Aperçu des sections
-
-
Este é o segundo ano de desenvolvimento dessa disciplina, nos moldes da ementa em anexo, credenciada em 2016. No entanto, ela substitui a disciplina "Avaliação Educacional de Competências Clínicas", que começou a ser oferecida há mais de 15 anos. Mudanças a cada ano no seu desenvolvimento, motivadas por críticas e sugestões dos estudantes e pela percepção do docente responsável, procuram manter o bom aproveitamento dos pós-graduandos e o melhor cumprimento dos seus objetivos.
-
No arquivo em anexo apresenta-se em detalhe a descrição do conjunto das atividades a serem desenvolvidas e as leituras requeridas em cada momento. Toda a bibliografia estará disponível nesse ambiente eletrônico da disciplina.
-
1º Sessão - 05/03/2018 – 2a.feira
ATIVIDADES- Apresentação da disciplina
- Apresentação dos participantes
- Estudo programado e discussão do tema “Aspectos gerais da avaliação do estudante e do profissional em formação”
-
2a. sessão – 09/03/2018- 6ª. Feira
ATIVIDADES
Seminário e discussão do Tema: "Métodos de avaliação de competências clínicas para finalidades somativa e formativa"
ROTEIRO
Tópicos a serem cobertos com a bibliografia disponível e, preferencialmente, com outras fontes a serem localizadas pelos pós-graduandos:
1. Métodos tradicionais de exame: “casos curtos e caso longo”;
2. Métodos estruturados: “OSCE e CSA/CSE/C.Ex”
3. Métodos preferencialmente utilizados para avaliação formativa formal: “CBD/CSR, Mini-C.Ex e DOPS”
4. Método para avaliação formativa no ambiente de trabalho: “360 degrees-Multisource Feedback”
5. Uso de simulações clínicas com pessoas
-
Solicita-se aos pós-graduandos que deixem disponível a todos o material que utilizaram nas apresentações, incluindo arquivos pdf de artigos que não constam da bibliografia divulgada da disciplina.
Solicita-se que façam a postagem nesse fórum registrando os títulos das cinco apresentações:
1. Métodos tradicionais não estruturados (ex.: "caso longo" e "casos curtos");
2. Métodos semi-estruturados (ex.: CBD, Mini C. Ex.. DOPS);
3. Métodos estruturados (ex.: OSCE, CSA);
4. Avaliação multifonte ("360 graus") no ambiente de trabalho
5. Uso de simulações clínicas com pessoas
-
3º Sessão - 12/03/2018 - 2a.feira
ATIVIDADESDelineamento e início da elaboração dos diferentes componentes de uma estação para avaliação estruturada de competências clínicas:
· Descrição genérica da estação
· Instruções ao avaliando
· Instruções e script para o paciente padronizado
· Ficha de avaliação
· Instruções para o avaliador
-
DUAS COLEÇÕES DE SLIDES (1- ETAPAS NA ELABORAÇÃO DE EXAMES ESTRUTURADOS; 2-CONSTRUÇÃO DE PROTOCOLOS DE OBSERVAÇÃO/AVALIAÇÃO), MATRIZ DE AVALIAÇÃO DE COMPETÊNCIAS E EXEMPLOS DE MATERIAL DE UMA ESTAÇÃO.
-
4a. Sessão – 16/03/2018 - 6a.feira
ATIVIDADES· Apresentação e revisão do material geral construído
· Revisão das fichas de avaliação
· Definição de critérios de pontuação-
Anexo três arquivos com publicações relacionadas à introdução (pioneira no Brasil) de exame tipo OSCE com pacientes simulados na FMRP-USP nos anos 1990.
-
Cada pós-graduandos (ou dupla) deve postar um arquivo devidamente identificado com o material produzido.
-
UTILIZAR PARA POSTAGEM DE MATERIAL PRODUZIDO (MATRIZ DE AVALIAÇÃO OU MATERIAL DE ESTAÇÃO)
-
5ª. Sessão - 19/03/2018 - 2a.feira
ATIVIDADES
Construção da ficha de avaliação de habilidades clínicas para uma situação pré-elaborada
Prática de utilização da ficha de avaliação
Discussão sobre fatores que influenciam o desempenho de examinadores -
6º Sessão - 23/03/2018 -6a. feira
ATIVIDADESDiscussão orientada por questões dos temas: “Avaliação Formativa” e “Prática do feedback”
Prática de devolutiva da avaliação empregando simulações (role playing)-
Nesta sessão,os pós-graduandos serão convidados a se organizar em grupos menores para discutir e responder a estas questões, que serão depois debatidas com o grupo todo.
-
Após a discussão sobre aspectos relevantes da avaliação formativa, será conduzido exercício para prática de dar feedback individual.
Em anexo apresentam-se instruções para a atividade prática.
-
7ª. Sessão – 26/03/2018 – 2ª. feira
ATIVIDADES
Discussão orientada por questões do tema: “Avaliação Programática do Estudante e do Profissional em formação”
-
Nesta sessão,os pós-graduandos serão convidados a se organizar em grupos menores para discutir e responder a estas questões, que serão depois debatidas com o grupo todo.
-
8a. SESSÃO - entre 27 de Março e 09 de Abril (SESSÃO FINAL VIRTUAL)
Nesta sessão será feita a avaliação somativa do aprendizado do pós-graduando, bem como a apreciação da qualidade do desenvolvimento da disciplina.A avaliação somativa do aprendizado será feita por meio de prova final escrita e do preenchimento de ficha especifica de auto avaliação.
A apreciação da disciplina deverá ser feita por meio do preenchimento de formulário específico, na qual os pós-graduandos devem explicitarem as suas opiniões sobre as diferentes atividades vivenciadas na disciplina, expressarem suas críticas e oferecerem sugestões de aperfeiçoamento.
Os três arquivos correspondentes, respectivamente, à prova final, ficha de auto avaliação e apreciação da disciplina deverão ser postados por cada pós-graduando até o último dia da sessão virtual.
Os pós-graduandos que não quiserem fazer esta postagem, poderão encaminhar o arquivo com a prova respondida por email ao coordenador da disciplina.
-
Este arquivo deverá ser utilizado pelo pós-graduando na última semana do desenvolvimento da disciplina para registro das respostas às questões formuladas.
A prova respondida deverá ser postada no local apropriado do ambiente da disciplina até o ÚLTIMO DIA da última sessão da disciplina (virtual) .
Os pós-graduandos que não quiserem fazer esta postagem, poderão encaminhar o arquivo com a prova respondida por email ao coordenador da disciplina.
-
-