Programação
Material de de apoio introdutório
Aqui vocês terão disponíveis os artigos e outros materiais que servirão de guia para o preparo da apresentação dos casos nutricionais, além da aula introdutória detalhando a rotina de atividades adotada para a discussão de cada tópico do programa.
HIV-AIDS Seminários
Um membro de cada um dos grupos deve anexar a apresentação preparada para os seminários em HIV.
Doenças Pulmonares - Leitura básica
No material do Consenso de Pneumo vocês encontrarão os tópicos de Nutrição na página S22. Bom proveito!
Doenças Pulmonares - Dietas
Paciente com DPOC, sexo masculino, 54 anos, 72Kg e 1,75m de altura.
Grupos A e B
Cardápio com 1,3 do GEB; 1,2g prot/Kg peso; adequado em CH e gordura. Calcular macronutrientes, água, vitaminas C e E, razão omega-6/3.
Grupos C e D
Cardápio com 1,7 do GEB; 1,7g prot/Kg peso; adequado em CH e gordura. Calcular macronutrientes, água, vitaminas C e E, razão omega-6/3.
Paciente com Fibrose Cística (em uso de enzimas para disabsorção), sexo masculino, 54 anos, 72Kg e 1,75m de altura.
Grupos E e F
Cardápio com 1,5 do GEB; 15% do VET em proteína; 40% em lipídios; sem lactose. Usar lanches com alta densidade energética. Calcular macronutrientes, vitaminas C e E; razão ômega 6/3 e perfil lipídico.
Estresse Metabólico - Dietas
Como vamos ao laboratório de TD com estas preparações, preciso destas dietas (e receitas das preparações) até dia 25/08 para calcularmos as quantidades para as compras. Observem atentamente as características e cálculos solicitados, não esquecendo do volume alimentar. O foco aqui é a maior densidade energética e protéica!
DIETAS PARA SITUAÇÕES DE ESTRESSE METABÓLICO
Todos os grupos:
Para um homem de 48 anos, com 69 Kg e 1,76 m de altura, monte um cardápio com as seguintes características:
35 Kcal não protéicas/Kg de peso/dia (70% CH e 30% gordura)
1,7 g proteína/Kg de peso
Complementares com preparações de alta densidade energética e protéica.
Grupos A, B, e C: usem apenas alimentos.
Grupos D, E e F: podem usar suplementos via oral
Calculem:
- Energia e macronutrientes (por refeições e total, em % de VCT e em gramas);
- Porcentagem de energia e proteína oferecidas pelas refeições, em relação ao total da dieta;
- Quantidade de energia não protéica por grama de N da dieta;
- para as complementares calcular quantidade de Kcal/g na porção
- total de aa ramificados;
- razão ômega 6/ômega 3;
- adequação de zinco e vitamina C.
Material extra:
Tragam uma lista de fontes alimentares de zinco, selênio, magnésio e vitamina C (busquem alimentos mais próximos ao nosso hábito de consumo e tragam quantidades por porção usual consumida).Grupos A e B: zinco
C e D: selênio
E: magnésio
F: vitamina C
Doenças hepáticas - Seminários
Pular os itens 3 e 5. Estes não entrarão na apresentação.
Doenças Hepáticas - Dietas
M.J.B., sexo feminino, 62 anos, altura de 1,64m e peso de 61 Kg, com diagnósticos de:
1) NASH (não fazer)
Dieta com 1800 Kcal (CHO: 50%; Ptn: 20%; Gord: 30% do VET): usar alimentos com baixo índice glicêmico, mais fibra solúvel, mais grãos integrais. Tragam uma lista de alimentos de baixo IG que possam ser utilizados em um hospital (SUS). Calcular macronutrientes e fibras (total, solúvel e insolúvel).
2) HEPATITE AGUDA (E e F)
Dieta com 2000 Kcal (CHO: 55%; Ptn: 20%; Gord: 25% do VET): adequar as quantidades necessárias recomendadas de vitaminas K, C, do complexo B (B1, B2, B6, B12) e zinco. Tragam lista com as melhores fontes de Zn em porções usuais. Calculem macronutrientes e os micro solicitados.
3) ASCITE (C e D)
Dieta com 2000 Kcal (CHO: 45%; Ptn: 20%; Gord: 35% do VET), restrição de sódio até 2000mg e restrição hídrica: 1,5L sendo 1 L por meio de refeição. Tragam a lista de fontes protéicas mais ricas em aa aromáticos (em porções usuais). Calculem água, macronutrientes e proteínas de origem vegetal e animal.
