Topic outline

  • LEGISLAÇÃO

  • Conceito de dor como experiência multidimensional e 5º sinal vital

    Dor é uma sensação nociceptiva induzida em um tecido normal ou injuriado por estímulos físicos e/ou químicos de origem endógena e/ou exógena, assim como por disfunções patológicas e/ou psicológicas, cuja percepção causa emoções desagradáveis e/ou comportamentos aversivos

  • Epidemiologia da dor

    No Brasil, 80% das pessoas procuram o sistema de saúde por dor, sendo as queixa mais comuns a dor lombar e a enxaqueca. Na lista dos dez remédios mais vendidos no Brasil, cinco combatem a dor. O comércio movimenta cerca de US$ 640 milhões por ano. No entanto, não há informações confiáveis sobre o impacto da dor na economia brasileira
  • Anatomia e fisiologia da dor

    As informações de impulsos nociceptivos podem sofrer amplificação ou atenuação decorrente de modulações inerentes ao sistema nervoso periférico e central. O controle endógeno da dor: “provavelmente é o resultado de diversos mecanismos modulatórios que se sobrepõem”. Os diferentes métodos de analgesia, incluindo os recursos paliativos, controlam os impulsos de dor em diferentes níveis entre a transdução e a percepção

  • Prática Baseada em Evidência

    Como implantar prática baseada em evidência para alívio de dor

  • Abordagem interdisciplinar da dor: as clínicas de dor e interdisciplinaridade

    São princípios norteadores do modelo de cuidado para condições crônicas, conforme proposto pela Organização Mundial da Saúde: a tomada de decisão com base em evidências científicas, o enfoque na comunidade, nas ações de prevenção, na qualidade, integração, coordenação e continuidade do cuidado e, por fim, na flexibilidade e capacidade de adaptações necessárias à realidade local e às mudanças desfavoráveis de conjuntura política e econômica, já que tratam-se de ações de longo prazo

  • Avaliação clínica e mensuração da dor

    "Sem avaliação apropriada, a dor pode ser mal interpretada ou subestimada, o que pode acarretar manipulação inadequada e prejudicar a qualidade de vida do cliente." (Sousa et al. 2010)

  • Abordagem cognitivo comportamental no tratamento da dor crônica

    "Para o clínico, o mais importante é entender que a interpretação que o paciente faz da sua experiência é um alvo válido de intervenção terapêutica"  (Vandenberghe, 2005)

  • Casos Clínicos

    • Envie seu protocolo de tratamento baseado em evidências científicas para o caso clínico que receberam.

      Atenção as instruções! Em um único arquivo inclua:

      a) Identificação dos membros da dupla ou trio de trabalho

      b) Descrição do caso clínico e a queixa principal ou o problema/condição clínica para o qual a estratégia de busca de evidências foi elaborada.

      c) Identificar as bases de dados utilizadas e as estratégias de busca utilizadas de maneira completa afim de que possamos testar e replicar os achados que obtiveram

      d) O protocolo de intervenção fisioterapêutica para o problema/condição clínica/queixa principal do paciente. Todos os itens incluídos devem ser justificados com uma descrição resumida de como foi feita a decisão da dupla ou trio por esse recurso com base na literatura (que deve estar referenciada adequadamente)

      e) Os artigos utilizados para a decisão clínica na integra

      *ÚLTIMA INSTRUÇÃO - elabore seu trabalho em word e salve uma cópia ele em pdf, depois utilizem o site http://www.pdfmerge.com/ para anexar em sequência o pdf do arquivo do word com os nomes, caso clinico e protocolo e depois cada um dos artigos em ordem de aparecimento no protocolo. O Moodle vai aceitar arquivos até 10Mb.

  • A dor do ponto de vista do paciente e dos terapeutas

    Não acreditamos em reumatismo e em amor verdadeiro até o primeiro ataque.

    Marie Von Ebner-Eschenbach

    • Faça uma cópia por visita e não esqueça de trazer ASSINADO na aula seguinte a sua visita para computar sua frequência.

       

    • Imprimir e levar pelo menos 3 cópias de cada para entrevistas.

