a tragédia clássica e o ainda incipiente gênero do melodrama.

    •  In this thesis Tthe author analyzes the text of Othello and the motivations of its characters, explores some of the more prominent themes of the show, discusses design inspirations and our production process, and gives examples of the final costume designs as they were executed on the stage of the Allen Theatre in Pomona College’s Seaver Theatre complex

    • Essay film shot for TV including Orson Welles reflections on Othello by William Shakespeare close to the Moviola, a chat with Hilton Edwards and Micheál MacLiammóir and fragments of a conversation with the audience in Boston after a screening of the film.

    • The Tragedy of Othello, the Moor of Venice, written by Shakespeare in 1603 is a play that sees Othello, the general of the Venetian army become consumed by jealousy. After his 'best friend' convinces him his wife is having an affair with his lieutenant, Othello goes off the deep end. And takes the one he loves the most with him. - The Story of Othello - Othello Character Analysis - Iago Character Analysis - Desdemona Character Analysis - Casio Character Analysis - The Themes of Othello


      LEGENDAS DISPONÍVEIS


    • Othello's defense


      Most potent, grave, and reverend signiors, My very noble and approved good masters, That I have ta'en away this old man's daughter, It is most true; true, I have married her: The very head and front of my offending Hath this extent, no more. Rude am I in my speech, And little bless'd with the soft phrase of peace: For since these arms of mine had seven years' pith, Till now some nine moons wasted, they have used Their dearest action in the tented field, And little of this great world can I speak, More than pertains to feats of broil and battle, And therefore little shall I grace my cause In speaking for myself. Yet, by your gracious patience, I will a round unvarnish'd tale deliver Of my whole course of love; what drugs, what charms, What conjuration and what mighty magic, For such proceeding I am charged withal, I won his daughter. Her father loved me; oft invited me; Still question'd me the story of my life, From year to year, the battles, sieges, fortunes, That I have passed. I ran it through, even from my boyish days, To the very moment that he bade me tell it; Wherein I spake of most disastrous chances, Of moving accidents by flood and field Of hair-breadth scapes i' the imminent deadly breach, Of being taken by the insolent foe And sold to slavery, of my redemption thence And portance in my travels' history: Wherein of antres vast and deserts idle, Rough quarries, rocks and hills whose heads touch heaven It was my hint to speak,--such was the process; And of the Cannibals that each other eat, The Anthropophagi and men whose heads Do grow beneath their shoulders. This to hear Would Desdemona seriously incline: But still the house-affairs would draw her thence: Which ever as she could with haste dispatch, She'ld come again, and with a greedy ear Devour up my discourse: which I observing, Took once a pliant hour, and found good means To draw from her a prayer of earnest heart That I would all my pilgrimage dilate, Whereof by parcels she had something heard, But not intentively: I did consent, And often did beguile her of her tears, When I did speak of some distressful stroke That my youth suffer'd. My story being done, She gave me for my pains a world of sighs: She swore, in faith, twas strange, 'twas passing strange, 'Twas pitiful, 'twas wondrous pitiful: She wish'd she had not heard it, yet she wish'd That heaven had made her such a man: she thank'd me, And bade me, if I had a friend that loved her, I should but teach him how to tell my story. And that would woo her. Upon this hint I spake: She loved me for the dangers I had pass'd, And I loved her that she did pity them. This only is the witchcraft I have used: Here comes the lady; let her witness it.



    • Ian McKellen as Iago From 1990. Directed by Trevor Nunn.



    • Ewan McGregor talking about his character Iago, for the Donmar Warehouse Othello production November 2007 - February 2008


    • Irène Jacob sings the willow song in the 1995 film adaptation of Shakespeare's Othello.

    • Here’s an excerpt from ‘Othello’ by William Shakespeare. In this great monologue, Othello contemplates whether or not to kill his wife.


      LEGENDAS DISPONÍVEIS



    • Act 5 Scene 2 | Othello | Royal Shakespeare Company

      Joanna Vanderham as Desdemona and Hugh Quarshie as Othello in Iqbal Khan's 2015 production of Othello with the Royal Shakespeare Company.


    • Artigo de Sílvia Maria Azevedo, professora adjunta de Teoria Literária da UNESP de Assis

  • JULIUS CAESAR

  • GREVE A PARTIR DE 28 DE MAIO

    • Boletim do Fórum
    Assembleia Geral de 22/5/2018

  • DELIBERAÇÕES ASSEMBLEIA DOCENTE DE 08 DE JUNHO DE 2018

    • Carta aberta aos estudantes e à comunidade USP

      06 Junho 2018

       Última Atualização: 06 Junho 2018

      ·         data-base

      ·         campanha salarial 2018

      Professores e funcionários técnico-administrativos da USP estão em campanha salarial e entraram em greve.

