Kursthemen

  • Introdução

    Prezados alunos

    Em breve (dia 2 de agosto) nós iniciaremos a Disciplina Interação Nutrientes e Fármacos. Trata-se de uma disciplina de curta duração que terá a participação dos Professores da Farmacologia da FMRP. 

    A disciplina tem 3 eixos: a) explanação teórica sobre conceitos básicos de farmacocinética e farmacodinâmica; b) atividade prática na análise das possíveis interações entre fármacos e nutrientes, a partir da análise das prescrições de pacientes do HC; c) estudo dirigido, com apresentação de perguntas referentes a textos pré-selecionados.

    Fizemos algumas modificações neste último item, com o objetivo de otimizar o processo ensino/aprendizagem. Neste ano (2016), selecionei outros textos e formulei perguntas para serem respondidas antes da aula, nas suas casas. No dia da aula, haverá sorteio do nome dos alunos para apresentação das respostas das questões previamente apresentadas. É importante que vocês já tenham lido o texto e respondido as perguntas antes (haverá espaço na grade designado para essa atividade). 

    Deixarei disponível no sistema o material bibliográfico, o programa, as questões e a orientação de como fazer o relatório. Uma das referências é um texto básico do Prof. Francisco Guimarães. Peço que leiam o texto antes da aula dele, tornando o aproveitamento ainda melhor.

    Eu espero que o aproveitamento seja ótimo nesta disciplina e aguardo um feed-back de vocês para que eu possa fazer modificações para torná-la melhor para os anos seguintes. 

    Atenciosamente,

    Selma Freire C. Cunha


  • Orientações sobre como fazer o relatório

    Segue em anexo as orientações de como fazer o relatório da atividade prática que será conduzida no HC. No dia da aula no HC, peço que todos tragam o jaleco e venham de sapato fechado. As mulheres devem vir de cabelo preso e com o mínimo de adereços possíveis.

    O ponto de encontro será no 6º Andar em frente ao elevador administrativo.

  • Questões dos Seminários

    Seguem em anexo as questões que serão discutidas em cada seminário. 


  • Capítulo do livro Prof. Guimarães

    Segue em anexo o capítulo do livro do Prof. Guimarães. Para melhor aproveitamento das aulas teóricas, sugiro que leiam o texto antes e após a aula. 

  • Material bibliográfico para o Seminário 1

    Segue em anexo os materiais bibliográficos para as perguntas 1 a 6 (Heldt T, Loss SH) e 7 a 9 (López) do Seminário 1.

  • Bibliografia Base para Vários Seminários

    Segue em anexo o livro do Boullata e Armenti, cujos capítulos serão utilizados para responder às questões dos seminários.

  • Material bibliográfico do Seminário 2

    Segue em anexo o texto que contém as perguntas 4, 5, 6 e 7 do Seminário 2

  • Mais 2 questões para o seminário do dia 3 de setembro de 2016

    Seguem em anexo as 2 questões adicionais para o seminário do dia 3 de setembro. 

    Material bibliográfico: Kinosian BP, Tanya C. Knight-Klimas TC. Drug–Nutrient Interactions in the Elderly (Capítulo 22). In: HANDBOOK OF DRUG-NUTRIENT INTERACTIONS

     O texto é bem extenso, mas a parte inicial tem pouca importância para o contexto da Disciplina. Leia o texto contido nos subitens do tópico 3.3.5. ENDOCRINE AGENTS.

     

    10. Homem, 63 anos, há 5 anos em uso de metformina para tratamento do Diabetes melito tipo 2. Em avaliação clínica de rotina, documentou-se anemia (hemoglobina: 9,6 g/dL), com volume corpuscular médio aumentado (VCM: 113 fL). Ele apresentava vitamina B12 baixa e ácido fólico normal. Foi feita associação entre a anemia por deficiência de vitamina B12 com o uso crônico de metformina. Quais os possíveis mecanismos de ação envolvidos?

    11. Mulher, 72 anos, apresenta osteoporose e teve uma fratura em colo de fêmur. Foi medicada com alendronato de sódio, 10 mg/d. A paciente está ingerindo o medicamento com leite com achocolatado, ao deitar. Qual orientação dietética quanto ao horário e tipo de alimento para ser ingerido junto com o alendronato de sódio?