    • Lembrem-se de:

      1) Comparecer pontualmente no horário para se apresentar ao responsável, usando jaleco e crachá de identificação, com sua ficha de presença para ser assinada

      2) Desligue seu telefone celular e fique concentrado na atividade que vai realizar

      3) Escute com compaixão, atenção e respeito aos entrevistados. Pratique a escuta terapêutica e comporte-se de maneira profissional. Apresente-se, explique o motivo da entrevista, peça consentimento e, só depois, inicie as perguntas.

      4) Os pacientes não são "seus pacientes", apenas faça a entrevista e seja gentil. Por favor, não faça intervenções, sugestões ou questione condutas. Se algo te deixar muito inquieto, reporte-se ao responsável por vocês nesse local (ou a nós, em aula). Você está representando a disciplina, o curso de graduação e a própria faculdade.

      5) Aproveite bastante esse momento.

      Bom trabalho para todos,


    • TEM AULA AS 9HS - FIQUEM ATENTOS

    • modelo para preencher! com pacientes

  • O processo de adoecimento por dor crônica

    Eu já sentia dor havia alguns anos quando, por acaso, uma revista me contratou para escrever uma reportagem sobre dor crônica. Tinham me oferecido várias opções de reportagem: falência pessoal, um assassinato, o perfil de alguém famoso que fingi conhecer. O editor e eu estávamos num restaurante japonês no centro da cidade; eu cutucava o meu sushi, pensando com saudade na fome que sempre sentia antes da dor e em como costumava adorar convites para almoçar e pedir vários pratos. Através do brilho vidrado do sofrimento, ouvia idéia do editor. Dor?, disse eu, acordando. "O tratamento da dor funciona?"

    As crônicas da dor de Melanie Thernstrom

    •  Leitura opcional! em Inglês com um check-list para entrega do Ensaio

    • Ligado em Saúde Programa Dor Crônica exibido em 08-09-2009. Duração: 12min

    • O título desse ensaio é: “Quando a dor entrou na minha vida”

      A data de entrega é a partir de hoje (08/nov/2014) até dia PRIMEIRO DE NOVEMBRo de 2016 e esse texto vai representar 50% da nota dessa disciplina.

      SÓ SERÃO ACEITOS ENSAIOS ENVIADOS PELO MOODLE!

      Não vou receber ensaios enviados pelo email.

      Esse ensaio baseia-se na leitura de um livro, na experiência das entrevistas, em sua experiência pessoal com dor ou ainda em suas memórias de diferentes contextos relacionados a dor.

      Este texto deve conter um registro de suas descobertas e sentimentos do início ao fim da experiência. Um ensaio reflexivo, deve conter os elementos essenciais para recriar essa experiência, o conhecimento ou a vivência “disparadores” e deve descrever o significado que tal experiência passou a ter para você. Além disso, esse ensaio deve ser concluído com o que você aprendeu dessa experiência.

      Mais detalhes sobre o formato estão disponíveis nos arquivos:

      Instruções gerais sobre como escrever o ensaio reflexivo (leitura obrigatória)

      Etapas de um ensaio reflexivo (Leitura sugerida, em especial o checklist da última página)

      Boas reflexões e bom trabalho!

  • Restauração funcional

    "Os estudos revisados provêm evidência de que a reabilitação em modelo biopsicossocial e multidisciplinar intensiva (>100 horas de terapia) com reestruturação funcional produz maior melhora na dor e na função de pacientes com dor lombar incapacitante que programas menos intensivos ou reabilitação não multidisciplinar ou o cuidado convencional. Se a melhora vale o custo de um programa intensivo, esse é um tópico aberto à discussão. O julgamento final dependerá das fontes de recursos sociais, alternativas disponíveis e o valor agregado à observação da diminuição do sofrimento humano decorrente da dor lombar." Guzmán et al. BMJ 2001;322:1511.

  • Estratégias terapêuticas para as principais síndromes dolorosas

    A cura está ligada ao tempo e às vezes também ás circunstâncias.

    Hipócrates

  • Topic 14