      Já no início de abril, apresentamos ao Conselho dos Reitores das Universidades Estaduais Paulistas (Cruesp) uma pauta de reivindicações com a proposta de reajustar os salários de modo a repor as perdas inflacionárias acumuladas desde maio de 2014 (12,5%).

      Mas não é só salário que estamos reivindicando. Temos outras importantes questões, dentre as quais a contratação de docentes (nos últimos anos, a USP perdeu mais de 500 docentes efetivos), a definição de políticas de permanência estudantil, a recuperação do Hospital Universitário, a reabertura da Creche Oeste, a manutenção adequada da Escola de Aplicação.

      Esse movimento de greve é de e para todos nós, que queremos manter a qualidade da universidade pública e gratuita.

      Nesse momento, o foco é a reivindicação salarial, que está intimamente relacionada com a defesa da universidade pública. Afinal, vejam os prejuízos da progressiva diminuição dos salários dos professores nos ensinos fundamental e médio públicos, em decorrência do descaso de governos ao longo dos anos.

      O Cruesp definiu unilateralmente o insignificante reajuste de 1,5%. A alegação é, mais uma vez, falta de recursos, a despeito de um crescimento do ICMS de 8,8% no primeiro quadrimestre do ano.

      Nas palavras do reitor da USP, os salários são uma "carga pesada". O reitor parece esquecer que são docentes e funcionários que, junto com os estudantes, fazem uma universidade. E a "carga pesada" é nossa, que trabalhamos em número cada vez menor e com constante redução salarial. Além disso, são nossos salários que estão pagando a expansão da universidade, pois o prometido aporte de recursos para subsidiá-la jamais chegou. 

      A tabela abaixo, elaborada com os dados do último Anuário Estatístico da USP disponível, já é eloquente, mesmo sem levar em consideração as duas etapas do Plano de Incentivo à Demissão Voluntária (PIDV) e as perdas de docentes efetivos dos anos mais recentes.

       

      1995

      2016

      Variação

      Docentes

      5056

      5845

      15,6%

      Funcionários técnicos-administrativos

      15105

      14867

      - 1,6%

      Cursos de graduação

      132

      309

      134,1%

      Cursos de pós-graduação

      476

      704

      47,9%


      Mais ainda. As universidades têm recebido menos do que estabelece a Lei de Diretrizes Orçamentárias. O governo calcula o percentual de repasse após efetuar descontos indevidos, o que significa uma efetiva diminuição dos recursos. Sem as manobras contábeis do governo, o comprometimento com a folha de pagamento da USP passaria do patamar dos 90% (até maio de 2018) para o de 87%, permitindo a valorização dos salários.

      É inaceitável que não se veja movimento algum do Cruesp no sentido de defender o repasse devido às universidades. 

      Haverá uma reunião entre o Cruesp e o Fórum das Seis amanhã. Estaremos lá, unidos em um ato, pressionando o Cruesp a negociar e a se comprometer concretamente com uma política de recomposição de perdas salariais ainda este ano.


  • ASSEMBLEIA DIA 14 DE JUNHO DE 2018


  • DELIBERAÇÕES DA ASEMBLEIA DOCENTE DE 14 DE JUNHO DE 2018


  • CONTINUIDADE DO MOVIMENTO POR ESTUDANTES E FUNCIONÁRIOS


  • FINAL EVALUATION

    • FLM 0583 SHAKESPEARE OBRA & CRÍTICA 2018

       

      Profa. Maria Sílvia Betti

       

      FINAL EVALUATION

       

       

       

      Answer the following questions. Use your own words. Each question is worth two points. this Final Evaluation is worth 06 points.

       

       

      1-      The term Shakespearean tragedy covers a wide variety of plays and characters, and to establish one all-encompassing definition is impossible. Certainly the works do not conform to a set of principles such as those proposed by Aristotle as the ideal for Greek tragedy. (PRAEGER, Victor L. Cahn. Shakespeare the Playwright: A Companion to the Complete Tragedies, Histories, Comedies, and Romances. Westport, CT. 1996.) What makes “Hamlet” and “Macbeth” tragedies, and in what ways does the tragic construction in each of the two plays differ from the one prescribed in Aristotle’s Poetics?

       

      2-      Bárbara Heliodora, the most prestigious Shakespeare scholar in Brazil, wrote that “Othello” is a tragedy with a comic structure. What aspects in the play gave her elements to make such a statement?

       

      3-      Contrary to the title of the play, the focus in “The tragedy of Julius Caesar” is not on Caesar, who dies in the third act, but on the conspirators who planned Caesar’s assassination. Comment on Shakespeare’s use of their political and moral motivations in the play.

       

       

       

      Send your Final Evaluation by email in a doc or pdf file to introteatro2015@gmail.com exclusively in an individual message specifically designed for this purpose and identified in the "subject" field with the name of the student, the subject and the course.

       

       

      Deadline: August 15

       

      Obs. Alunxs de outras habilitações que não a de Inglês podem redigir suas provas em Português.