4) ENCEFALOPATIA (A e B)
Dieta com 2200 Kcal (CHO: 50%; Ptn: 15%; Gord: 35% do VET): o conteúdo proteico total deve apresentar 25% de aminoácidos de cadeia ramificada. Tragam a lista de fontes protéicas mais ricas em aa ramificados (em porções usuais). Calculem macronutrientes e proteínas de origem vegetal e animal.
Doenças Pancreáticas - Dietas
A.F.S., homem com 55 anos, altura: 1,83m e peso: 78 Kg, com diagnósticos de:
1) PANCREATITE CRÔNICA (Grupos E e F)
Dieta de 2000 calorias (CHO: 60%; Proteína: 20% e Gordura: 20% do VET), usar alimentos pobres em fibras e fazer refeições pequenas e fracionadas.
2) FIBROSE CÍSTICA (não fazer)
Dieta de 2500 calorias (CHO: 55%; Proteína: 15% e Gordura: 30% do VET), usar lanches e suplementos.
3) PANCREATITE AGUDA (C e D)
Introdução de dieta hipolipídica; consistência apropriada – 2200Kcal (65% CHO – 16% PTN - 19% LIP).
4) COLESTASE (A e B)
Dieta de 2000 calorias (CHO: 60%; Proteína: 20% e Gordura: 20% do VET), fazer refeições pequenas e fracionadas, usar alimentos ricos em vitaminas E, C, K e do complexo B.
Todos os grupos: trazer informações sobre produtos disponíveis no mercado para aplicação de TCMs (apresentação e rótulos; quantidade efetiva de TCM); trazer uma receita com utilização de TCM/óleo de côco (calcular qual seria a porcentagem do VET em TCM).
Trazer cálculos de energia e macronutrientes.Doenças Neurológicas - Dietas
TURMA DE 2017 NÃO FARÁ AS DIETAS ABAIXO.
Grupos C e D
Parkinson: 1800 Kcal; 70g de proteína, sendo 10g oferecidas durante o dia (até antes do jantar). Calculem porcentagem de proteína de AVB; total protéico de cada refeição; cálcio e vitaminas do complexo B.
Grupos A e B
Adrenoleucodistrofia (ALD): 1800 Kcal; 60g de proteína; com até 15% do VCT em ácidos graxos de cadeia longa (o restante seria suprido pelo Óleo de Lorenzo). Calculem perfil de AG. Tragam material sobre as fórmulas de Óleo de Lorenzo disponíveis no mercado (composição, preços e apresentações).
Grupos G e H
Epilepsia: dieta cetogênica clássica (4:1) - 1600 Kcal; 25g de prot. Calculem macronutrientes, cálcio, vitaminas C e do complexo B.
Grupos E e F
Epilepsia: dieta cetogênica com TCM (3:1) com 50 a 60% do VCT em TCM - 2000 Kcal; 50g de prot. Calculem macronutrientes, cálcio, vitaminas C e do complexo B.
Doenças Renais - Seminários
Façam um bom resumo dos aspectos de maior aplicação prática.
Doenças Renais - Dietas
Grupos B e C: cardápio de 2300 Kcal; 1,3g prot/Kg (50% AVB).
Calculem, além dos macronutrientes, a razão fósforo/proteína para todas as refeições e da dieta toda; potássio, fósforo e cálcio. A razão não deve passar de 15.
Grupos D e E: cardápio de 2000 Kcal; 0,6g prot/Kg (50% AVB).
Calculem, além dos macronutrientes, a razão fósforo/proteína para todas as refeições e da dieta toda; potássio, fósforo e cálcio. A razão não deve passar de 15.
Grupo A: Dieta pobre em oxalato.
Criar um cardápio adequado em energia e macronutrientes e a partir dele fazer modificações em fontes de oxalato, quantificando a diminuição conseguida (pode ser em porcentagem). Trazer lista com maiores fontes de oxalato (por porção usual de ingestão)
Grupo F: Dieta pobre em potássio.
Criar um cardápio adequado em energia e macronutrientes e a partir dele fazer modificações em fontes de potássio, quantificando a diminuição conseguida (pode ser em porcentagem). Trazer lista com frutas e legumes ricos em potássio (por porção usual de ingestão).CASOS CLÍNICOS APRESENTADOS
Cada grupo deve anexar aqui a apresentação do caso nutricional feita em sala, até um dia antes.
Notas de provas - 2017
Estas são apenas as notas da última prova, sem os acréscimos dos pontos de aproveitamento. Aguardem a média final no Júpiter.